A Pamonha é uma comida tipicamente brasileira, cujo principal produto utilizado é o milho verde. A comida é muito encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e em todos os estados do Nordeste. Ninguém sabe o ano e a pessoa que inventou a comida. No entanto, o prato típico é tradição em festas juninas e julhinas. Seu nome vem da palavra tupi pa’muña, cujo significado é ‘pegajoso’.
A receita para fazer à pamonha é simples, basta apenas ralar o milho verde e misturar a massa com leite e, depois, colocar açúcar ou sal. Em seguida, a pessoa deve pegar essa massa e colocar em recipientes. Nessa etapa, normalmente são utilizados a própria casca do milho, cobrindo toda parte da comida. Após colocar nesses recipientes, a pamonha deve ser cozida por aproximadamente 45 minutos na água, até a massa ficar cremosa. Depois disso, ela estará pronta para ser servida.
A maior pamonha do mundo foi produzida na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, em Sana Cataria; ela foi feita para a 17ª Festa do Milho Verde.
Pamonhas de Piracicaba
Piracicaba, cidade do interior do estado de São Paulo, começou a ganhar notoriedade entre os adoradores desse prato típico brasileiro e das pessoas comuns na década de 1960 devido a sua grande produção de pamonha. Nesse tempo, historiadores estimam que a cidade do interior paulista produzia mais de cinco mil pamonhas diárias, comercializando para todo o estado.
Tanto é que em muitas cidades ainda são vistos pessoas que vendem a comida utilizando a expressão ‘pamonha de piracicaba’, devido a sua qualidade com que eram feito naquela época. Outro fator que colaborou foram os vendedores, que passavam com os seus alto-falantes dos carros repetindo a seguinte frase: “Pamonhas, pamonhas de Piracicaba é o puro creme do milho, venha provar minha senhora…”.
A produção em Piracicaba, que no início era caseira e com baixa quantidade, após o seu sucesso nacional, começou a ser industrializado. A receita utilizada era um pouco diferente das utilizadas em outros estados, principalmente porque a massa do milho verde era adicionada diretamente no açúcar cristal, ou seja, não era colocado nenhum outro produto.
Derivados do Milho Verde
Não só a pamonha, mas outros pratos típicos do milho verde também são encontrados por todo o Brasil. Um deles é o curau, cuja única diferença é que ele é doce e não é necessário cozinhá-lo na água, apenas levar a massa ao fogo.
Outra comida típica derivada do milho verde é a canjica. Muito encontrada em festas juninas, esse doce pode ser servido junto com amendoim ou leite de coco. Além disso, sua textura se difere e muito com o da pamonha, pois para a sua produção não é necessário ralar o milho.