Os gaúchos são conhecidos pelo tradicional churrasco, que já se tornou um prato típico da região. Muitas pessoas assam as carnes em churrasqueiras portáteis, elétricas, improvisadas, mas a original costela gaúcha deve ser assada na brasa, assim como os vaqueiros que habitavam os pampas faziam antigamente.
Para se fazer uma deliciosa costela assada, existem alguns segredinhos durante a preparação que fazem toda a diferença no resultado final. Como por exemplo, temperar a carne um dia antes de assá-la para que o tempero a penetre por completo e também envolvê-la em papel alumínio antes de assar. Existem diversas maneiras de se fazer a costela, por isso separamos algumas receitas para você escolher a que preferir, de acordo com o grau de dificuldade ou ingredientes.
Costela Gaúcha Assada Com Sal Grosso
Para iniciar a receita você precisará apenas de uma costela mindinha inteira e sal grosso. Muitas pessoas preferem usar apenas o sal grosso como tempero para que o gosto característico da carne seja mantido.
Comece temperando a carne com o sal grosso, mas sem esfregar, enrole em papel especial para assados umas dez vezes, e por último, enrole em papel alumínio, tudo isso para que a carne asse na própria gordura. Coloque em uma assadeira de modo que os ossos fiquem posicionados para baixo e asse em fogo baixo por cerca de quatro horas.
Para incrementar mais a receita você pode usar molho inglês ou mostarda. Pode ser feita também em churrasqueiras, acompanhada de maionese, vinagrete e arroz branco.
Costela Gaúcha Especial
Esta é uma receita um pouco mais elaborada, com temperos especiais que deixarão a costela extremamente saborosa.
Para iniciar o preparo, você irá precisar de
1 quilo e meio de costela gaúcha
Uma cebola picadinha
2 dentes de alho
Duas colheres (sopa) de óleo
Pimenta do reino
Tempero Baiano
Sal
Meio quilo de batatas miúdas
Inicie o preparo com até 24 horas antes de assar, comece lavando bem a costela. Amasse bem os dois dentes de alho e junte com o óleo, a cebola e os outros temperos ao seu gosto, misture tudo muito bem e espalhe o tempero sobre a carne. Coloque-a em uma vasilha coberta e leve à geladeira.
Depois de passado as 24 horas, coloque a costela na panela de pressão e cozinhe por uns 40 minutos, quando ela estiver praticamente se desmanchando, disponha a costela em uma forma juntamente com o caldo da panela e leve para assar por meia hora.
Enquanto a carne estiver assando, cozinhe as batatas, mas não deixe que se desmanchem. Quando estiver faltando 10 minutos para a carne assar por completo, adicione as batatas na forma para grelhar. Para servir pode ser acompanhada com arroz branco, salada e purê de batatas.
Por Heloisa Prado
Costela De Boi Assada Na Churrasqueira Com Papel Alumínio
A costela de boi é perfeita para aquele almoço em família no domingão ou até mesmo em data especial. Além de ser uma receita fácil, ela agrada a todos. Seu tempo de preparo é de 1 hora e 20 minutos e servem até 4 porções. Os ingredientes necessários para fazer a sua costa de boi com papel alumínio são:
- 1kg de costela bovina.
- Sal groso (na quantidade de seu agrado).
- Papel alumínio (o suficiente para enrolar).