Ingredientes
- 1 frango, cortado em pedaços
- 2 tabletes de caldo de galinha
- Suco de meio limão
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola média ralada
- 2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 pimentão verde cortado em cubinhos
- 1 colher de sopa de salsa picada
Modo de Preparo
- Comece pegando os pedaços de frango e lavando em água corrente. Coloque os pedaços de frango em uma vasilha de tamanho grande, e sobre eles despeje os tabletes dissolvidos de caldo de galinha – com um mínimo de água – juntando ali também o suco de limão.
- Deixe repousar, para que o frango pegue o sabor do tempero, e reserve.
- Quando o frango já estiver descansado por pelo menos duas horas no tempero, pegue uma panela de tamanho grande e coloque o azeite, deixando que esquente bem. Quando o azeite estiver bem quente, coloque nele os pedaços de frango e deixe que dourem.
- Enquanto o frango doura, pique a cebola em pedaços bem pequenos. Quando o frango já estiver dourado, coloque a cebola na panela, refogando toda a cabeça de cebola ligeiramente – não precisa esperar que a cebola fique dourada, apenas que murche um pouco.
- Lave o pimentão e pique em pedaços pequenos. Em seguida, quando a cebola já tiver sido refogada, coloque na panela as duas xícaras de arroz, que já deve estar lavado e bem escorrido, todo o pimentão bem picadinho e mexa bem.
- Quando os ingredientes estiverem misturados, coloque na panela as quatro xícaras e meia de água e mexa bem.
- Tampe a panela e deixe cozinhar. Quando os conteúdos da receita começarem a ferver, baixe o fogo para uma temperatura média – até então a chama deve estar alta – e deixe que cozinhem por mais ou menos quinze minutos. O ponto ideal é quando o arroz já estiver cremoso e bastante úmido.
- Nessa etapa é possível que a água seque mais rapidamente do que o cozimento do arroz aconteça, caso isso ocorra, vá colocando mais água, até que o arroz atinja o ponto ideal de cozimento.
- Quando o arroz estiver pronto, úmido e cozido, desligue a panela do fogo, mas deixe descansar por cerca de cinco minutos. Em seguida, retire a panela do fogão e, com bastante cuidado, coloque o conteúdo da panela em uma travessa de servir.
- Para complementar, coloque a salsinha – que deve estar cortada em pedaços bem fininhos em pequenos – por cima do prato com a galinhada.
- Para aqueles que gostam, a galinhada também pode ser servida com um pouco de queijo ralado por cima, junto com a salsa.
Categoria(s) do artigo:
Típica
Essa galinhada é uma delícia amei…