A Fada Verde

Criada pelo médico francês Dr. Pierre Ordinaire em 1972 na Suiça, o absinto foi utilizado primeiramente como remédio. Seu principal ingrediente é a erva Artemisia absinthium, também conhecida como losna ou sintro. O uso excessivo dessa planta pode causar espasmos e convulsões. Foi muito usada na Grécia Antiga, pois era dedicada a deusa Artemis (uma das origens de seu nome científico). O absinto é destilado, porém, muitas confundem erradamente a bebida como licor.

Destilado

Ela é chamada de fada verde principalmente pelo efeito que causa quando alguém consome. Geralmente, ela é verde, mas pode ser encontrada com um tom castanho ou até mesmo transparente. Além de ser uma das bebidas que possui maior concentração de álcool, ela promove supostos efeitos que causam alucinação aos seus bebedores. Entretanto, muitos creditam a esse efeito a grande concentração de álcool. Antigamente, era servida junto com um torrão de açúcar. Entretanto, hoje em dia é normal ver pessoas misturando o absinto com água, diminuindo o seu teor alcoólico.

A Proibição do Absinto

Ele foi muito popular na França, entre os séculos XIX e XX, até ser proibido em 1915. A sua proibição ocorreu porque creditou a bebida o fato de que muitos poderiam se tornar alcoólatras, além de outros problemas de saúde, como: epilepsia, tuberculose, sífilis e impotência sexual. Além disso, ligaram a bebida a suicídios e loucura. Assim, ela foi considerada uma droga.

Foram muitos casos de grandes nomes que consumiam o absinto e que cometeram algum ato violento ou estranho. O pintor Van Gogh cortou a sua orelha e agrediu o seu colega Paul Gauguin após ter ingerido altas doses de absinto. Outro caso famoso é do poeta Paul Verlaine, que atirou em seu amante Arthur Rimbaud após consumir a fada verde.

Fada Verde

Na Suíça, estima-se que 40% da população adulta eram dependentes do absinto entre os séculos XIX e XX. Além disso, os franceses, em 1912, instituíram que entre às 17h e 19h seria a hora verde, onde muitos consumiam a bebida. Nesse mesmo ano, eram produzidos cerca de 220 milhões de litros da fada verde na França.

Devido a todos esses problemas ocasionados, o absinto foi proibido em vários países. Em 1908, após um plebiscito popular, o governo suíço proibiu o consumo da bebida no país, entrando em vigor apenas em 1910. Outros países europeus, assim como os Estados Unidos, também aderiram a proibição da fada verde. Apenas Espanha, Inglaterra, Portugal e Dinamarca ainda permitem o consumo da bebida, porém, limitaram a quantidade da planta para produzir a bebida.

Dependencia

No Brasil, o absinto foi trazido pelo empresário Lalo Zanini em 1999. A condição de legalizá-la aqui no país foi ter que adaptá-la a lei brasileira, que permite que uma bebida alcoólica tenha ter alcoólico de no máximo 54ºGL.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *