A culinária sempre foi uma das coisas mais incríveis que o ser humano deu forma. E isso só foi possível, primeiramente, com a descoberta do fogo, e da aprendizagem da maneira de cozinhar e preparar os alimentos, que foram passados de geração para geração para o que podemos ver hoje, que é uma gastronomia bastante diversificada em vários locais do planeta e, inclusive, dentro dos próprios países.
No Brasil, por exemplo, é notória a grande diferença culinária que se existe entre os estados, muito por conta da grande miscigenação que o país sofreu durante os séculos, onde as diversas influências chancelaram os costumes de cada parte desse nosso grande país. Por exemplo, enquanto no Sul impera uma cultura que é grandemente baseada na da Europa, no Sudeste e Nordeste a cultura africana está bastante presente.
Muitas pessoas, inclusive, acreditam que a comida mineira é a melhor do país e ela descreve, ricamente, a cultura brasileira. Outras pessoas, no entanto, discordam, elegendo a cozinha nordestina como a verdadeira comida brasileira. Mas, um ponto positivo é que ambas as cozinhas têm as suas peculiaridades e as suas grandes vantagens, agradando a um grande misto de paladares.
Um dos pratos que os brasileiros (e grande parte do mundo, também) são aqueles que passam pelo processo de fritura, sendo que, geralmente, tais alimentos são de um sabor que deixa qualquer um apaixonado, como as batatas-fritas e a coxinha, salgado esse que é a cara do brasileiro. E, quando se fala em fritura, pode-se envolver tantos pratos salgados como doces, sendo que os sabores salgados são sempre os mais requisitados para fritar. E, um dos pratos mais conhecidos dos brasileiros é o bife à milanesa, sendo que esse bife pode ser de frango, suíno ou bovino. Só que a receita de hoje promete deixar um prato que, geralmente, causa ânsia em algumas pessoas, em um alimento mais palatável: isso mesmo, estamos falando do fígado empanado com farinha de trigo, ou seja, um bife de fígado à milanesa.
O Fígado E Seus Benefícios
Admita: você conhece alguém (ou você mesmo) que repudia esse corte de carne, alegando os mais diversos motivos para não consumir. Obviamente que a aparência dessa carne não agrada os nossos olhos (principalmente a coloração interna, que remete a uma coisa não muito agradável). Mas, o que essas pessoas não sabem (ou devem saber, mas preferem se abster) é que o fígado é um alimento bastante saudável, que angaria diversas vantagens para quem o consome.
Primeiramente, é necessário lembrar que o fígado é uma carne vermelha e, como tal, deve ser sempre consumida com atenção, já que essa carne, apesar de trazer benefícios para a saúde, se consumida em excesso pode se tornar um grande problema.
Mas, em se tratando dos benefícios do fígado, pode ter certeza que eles farão uma grande diferença em sua saúde. Para começar, o fígado é muito rico, mas muito rico mesmo em ferro, um componente muito importante no nosso sangue, que ajuda a evitar que tenhamos doenças como anemia. Em alguns casos dessa doença, por exemplo, recomenda-se muito a ingestão da carne ou do seu caldo, para que a reposição do ferro seja completada junto com a ingestão de feijão.
Além da presença do ferro, o fígado conta também com a vitamina A, sendo que esse componente é de extrema importância para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, bem como fortalece a nossa visão. Para as grávidas, o consumo de fígado bovino é bastante recomendado, pois ele ajuda ao bebê não vir a desenvolver doenças típicas de recém-nascidos. As vitaminas que estão presentes no complexo B também se fazem presentes no fígado, sendo que a sua presença no organismo faz com que o sistema nervoso seja fortalecido, além dos glóbulos vermelhos e, também, a saúde da pele é bastante favorecida com o consumo da carne. Ajuda a combater inflamações e a preveni-las, principalmente as da pele, ou seja, as espinhas e outras erupções cutâneas não têm vez se o consumo de fígado estiver em dia.
Muita gente não gosta de fígado, como já foi exemplificado acima. Mas, isso é apenas um detalhe: existem diversos modos de preparar o fígado, sendo que cada um é feito para agradar aos mais diversos paladares. Se você não gosta de fígado, pode fazer o seguinte: picar ele em pedaços bem pequenos, misturando em algo que você goste do sabor, como em uma sopa, por exemplo. A mistura do aroma e dos sabores irá ajudar a ocultar o sabor do fígado, fazendo com que você possa se nutrir sem sofrer. A receita que está disponibilizada abaixo também é uma outra forma de consumo do fígado, sendo que essa é bem mais saborosa. Mas, cuidado: por ser uma fritura, deve ser consumido com moderação, coisa de uma vez na semana, para que os benefícios do fígado não sejam perdidos por causa dos contras da gordura.
Fígado Empanado Com Farinha de Trigo
Para fazer essa deliciosa receita, você vai precisar de meio quilo de bife de fígado, farinha de trigo, três ovos já batidos, sal, farinha de rosca, 1 dente de alho, limão, pimenta do reino e óleo para poder proceder a fritura.
Depois da junção desses ingredientes, faça o seguinte: pegue os bifes e bata um por um, para que fiquem mais macios. Depois, os besunte com a mistura de sal, um dente de alho (moído), pimenta do reino e o limão. Temperadas as carnes, deixe que elas repousem por um período de duas horas. Pouco antes de proceder a fritura, pegue os bifes descansados, passe na farinha de trigo, passando em seguida para os ovos mexidos e, por fim, para a farinha de rosca. Depois disso, coloque o óleo para fritar e, quando ele estiver quente, coloque um bife de cada vez, buscando sempre fritar igualmente os dois lados. Depois disso, é só colocar em uma travessa forrada com papel-guardanapo e servir.
Uma dica é que se pode cortar os pedaços já fritos e coloca-los como tira gosto para acompanhar aquela cerveja gelada.