A culinária é um dos grandes suprassumos da humanidade. Isso porque, foi por meio dela que nós conseguimos nos estabelecer como espécime animal e, por milhares de anos, podíamos cada vez mais aprimorar nossas técnicas. E, tudo o que conhecemos hoje das técnicas culinárias são frutos de todos esses anos de evolução. E é incrível percebermos, também, que a evolução não aconteceu apenas em uma porção do planeta, como muitos gostam de salientar. Em cada povoado, os seres humanos que ali habitavam desenvolveram as suas próprias técnicas de cozimento e preparo dos alimentos, variando de região para região devido ao fato da presença de diversos tipos de ingredientes.
E, o intercâmbio culinário mais volumoso aconteceu quando os europeus decidiram que era hora de encontrar outros mercados para o escoamento de seus produtos. Depois de relatos da existência de terras à oeste, os navegadores europeus rumaram seus navios para tais terras, onde acabaram descobrindo novas culturas, alimentos, ingredientes, enfim. Costumes esses que incorporaram tanto os costumes europeus, quanto os próprios europeus que acabaram pegando coisas dessas culturas para serem aplicados para si.
Em se tratando de melhor culinária, muitos se dividem. O Brasil, no entanto, é reconhecido como tendo uma das melhores culinárias do mundo, e isso se deve, basicamente, à grande horda de imigração que o país recebeu em seus mais de 500 anos de trajetória. A grande variedade de culturas que se estabeleceram no país foi crucial para a nossa sólida cultura, em todos os seus aspectos, inclusive na culinária. Dentro do país, por exemplo, destacam-se a cozinha mineira e a cozinha nordestina, sendo uma das melhores existentes.
E, para deixar o seu dia ainda mais delicioso, iremos ensinar a você uma receita que pode ser preparada tanto no almoço quanto no jantar: frango com molho cremoso.
O Frango
O frango é uma das proteínas mais consumidas em todo o planeta. Isso se dá por conta da rapidez com que tais animais se desenvolvem, bem como, também, da grande capacidade nutricional que ele possui. É válido ressaltar que frango pode designar qualquer tipo de ave que seja comumente traduzido para a galinha, no qual sua carne é utilizada para diversas receitas. No entanto, biologicamente falando, o frango nada mais é do que uma variação mais jovem da galinha e do galo, sendo que, com o passar dos tempos, o frango irá se tornar uma galinha ou um galo, portanto.
Segundo dados obtidos no início dos anos 2000, era estimado a existência de mais de vinte e quatro milhões de galinhas no mundo inteiro, sendo que, um dos vários motivos para o cultivo desta ave, além do uso de sua carne, era a possibilidade de se utilizar os ovos desses animais, por conta do seu grande valor culinário e, também, pela galinha ser a ave que mais produz ovos em toda a sua família.
As galinhas já são de conhecimento humano há muito tempo. Datadas do século sete antes do nascimento de Jesus Cristo, cerâmicas do povo conríntio indicavam que os humanos já domesticavam o animal, para uso de sobrevivência. Acredita-se que a origem das galinhas tenha se dado na Ásia, perante o grande número de espécies desse tipo de ave.
Em alguns locais, no entanto, a domesticação de galos e galinhas não tinha um viés alimentar. Contrário a isso, eram animais treinados para brigar entre si em rinhas de galo, onde os seus donos apostavam dinheiro em qual animal ia derrotar o outro. Isso, felizmente, virou crime em vários países, sobretudo no Brasil, onde tais rinhas são punidas com muito rigor aos responsáveis. As galinhas domésticas, que são as existentes hoje em dia, não conseguem voar, depois de milhares de anos de domesticação. As selvagens podem fazê-lo, só que em curtas distâncias. Em algumas situações, as galinhas têm as suas asas cortadas, a fim de evitar que elas fujam para outros locais.
Ao contrario do que muita gente pensa, não são todos os ovos que a galinha bota que são propícias a se tornar novos filhotes: é necessário que o galo tenha inseminado a galinha para que o ovo seja fértil; caso contrário, será apenas uma mistura nutritiva que será colocada para fora da galinha quando chegar a época de postura de ovos.
O frango é, hoje, um dos principais alimentos das pessoas, e isso se dá, sobretudo, pela carne ser uma das mais saudáveis existentes. Considerada uma carne branca, tem menos gorduras que a carne vermelha, sendo, também, uma carne magra perfeita para equilibrar dietas, principalmente de academia. Aliado com uma boa alimentação, o frango pode servir para diversos outros tipos de intenções, como uma dieta para fortalecer a saúde do organismo, por exemplo. Fora que existem diversas receitas e combinações que não deixam o frango cair na mesmice de sempre, posicionando o frango como um dos xodós das pessoas em se tratando de flexibilidade de um prato. De recheio a consumo em bife, o frango é um alimento muito procurado.
Frango Com Molho Cremoso
Para realizar essa receita, será necessário um quilo e meio de frango em pedaços, três cebolas médias picadas, cinquenta gramas de manteiga, cinco colheres de óleo de soja, um pote de duzentos gramas de nata, uma xícara de vinho branco, uma xícara de água e três gemas.
Com a reunião desses ingredientes, coloque na panela a margarina e, enquanto este começar a derreter, refogue nele as cebolas já picadas. Coloque o frango em seguida, deixando-o dourar bem, adicionando a água e o vinho.
Enquanto o processo de cozimento acontece, tempere as carnes com sal e pimenta a gosto. Percebendo-se que o frango está cozido, retire-o da panela e conserve-o em uma bandeja que mantenha a temperatura mais alta do frango.
Depois de reservar o frango, pegue a mesma panela e bata as gemas com a nata, misturando em seguida com o molho da panela. Acenda o fogo e mexa vagarosamente, até que a mistura aparente estar mais grossa. Depois disso, coloque esse molho por cima do frango e sirva logo em seguida, pois o ideal é consumir o prato bem quente.