Receita de Perdiz Com Polenta
A perdiz pertence a mesma família das codornas, dos inhambus e dos macucos. De tamanho médio, algo em torno de 37 cm, e pesando cerca de 300 gramas. A perdiz se alimenta basicamente de folhas, grãos, raízes e flores.
Por muito tempo, essa ave foi alvo de caçadores. Somente eles conseguiam encontrá-la e vendê-la sob encomenda. Mas isso era ilegal. A partir dos anos 90, no entanto, isso mudou, pois a perdiz pôde, finalmente, ser criada em cativeiros no Brasil.
A sua carne possui um alto valor nutritivo. É fonte de proteína, vitaminas do complexo B e ferro. Além de conter pouca gordura e um teor energético baixo. É uma carne bem sofisticada, tanto quanto o faisão. Pode ser preparada grelhada, assada, cozida ou empanada.
Receita de Perdiz
Aprenda a preparar uma deliciosa receita de perdiz com polenta.
Perdiz com Polenta
Ingredientes da perdiz:
- 4 perdizes desossadas
- 1 dentre de alho picado
- 1 cálice de vinho branco
- 6 folhas de sálvia picada
- 1 lito de creme de leite
- 100 ml de azeite
- Barbante
Ingredientes do recheio:
- 80 gramas de fígado de galinha em cubos
- 50 ml de azeite
- 100 gramas de paleta de vitela em cubos
- Sal a gosto
- 20 gramas de pancetta em cubos
- Pimenta do reino
- ½ dente de alho picado
- ½ cálice de vinho branco
- 4 folhas de sálvia
Ingredientes do molho:
- 1 cálice de vinho branco seco
- 250 gramas de champignons
- Pimenta do reino
- Sal
- Caldo do assado
- Azeite
Ingredientes da polenta:
- 1,5 xícaras de chá de fubá amarelo grosso
- 7 xícaras de chá de caldo de frango
- Sal
Modo de preparo:
- Para começar, tempere as perdizes com o sal, sálvia, pimenta, azeite e alho e reserve.
- Passemos para o recheio: Unte uma panela com azeite, doure o alho e junte a vitela, a pancetta, o fígado e a sálvia. Tempere e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente ½ cálice de vinho branco, tampe a panela e cozinhe por mais 5 minutos. Após o cozimento, pegue a mistura e passe no processador. Use-a para rechear as perdizes. Amarre-as com o barbante. Pegue uma assadeira, unte com azeite, e disponha as perdizes já recheadas. A parte do peito deve ficar para cima. Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse as perdizes por 30 minutos, ou até ficarem douradas. Coloque o restante do vinho e o creme de leite. Cubra com papel alumínio. Leve para o forno novamente por mais 30 minutos, para que fiquem bem macias e reserve.
- Agora, vamos preparar o molho: unte uma panela com manteiga e refogue os champignons. Flambe com vinho. Junte o caldo do assado e ferva. Verifique o tempero e acerte, se for preciso.
- Polenta: ferva o caldo do frango, junte o fubá mexendo sem parar uma colher de pau por cerca de 45 minutos.
- Montagem dos pratos: distribua a polenta quente em 4 pratos individuais. Retire o barbante das perdizes. Corte cada uma ao meio de disponha sobre a polenta. Regue com molho. E está pronta para servir.
Sirva essa receita ainda quente. Fica uma delícia. Perfeita para agradar tanto as pessoas com gosto mais sofisticado, quanto para quem gosta de algo mais simples.