Como Fazer Picadinhos com Legumes

Cozinhar é sempre uma atividade que deixa as pessoas mais leves e satisfeitas, já que muitas também adoram provar os próprios quitutes. Além disso, o hábito de preparar alimentos pode ser uma forma de terapia para os dias estressantes a que todo cidadão possui no cotidiano. Vários são os cursos que ensinam a cozinhar para si e para os outros, tanto com a finalidade econômica, ou seja, para que a pessoa se torne uma cozinheira, ou para fins terapêuticos.

O mundo é um verdadeiro cardápio com muitas receitas e temperos diversos. Em cada parte do planeta, há uma cultura distinta que possui uma gastronomia diversificada, deixando cada um desses locais com uma marca única no sabor. O Brasil, por exemplo, é um desses países onde a sua cultura gastronômica é reverenciada mundo afora.

Para se ter uma ideia da força culinária brasileira no exterior, os seus quitutes mais conhecidos, como coxinha, pastel de milho e brigadeiro conquistam estrangeiros de uma forma estupenda, sendo que serviços de delivery de comida brasileira no exterior crescem espantosamente.

No nosso artigo de hoje, iremos mostrar a você como preparar um picadinho de legumes de uma maneira fácil e rápida, para que você possa saborear ou preparar para alguém que goste. Além disso, iremos dar algumas informações sobre os legumes, principal ingrediente do prato. Vamos lá?

Os “Legumes”

Os legumes são descritos como o fruto das leguminosas que, depois de fecundado em uma espécie de carpelo, o fruto maduro se abre em duas fendas. Curiosamente, o feijão, que é um dos complementos no prato do brasileiro juntamente com o arroz, é um exemplo de leguminosa, o que pode assustar muita gente, que está acostumada com outros tipos de leguminosas, como abobrinha e a berinjela, associando o feijão mais a um cereal. Isso também está relacionado a uma cultura de associar tudo àquilo que for de origem vegetal e poder ser cozido a um legume. Portanto, a berinjela, abobrinha e demais hortaliças são conhecidas, pela população, como legumes.

Em termos nutricionais, o consumo de legumes está intimamente ligado com o desenvolvimento saudável de um indivíduo, com uma alimentação que inclua também verduras e frutas, além das proteínas, como as carnes. Segundo a OMS, a Organização Mundial de Saúde, o consumo de legumes deve ser, diariamente, de cerca de 250 gramas em porção. Em Portugal, por exemplo, o consumo médio de legumes por parte dos portugueses, por dia, não ultrapassa a marca de 140 gramas, ou seja, bem abaixo do recomendado pela OMS.

A Importância das Hortaliças na Alimentação

Como já dito acima, o consumo de “legumes” pela população é extremamente necessária para manter a vitalidade do organismo e o funcionamento pleno dos órgãos. Além dos benefícios das leguminosas verdadeiras, já que as mesmas apresentam baixos índices de gordura, não possuindo colesterol em sua formação e ricas em minerais, o feijão, a soja ervilhas e etc. são ótimas fontes de proteína.

Já os legumes populares, como a batata, a abóbora, abobrinha, berinjela e os demais também são importantíssimos na alimentação balanceada.  No entanto, o seu consumo deve ser moderado, por conta da presença de grandes índices energéticos presentes em uma porção de tais legumes.

A batata- doce, por exemplo, é uma fonte rica em carboidratos, ou seja, para quem está lutando contra a balança, uma dica é evitar ou moderar o consumo desse tubérculo. No entanto, a “leguminosa” é perfeita para quem quer adquirir massa muscular, sobretudo quem pratica exercícios físicos e/ou faz academia com o propósito de obter massa muscular.

Picadinhos de Legumes

Confira, a seguir, algumas receitas de picadinhos de legumes para você se deliciar ou fazer alguém mais contente.

*Picadinho de Legumes com Carne de Forma Fácil

Para realizar esse prato, você irá precisar dos seguintes ingredientes, que você vai ter acesso agora: uma colher de manteiga (ou margarina), uma colher de sopa de extrato de tomate (ou, se preferir, de tomate batido), uma colher do tipo café generosa de sal, alho, salsinha e cebolinha ao seu próprio gosto, uma cebola de tamanho médio picada em várias rodelas, duas batatas-salsa (também conhecida como mandioquinha) cortadas em cerca de 4 pedaços,  3 batatas de tamanho médio  também cortadas em 4 pedaços, 2 cenouras cortadas em aproximadamente 6 pedaços e, finalmente, ½ quilo de carne do tipo coxão mole ou patinho cortado em cubos.

Para iniciar a receita, pegue a carne, o sal, a cebola, salsa, cebolinha, o alho, o extrato de tomate e a manteiga, misture-os e coloque em uma panela de pressão; cubra a mistura com água e deixe cozer por aproximadamente 30 minutos. Depois de passado esse período, retire a pressão da panela, e adicione o restante dos ingredientes, passando a tampar novamente a panela e deixar cozer por mais 15 minutos. Sendo assim, está pronto o seu picadinho.

*Picadinho de Legumes

Para você que é vegetariano ou apenas não quer proteínas em seu picadinho, siga a receita a seguir.

Para realizar a receita, você vai precisar de dois dentes de alho, oito colheres de óleo vegetal, 2 sachês – ou cubos- de caldo com sabor de legumes,  duas cebolas de tamanho pequeno, duas berinjelas de tamanho pequeno com casca e cortadas em quadrados,  3 tomates sem pele e que estejam cortados em tiras,  dois pimentões vermelhos também cortados em tiras,  duas abobrinhas do tipo verde cortada em rodelas e, por fim, sal e pimenta do reino a seu gosto.

Depois de reunir todos os ingredientes, em uma panela, refogue no óleo o alho, juntamente com os caldos de legumes e as cebolas. É necessário que os cubos dos caldos já estejam dissolvidos em quatro colheres de sopa de água bem fervente. Depois de feito, coloque os tomates, os pimentões, as abobrinhas e berinjelas, colocando, em seguida, acrescente o sal e a pimenta do reino, tampando a panela.  Abaixe o fogo, e espere a mistura cozer por vinte minutos. Atente-se ao fato de que o cozimento dos legumes não pode ser extenso, já que não é ideal que os legumes desmanchem, mas sim, apenas cozinhem. Feito isso, retire do fogo, tomando cuidado para não se queimar e sirva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *