Dicas de Receitas Saudáveis para Marmita

Levar o alimento para o trabalho todos os dias não quer dizer que você tem que se alimentar do mais básico e do mais gorduroso. Algumas receitas simples podem te ajudar a comer melhor, mesmo fora de casa. Você pode ter uma dieta balanceada e até uma alimentação mais simples, arrumando a sua marmita de forma certa. Para quem não tem o hábito de cozinhar pode dar um pouco mais de trabalho ter uma marmita mais balanceada. Contudo, você pode desfrutar dos prazeres de uma dieta balanceada, baixa taxa de colesterol e dar adeus a alimentos com conservantes, frituras e os maus carboidratos.

Dicas Saudáveis

Dicas Saudáveis

Preparando Carnes para a Marmita

Dê adeus a tantas frituras para levar seus alimentos para comer fora. Se você está levando sua comida para o trabalho, que tal aproveitar e ter uma alimentação mais saudável? Prefira grelhados, cozidos ou assados. Primeiro porque tais alimentos são mais saudáveis pelos níveis de óleo e gordura, segundo porque eles duram mais na marmita. Você já deve ter notado que as frituras não caem muito bem em sua barriga quando esquentadas, e as vezes você pode ter problemas com a flora intestinal. O sabor também não é dos mais agradáveis quando você esquenta.

As carnes devem ser preparadas no mesmo dia para conservar o valor nutricional, o que pode ser um bom problema. Uma dica? Tire os nervos, prepare os pedaços e bifes, tempere e enrole em um plástico e deixe pré pronto o freezer. Depois é só grelhar ou cozer. Isso vai fazer também com que o tempero fique mais concentrado, melhorando não apenas o seu tempo na cozinha como o sabor de sua carne na hora do almoço. Apenas grelhe ou cozinhe a carne do dia e leve para a sua marmita.

Use substitutos da carne para variar na sua alimentação. Que tal tofu de vez em quando? Outras dicas bacanas são estrogonofe de frango sem muito creme de leite, grão de bico, lentilha na sua carne, mandioca, dentre outros. Outra boa dica são os peixes grelhados, ricos em gordura positiva e são grandes fontes de ômega 3 e cálcio, que são iti, ajudando a sua taxa  de colesterol a baixar também.

Quando for colocar a carne na sua marmita, prefira que ela seja colocada fria e não quente. Abafar a carne irá abafar o vapor e ela pode, caso fique muito tempo fora da geladeira, estragar mais rápido.

Acrescente Verduras e Frutas

Um grande erro das pessoas é pensar que levar verduras irá fazer a sua marmita estragar. A verdura que mais tende a estragar de fato é o tomate, que não suporta altas temperaturas sem estragar. Mas, se você passa menos de uma hora para colocar a marmita na geladeira no trabalho, pense em acrescentar uma boa salada para aumentar a sua nutrição diária de vitaminas. Uma boa dica pode ser levar a verdura em uma vasilha separada para ter certeza que ela não vai estragar.

Uma salada de verduras é uma boa dica para elevar seu potencial nutricional. Você pode colocar cebola, tomate, pepino, cenoura ralada, beterraba ralada, alface, entre outros. Lave bem tais frutas e se possível corte no mesmo dia para fazer a sua vasilha.

Abra mão de uma sobremesa ou massas como docinhos com recheio doce e use como sobremesa uma fruta. Já pensou que o sabor das frutas são mais doces e dão um ótimo complemento nutricional? Para não enjoar do sabor, opte por frutas diversas: uma para cada dia da semana. Um dia você pode levar pedaços de manga, em outro jambos, em outro morangos, e assim por diante. O importante é manter o hábito, que pode ser seu lanche da tarde e te ajudar a manter a dieta em dia.

Evite Molhos e Massas Gordurosas

Evite massas em excesso. Se você não abre mão do macarrão ou pizzas, que tal diminuir a quantidade de dias que você leva tais alimentos? Troque o macarrão com molho por um arroz integral. Pode parecer uma mudança radical, por isso você pode optar por colocar um pouco de macarrão com o arroz integral para ir se acostumando com o sabor ou optar apenas pelo arroz branco mesmo, desde que tire o maior número de itens gordurosos possíveis.

Evite também lanches rápidos. Se vai ter que pedir uma fast food, peça sem molhos ou observe os demais itens do cardápio. A maioria das lanchonetes possui um cardápio de saladas também e até as pizzarias possuem refeições completas ao invés de você pedir uma pizza. Você pode também procurar por restaurantes vegetarianos que façam entregas na sua região, ou veganos. Outra boa dica é pedir lanches lights em padarias, caso não tenha restaurantes próximos. Um sanduiche natural pode ser um bom paliativo, com acompanhamento de suco ou uma vitamina sem açúcar.

Evite Gorduras

Evite Gorduras

Leve Suco ao Invés de Refrigerante

Abrir mão do refrigerante em um ambiente de trabalho pode ser uma grande pedida para seu peso melhor e manter uma dieta. Se você não consegue comer sem líquidos(o mais indicado), uma boa solução pode ser levar sucos feitos na manhã. Podem não ser de frutas, mas de poupa de fruta já vão fazer um grande diferencial no seu diferencial. Se quiser ousar ainda mais, use adoçante ao invés de açúcar.

Marmita de Vidro, Plástico ou Alumínio?

Você pode não ter pensando na embalagem que leva o seu alimento todos os dias, mas ela também é importante. As marmitas de alumínio costumam ser mais práticas, porque pode ir direto ao forno micro-ondas e são mais saudáveis.

Contudo, não leve ao forno convencional, tire a comida e coloque em uma panela. O plástico solta algumas substancias toxicas no aquecimento, por isso não são recomendadas. A melhor pedida ainda é mesmo a de vidro, que não solta substâncias tóxicas e é ótima para esquentar, além de conservar melhor os sabores dos alimentos.

Lembre-se de levar também sua marmita em uma bolsa térmica para manter a temperatura. É a variação de temperatura que faz com que o alimento estrague.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • O artigo citou “As marmitas de alumínio costumam ser mais práticas, porque pode ir direto ao forno micro-ondas e são mais saudáveis.” Acredito que quis dizer marmitas de plástico, pois se utilizar as de alumínio no microondas, pode haver um acidente grave!

    Helena 2 de agosto de 2013 0:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *