Brigadeiro Diet

Cozinhar é um dos maiores prazeres que a maioria das pessoas possuem. Isso por que a cozinha é um local propício para que a criatividade possa rolar solta sem nenhuma moderação. Os grandes chefes, por exemplo, começaram em suas próprias casas, juntando ingredientes que poderiam se combinar em uma panela e chegar em um resultado final agradável ao paladar de todos.

Brigadeiro Diet

Brigadeiro Diet

Apesar de o ato de cozinhar estar relacionada a uma ideia machista que tal atividade seja relegada somente às mulheres, nos últimos anos, cresceu o número de pessoas que se entusiasmam pela gastronomia, entre homens e mulheres. Programas com foco gastronômico tem conseguido atrair a atenção de muita gente, como, por exemplo, o reality Show Masterchef, exibido pela Band, que já está entrando em sua quarta temporada, rendendo ainda vários outros realities derivados, como o Masterchef Kids e o Masterchef Profissionais.

A cozinha brasileira é uma das mais ricas e deliciosas de todo o planeta, já que ela é uma verdadeira mistura de sabores oriunda dos tempos da imigração de pessoas de várias partes do mundo para trabalharem no país com a promessa de crescerem financeiramente. E, um dos patrimônios do país é um doce: O brigadeiro. É um dos doces mais presentes em festas e aniversários, e é fácil de ser confeccionado.

Apesar de ser um doce de gosto inigualável, muitas pessoas evitam ingerir por conta das altas taxas de açúcar e gordura encontradas em sua composição, alegando cuidados com a saúde e a boa forma. No entanto, para a alegria de tais pessoas, existem receitas de brigadeiros que são menos calóricos que os convencionais e alguns, ainda, prometem ser diet. Iremos, a seguir, demonstrar uma dessas receitas para você que se interessar, além de falar um pouco sobre a história desse doce que é uma das marcas registradas do Brasil. Vamos lá?

A História do Brigadeiro

O brigadeiro, como você já sabe, é um doce tipicamente brasileiro, que reúne uma das maiores paixões da população, que é chocolate, com um ingrediente também muito famoso por aqui: o leite condensado. A sua origem é bastante confusa, tendo várias histórias que indicam que a origem do brigadeiro está relacionada com a candidatura de Eduardo Gomes à presidência da República em 1946 e 1950. Gomes era brigadeiro do exército, que é um dos cargos de alta patente da instituição. E, em sua campanha, festas eram realizadas com o intuito de aproximar as pessoas do então candidato à presidência pela UDN, sigla para União Democrática Nacional, partido considerado conservador e que reunia a elite brasileira, incluindo a família Marinho, proprietária do Grupo Globo.

Nessas festas, eram servidos vários quitutes, e, um deles, no qual a sua receita tinham os seguintes ingredientes: ovos, leite, manteiga, açúcar e, claro, o chocolate, fez sucesso em uma dessas confraternizações, conquistando muitas pessoas e, claro, votos também. Inicialmente, era chamado de negrinho, apelido esse que o doce ganhou no Rio Grande do Sul.

Quando as festas de Gomes eram realizadas, o doce era feito, ganhando a atenção e admiração dos que provavam a iguaria. O doce passou a ser conhecido como “doce do brigadeiro”, em referência à origem do mesmo. Posteriormente, “brigadeiro” passou a ser o nome oficial do doce. Essa é apenas uma das teorias do nascimento de um dos doces mais conhecidos do Brasil, sendo consumido, praticamente, em todos os cantos do território brasileiro, sendo presença confirmada em aniversários e outros eventos.

Como pode perceber, antigamente, o brigadeiro era feito utilizando ovos, leite, açúcar, manteiga e chocolate. Atualmente, é necessário leite condensado, manteiga e chocolate. Apesar na mudança dos ingredientes, o sabor do doce é igual em todos. Assim como o cajuzinho e o beijinho, por exemplo, o brigadeiro compartilha o protagonismo na mesa do bolo. Logo depois do início do uso do leite condensado na confecção do brigadeiro, passou se a cobrir o doce usando granulado, que nada mais é do que chocolate cortado em tiras bem pequenas.

Brigadeiro Diet

Chegou o momento tão esperado. Confira, agora, uma receita de brigadeiro diet que promete adocicar a sua vida sem prejudicar a sua saúde física. Vamos lá?

Para confeccionar os brigadeiros diet, você vai precisar de uma xícara e meia de chá de leite em pó do tipo desnatado; uma xícara de chá de água fervente, duas colheres de sopa de adoçante, uma colher de sopa de manteiga ou margarina light; meia xícara de chá de leite desnatado; três colheres de sopa de achocolatado diet; 25g de chocolate ao leite diet e, por fim, chocolate granulado também diet.

Para o preparo, pegue o leite desnatado em pó, a água fervente, o adoçante, a margarina, o achocolatado e o leite condensado, coloquem no liquidificador, e bata até que todos os ingredientes se misturem por completo.

Feito isso, é hora de despejar o conteúdo do copo do liquidificador em uma panela e deixar cozer mexendo sempre com a ajuda de uma colher, até que o líquido comece a ferver.

Depois da constatação da fervura do líquido, pegue o chocolate ao leite já raspado ou em pó e acrescente na mistura, e continue mexendo o conteúdo do recipiente até que ele comece a se soltar do fundo da panela. Desligue, deixe esfriar e, depois, faça bolinhas e passe no chocolate granulado.

O Irmão do Brigadeiro: Beijinho

O beijinho pode ser considerado como um irmão do brigadeiro, já que a sua presença nas festas é tão esperada como o do brigadeiro. Feito de uma maneira parecida com o do brigadeiro, o beijinho também está enraizado no DNA do Brasil, sendo um doce típico do país. Foi concebido durante um experimento entre leite condensado e a coalhada de leite de cabra já coalhado, o que resultava em um sabor doce e azedo ao mesmo tempo.

Embora em alguns locais as gemas de ovos sejam utilizadas na massa, a maioria das pessoas utiliza somente coco, leite condensado e margarina, utilizando um cravo para decorar cada docinho. Seu criador foi o estudante de gastronomia José Ferreira Mendes, mas a sua ideia só foi levada a séria por sua filha, que herdou suas anotações e descobriu a receita.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *