Maria Mole Light

Doces sempre foram a paixão de muita gente no Brasil afora. Isso porque, o nosso país possuí uma culinária bastante atrativa, tanto na parte visual, pela aparência, quanto na parte de sabor, que é, geralmente, muito bom, encantando os próprios brasileiros e, também ,os turistas estrangeiros.

Maria Mole Light

Maria Mole Light

Muitos dizem que a comida mineira é, sem dúvida, a melhor que existe no país; no entanto, outras pessoas consideram que o cardápio nordestino é muito mais atrativo que o das Gerais, além de outras considerarem que os pratos sulistas são incomparáveis. O fato é que o bom gosto na cozinha está presente em cada canto do território tupiniquim.

Algumas iguarias brasileiras são sucesso no exterior, como a coxinha, que é a famosa massa frita com recheio de frango e requeijão, além da sobremesa do brigadeiro, que é uma massa doce de leite condensado, chocolate e manteiga derretida, e não podendo esquecer, é claro, do pão de queijo, símbolo da cozinha mineira que faz sucesso em países como os EUA e em alguns países da Europa.

No nosso artigo e hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre uma sobremesa que está sempre presente nas festinhas e outras confraternizações, e tem um sabor inigualável: a Maria Mole. Além disso, vai conhecer uma receita do doce na versão light, mais leve e saudável ao organismo. Vamos lá?

A História da Maria Mole

A história da Maria Mole é bastante curiosa, e, também, deliciosa. Como já dito acima, é um tradicional doce brasileiro, sendo comparado ao também muito famoso marshmallow, que é uma guloseima típica dos países da América do Norte e da Europa. No entanto, a Maria Mole tem mais consistência e não apresenta superfície melada como a do marshmallow. É um doce confeccionado de maneira simples, na qual, em sua composição, estão os seguintes ingredientes: açúcar, claras em estado de neve, gelatina do tipo sem sabor e, se for do gosto da pessoa, coco ralado para servir de cobertura.

A consistência do doce é o que faz jus ao nome, sendo parecido como um corpo esponjoso, mas não conseguindo absorver nada. Por conta da sua consistência que a Maria mole é comparada ao marshmallow, mas sem ser tão melado quanto o seu irmão estrangeiro. É um doce preferido, principalmente, das festividades juninas, que é algo também muito comemorado por aqui. Por conta de sua similaridade, passou a ser chamado de “marshmallow brasileiro”.

O doce tem autoria do chef paulistano Antônio Bergamo, que era um descendente de italianos que possuía uma fábrica de doces na capital paulista. Um dia, Bergamo estava procurando uma maneira de utilizar as claras que sobravam no processo de fabricação de outros doces em uma criação nova.  Ao transformar a clara em neve e criar receitas, chegou à composição de um suspiro mais consistente. Ao perceber isso, o chef resolveu adicionar gelatina à mistura, deixando- a descansar. Ao adquirir a temperatura ambiente, o chef percebeu que o doce, ao contrário de suas expectativas, não ficou duro, mas sim, mole, o que passou, também, a caracterizar o seu nome.

O doce é comumente encontrado em festas e eventos em geral, sempre fazendo sucesso entre as pessoas. Apesar de existir a forma natural de preparo do doce, é comum vender, em supermercados, por exemplo, caixas com a mistura de Maria Mole já pronta, necessitando, apenas, acrescentar açúcar e água e de uma batedeira para misturar totalmente os ingredientes.

Receita de Maria Mole Light

Depois de conferir um breve resumo da história da Maria mole, confira, a seguir, uma receita de Maria mole light, que visa atingir o público “fit” que passou a se preocupar, cada vez mais, com sua saúde e estética. Vamos lá?

Para confeccionar a Maria mole light, é necessário que você tenha em mais 4 claras em neve, que não precisam estar muito firmes, dois envelopes de gelatina sem sabor e sem cor, duas colheres de sopa de coco ralado, três colheres de sopa cheias de adoçante, duas colheres de leite de coco do tipo light e, por fim, meio copo de água  para poder hidratar a gelatina sem sabor.

Para confeccionar a Maria mole, bata as claras em neve, sem deixar muito firmes, e depois, junte o adoçante com elas, reservando, em seguida, a mistura.  Depois disso, pegue a gelatina sem sabor, e, com a água, dissolva-a nela, colocando no micro-ondas por, no máximo,20 segundos. Passado esse tempo, pegue a mistura reservada e junte com a gelatina, o coco ralado e o leite de coco.

Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata por, aproximadamente, 10 minutos, até que a massa fique com uma aparência homogênea. Depois do processo de batimento, pegue a mistura e coloque em um pirex molhado, levando o recipiente até a geladeira, em seguida. Espere por cerca de duas horas, até que a consistência do doce fique satisfatória, e retire da geladeira. Corte em cubos, cobrindo, depois, com coco ralado, e sirva. Se preferir, pode deixar na geladeira, pois irá ficar mais fresco.

Outros Doces Famosos da Culinária Brasileira

Não é só a Maria mole que é um doce típico e bastante adorado no Brasil. Existem vários outros que são apreciados no país, e muitos deles também é sucesso no exterior. Como já dito, o brigadeiro é um dos símbolos do Brasil, por ser um doce fácil e bastante convidativo.

Um outro doce que também é bastante conhecido no país, sobretudo, no Nordeste e em Minas Gerais, é o pé de moleque, doce que consiste na mistura de rapadura com amendoim. O doce também é, assim como a Maria mole, consumido geralmente em festas juninas, e possuí vários tipos de combinações, como pé de moleque com leite condensado, com chocolate, entre outras.

No Brasil, o local conhecido como “a capital nacional do pé de moleque” fica no Sul de Minas Gerais, mais especificamente, na cidade de Piranguinho, que faz parte da microrregião de Itajubá. Todos os anos, entre os meses de junho e julho, é realizada a “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo”, no qual todas as fábricas do doce na cidade se juntam para confeccionar o maior pé de moleque do planeta, inclusive já documentado pelo Guiness Book, o livro dos recordes.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *