Você já foi a uma festa típica ou mesmo em um parque de diversões e visualizou uma maçã presa por um palito toda coberta por uma linda calda brilhante e vermelha? Ou você já viu em algum filme (novela, seriado, etc) alguém saboreando um doce assim? Pois é, a Maçã do Amor já virou tradição em muitos eventos, tornando-se indispensável dependendo a ocasião. A iguaria, presente há muitos anos na culinária de diversas culturas do mundo, como o próprio nome já diz, tornou-se um símbolo dos apaixonados.
Onde Nasceu a Tradição
Talvez seu criador jamais pudesse pensar que faria de um doce uma tradição entre cortejos. Criada e patenteada em 1959 pelo espanhol Antonio Farre Martinez aos 62 anos, a Maçã do Amor já completou meio século de existência no Brasil e desde a sua criação representa boas recordações entre muitos casais. A família Martinez chegou ao país por volta de 1954 e já tinha uma tradição enraizada por trabalhar com doces. Porém, só depois de um tempo surgiu a ideia de utilizar esses conhecimentos para ganhar dinheiro. Ramon Farre Martinez, 77 anos, foi o homem que se inspirou nas frutas caramelizadas conhecidas na China (como uva e abacaxi) para então adaptar ao sabor e textura de uma fruta típica e popular brasileira.
Quem resolveu pelo nome romântico do doce favorito dos mais românticos foi o patrono da família, em um dos tradicionais encontros entre os Martinez. Segundo informações, o título faz menção à história de Adão e Eva, na qual a maçã era tida como um fruto atraente e proibido. Assim, o que começou como uma brincadeira acabou ganhando fama mundial.
A Receita que Encanta Casais no Mundo Inteiro
Para fazer a calda, a receita é muito mais simples do que parece. O primeiro passo é separar os ingredientes: basta ½ (meia) xícara de chá de glucose de milho, duas xícaras de chá de açúcar e quatro gotas de corante vermelho.
Junte o açúcar e a glucose em uma panela, leve ao fogo por aproximadamente 8 minutos e não mexa. Passado esse período junte as quatro gotas de corante, deixe cozinhar por um minuto e desligue. Com as maçãs já espetadas no palito, mergulhe-as na mistura e apoie em uma assadeira para escorrer e secar.
O Amor com Gosto de Maçã
Você sabia que o período do ano em que mais se encontra o doce é o mês de junho? Isso porque, além de a iguaria combinar muito bem com o inverno, junho é o mês dos namorados. Ou seja, nada mais propício para o casal do que fazer um programinha a dois dividindo uma deliciosa Maçã do Amor.
O nome demorou a ser escolhido, mas depois de muitas discussões o patrono da família disse “ah coloca logo Maçã do Amor e vamos todos dormir”. E nessa brincadeira todos gostaram, criando um cenário de romantismo em torno do doce que, futuramente se revelaria não apenas pelo sabor, mas também pela beleza, vindo a conquistar crianças e adultos de todas as idades.
que delicia