Manjar Branco Simples e Grande

O período de festas de fim de ano infelizmente já passaram, e com esse período, as delícias e quitutes que estavam sempre presentes nas reuniões também se foram. Mas, não se desespere! É possível manter esse espírito culinário no decorrer do ano. Basta, apenas, ter consciência de que a alimentação deve ser mais regrada e, com isso, as derrapadas que foram cometidas durante o fim do ano não podem sequer ser cogitadas.

A Balança

Pessoa Subindo na Balança

Pessoa Subindo na Balança

É fato que algumas pessoas travam uma briga muito grande com a balança, não é mesmo? Pois bem. Essa briga é bastante conhecida de muitas pessoas, que vivem em situações onde o ganho de peso não é, em hipótese nenhuma, ideal. Só que, para esses casos, não vale somente “parar de comer” e viver só de água. É um processo muito mais complexo do que isso. Nesse sentido, vale lembrar um pouco de que ter uma disciplina é sempre o melhor caminho para se conquistar o que quer. Para a alimentação, não é diferente.

Limites

Se nós estipularmos metas alimentícias e tiver disciplina para poder seguir, é natural que consigamos manter uma dieta saudável sem privar nossa alimentação de forma radical. Sim, vai ser possível manter as sobremesas e as comidas mais gostosas normalmente. Porém, o cuidado que passa a ter a partir de agora é dosar a quantidade de sobremesas e comidas mais gordurosas que serão consumidas durante a semana, aumentando o consumo, por tabela, de comidas mais saudáveis para o corpo humano.

E, já que iremos poder manter a sobremesa na dieta, que tal aprender a fazer um delicioso  manjar branco, que é sucesso certo depois daquele almoço em família onde a comida e a briga por política reina? Pois então, confira a receita a seguir, logo depois de uma pequena introdução sobre o manjar e a sua origem.

O Manjar – História

O manjar é um dos doces mais conhecidos no Brasil – se caracteriza como uma espécie de gelatina de cor branca, que tem um gosto bastante característico, puxado para o coco. Nesse sentido, estamos falando do manjar branco. Mas podem existir outros tipos de manjares, como o amarelo, no qual o seu sabor, geralmente, remete ao de frutas cítricas como o maracujá.

Não se sabe muito sobre a história do Manjar que conhecemos hoje, fazendo parte das nossas sobremesas. Mas acredita-se que sua origem está totalmente entrelaçada com a introdução do arroz e de outros cereais na Europa a partir da idade média. Vale lembrar que a receita é conhecida ser feita com leite ou creme de leite, utilizando gelatina ou amido de milho para poder engrossar e tomar a forma como é conhecido. Embora o amido de milho seja utilizado para isso, alguns preferem que somente a gelatina faça esse “serviço”, para que o gosto do manjar não se assemelhe ao do mingau.

Aqui no Brasil, a receita é bastante conhecida, sendo que a sua versão branca, utilizando leite de coco na composição, é a mais consumida. Algumas receitas incrementam essa sobremesa, colocando caldas de frutas vermelhas, sendo a ameixa a fruta mais utilizada para tal: tanto para a calda quanto para a decoração do manjar.

Voltando para a origem do Manjar, não há provas que esse doce tenha surgido, de fato, na Europa. Evidências mostram uma certa ligação do manjar com um doce de origem árabe, que é conhecido por “malabi”. Porém, não se pode afirmar com clareza que o manjar é um doce “descendente” do malabi por diversas questões técnicas. Entre os continentes do planeta, as variações do manjar branco são diversas, incluindo a textura e o sabor.

Malabi Branco

Malabi Branco

Por ser um doce relativamente com boa aparência e com o uso de ingredientes mais exclusivos, o seu consumo estava relegado somente à alta classe europeia, principalmente durante a Idade Média e um período dos tempos modernos.

Um dos pontos engraçados do manjar é que, apesar de ser a receita de uma sobremesa e ter açúcar em sua composição, alguns desses manjares servidos na Europa medieval eram acompanhados por frango desfiado ou até mesmo peixe.

Atualmente, o manjar não é costumeiramente apresentado como o prato principal de um jantar. Em suma, ele é utilizado como acompanhamento para outros tipos de doces, tais como a gelatina ou um bolo, por exemplo, pelo seu sabor casar direitinho com outros tipos de sobremesas. Os manjares salgados, pelo menos no Brasil, não são comuns.

Manjar Branco

Para você poder fazer o manjar branco simples e que ele possa render muito, você precisa ter os seguintes ingredientes: um vidro de leite de coco, uma xícara de chá de açúcar, um litro de leite e uma xícara de chá de amido de milho. Já para fazer a calda, é necessário utilizar uma lata de ameixa.

Depois de unir os ingredientes, em uma panela, adicione todos (exceto a ameixa) e misture, deixando cozinhar em fogo baixo (mas mexendo sem parar) até que o caldo comesse a engrossar. Assim que chegar a este ponto, abaixe o fogo e deixe cozinhando por mais quinze minutos. Reserve.

Pegue uma forma com um furo médio e unte-a levemente utilizando óleo de cozinha. Depois disso, despeje o conteúdo da panela nessa forma, levando, em seguida , para a geladeira, por um período de cinco horas. Assim que ela estiver bem gelada, desenforme em um prato e adicione a calda da lata de ameixa sobre o doce.

É uma boa opção caso você queria receber os seus amigos em casa e não quer gastar muito com doces ou quer ser mais prática. Fica a seu critério.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *