Mousse de Uva Com Suco Tang e Gelatina

É difícil encontrar alguém que não goste de comer comida boa, não é mesmo? Que não gosta de cozinhar é bastante simples. Mas, ter a oportunidade de degustar de uma boa refeição, seja esta feita por nós mesmos ou por outras pessoas é uma das melhores coisas proporcionadas pela vida.

Muita gente tem preferência pelos pratos salgados, por acreditarem que eles são muito mais complexos de se saborear. Porém, existem aquelas pessoas que não abrem mão de experimentar um doce, para deixar a vida um pouco mais alegre, não é mesmo?

E, como esse é um artigo voltado para receitas, não poderíamos deixar você sem uma receita deliciosa para fazer rapidamente e deixar todos a sua volta felizes: é o mousse de uva com suco tang e gelatina. Vamos lá?

Breve História da Sobremesa

A história do surgimento dos doces é bastante antiga e complexa, pois envolve uma série de fatores que explica também o comportamento humano perante os anos. De acordo com os primeiros pesquisadores e historiadores, os primeiros doces foram descobertos durante a Grécia Antiga, onde um filósofo, ao visitar povoados subordinados aos gregos, notou que eles cozinhavam pequenos tubos feitos de farinha, com recheio de mel. Ao provar, sentiu um gosto doce muito agradável, e, segundo suas palavras, em uma “perfeita harmonia”. Tais doces, então, logo foram espalhados pela Grécia, bem como, também, chegou a outros lugares  do planeta. É válido lembrar que diversos povos se desenvolveram em momentos diferentes da história. Ou seja, é bem provável que outros povos também tenham inventado a sobremesa, mas não foram estudados.

Um exemplo disso também eram os povos sul americanos (como os incas e astecas) que utilizavam uma orquídea para poder dar cheio e aroma em seus alimentos. A orquídea em questão era a vanilla. Ao chegarem para as tristes explorações, os europeus adoraram o tempero que era utilizado nos alimentos, tendo levado para a Europa diversas mudas com o propósito de cultivar essa orquídea por lá e transforma-la em um ingrediente industrial. E, atualmente, a vanilla, que nós conhecemos por baunilha, é o flavorizante mais comum na indústria alimentícia de todo o mundo.

E não foi sempre que a sobremesa tinha o papel que ela desempenha hoje: de acordo  com os historiadores, as sobremesas eram servidas juntamente com os alimentos salgados, ou seja, no mesmo prato. Alguns anos depois, convencionou-se que ele poderia se tornar um prato a parte do principal. Dessa forma, a sobremesa passou a ser servida antes dos pratos salgados, como uma forma de “abrir o apetite”. Só assim, depois de alguns outros anos, é que a sobremesa passou a ocupar o espaço de hoje, que é o de aparecer depois das refeições. E, até os dias de hoje, esse costume se manteve.

A França e o Mousse

Muitas pessoas devem estar se perguntando sobre onde o mousse surgiu, não é mesmo? Pois bem. De acordo com a história, a França é o país onde os mousses tiveram a sua origem decretada. Não é à toa que o país é considerado como a “mãe das mousses”, nas quais as delícias produzidas por lá tem uma consistência descrita como ‘mágica’ pelas pessoas, bem como, também, um sabor que deixa qualquer um nas nuvens.

A origem concreta mesmo do mousse é questão de divergência entre os historiadores. Alguns acreditam que os romanos, durante o Império, misturavam mel com vinho, o que chamavam de “muslum”. Depois de um tempo, com modificações da língua latina, o “muslum” se transformou em “mulsa”.

Foi na França que o nome “mousse” foi adotado, na qual, no século XIX, também foi usado para descrever uma sobremesa oriunda do Reino Unido, que tinha uma textura aerada. Na França, a palavra “Mousse” tem como significado “leve ou espumoso” que, ao mesmo tempo, tinha uma textura digamos “estável”, como a do pudim (mas muito menos densa que a desse doce).

Vale a pena dizer, inclusive, que é bem possível existir mousses salgadas, apesar de as doces serem mais comuns em nossa realidade. Para isso, basta trocar os ingredientes que conferem um sabor adocicado ao mousse, trocando pelos sabores salgados que se deseja colocar. As mousses salgadas, inclusive, são muito boas para servirem como “entradas” em festas e jantares no geral.

Mousse de Uva com Suco Tang e Gelatina

Para poder preparar um delicioso mousse de uva com suco Tang e gelatina, você vai precisar de um pacote de suco Tang sabor uva, um pacote de gelatina sabor uva, uma lata ou caixa de leite condensado, uma lata ou caixa de creme de leite e, por fim, água.

Depois de reunir todos esses ingredientes, será necessário que você tenha um processador ou um liquidificador. Feito isso, pode reunir todos os ingredientes dentro dele. Sobre a água, é necessário que você coloca uma medida de lata de leite condensado, para que ele não fique demasiadamente doce.

Mousse de Uva com Suco Tang e Gelatina

Mousse de Uva com Suco Tang e Gelatina

Feito tudo isso, bata os ingredientes até que fique tudo homogêneo e, dessa maneira, possa se transformar no mousse. Depois, encontre um recipiente onde você possa colocar o mousse já pronto. Se você desejar uma apresentação mais bonita, basta colocar em uma forma própria para pudim. Ou, se você preferir, pode colocar em tacinhas também. Depois de acomodar o mousse, leve para a geladeira por um período de quatro horas. Pronto! Pode ser consumido.

Dicas

Como dica, você pode dobrar as quantidades de ingredientes caso deseje fazer mousse para muitas pessoas. Além disso, o que acompanha muito bem um mousse é um bolo feito na hora. No caso de ser um mousse com uva, um bolo de baunilha ou de chocolate, por exemplo, é uma boa opção.

Vale lembrar também que essa é uma receita padrão para mousses. Ou seja, caso você queira fazer um mousse de um outro sabor, basta apenas trocar os sabores dos ingredientes que o seu mousse do seu sabor favorito também vai estar muito gostoso, com certeza.

Só se lembre de não deixar o mousse por muito tempo fora da geladeira, pois pode fazer com que ele derreta, perdendo a sua consistência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *