Mousse de Uva Fácil e Rápido

A culinária é uma das maiores dádivas dos seres humanos, não é mesmo? Pois bem. Durante muitos e muitos anos, o ser humano não tinha acesso sequer a um alimento decente, pois, para ele, era necessário somente comer o que encontrasse de maneira crua, incluindo aí a carne dos animais. Porém ,vale a pena destacar que o ser humano, no início, era um animal que consumia apenas vegetais. Só mais tarde que o seu organismo evoluiu e passou a aceitar a carne.

Depois de muito e muito tempo, ele conseguiu descobrir a dádiva do fogo, um dos elementos naturais mais importantes da nossa vida: ele, além de cozinhar os alimentos (e ajudar na sobrevivência do ser humano), passou a decidir os rumos do cotidiano de nós: ou seja, tínhamos apenas uma rotina diurna. Com o surgimento de uma fonte de luz artificial em contrapartida com a luz do sol, poderíamos fazer muito mais coisas durante a noite.

A história conta que o ser humano sempre passou diversos perrengues em relação à falta de alimentação. Os primeiros seres humanos que pisaram por aqui eram nômades, ou seja, iriam procurar comida assim que esta faltava. A  partir de um certo momento, eles começaram a perceber que não tinha necessidade de fazer isso: bastante cultivar a própria comida, por meio da agricultura e da domesticação de animais. A partir daí, fixou-se em apenas um lugar, dando origem às civilizações e à nossa estrutura social.

Todos os artigos sobre culinária aguçam os nossos sentidos, não é mesmo? Por isso, você vai aprender aqui a preparar um delicioso mousse de uva, bastante fácil e rápido. Além disso, iremos mostrar a você a origem de um dos principais chamarizes de pessoas esfomeadas: a sobremesa. Vamos lá?

A Sobremesa

Quando nos dirigimos até uma celebração festiva, como um casamento ou um aniversário, as pessoas sempre esperavam os pratos salgados e, depois, ficam afoitos pelos pratos mais doces. Mas você sabe quando é que surgiu essa tradição de sobremesa na vida dos seres humanos?

Os historiadores contam que o sabor doce sempre fez parte do paladar humano, já que o consumo de fruta sempre esteve em nossa cadeia alimentar. Um outro item que fazia isso ficar ainda mais evidente é o mel: ele é, talvez, o alimento mais antigo que é consumido pelo homem até hoje. Além disso, é o alimento que nunca estraga. Ou seja, se alguém encontrar um pote de mel de milhares de anos atrás, a probabilidade de ele estar em perfeito estado para consumo era bastante grande.

Cícero

Durante o Império Romano, o filósofo Cícero foi pesquisar um pouco mais sobre um povo que vivia dentro dos limites do império. Ao visitar esse povo, ele foi agraciado com o que parecia ser tubos feitos de farinha, que tinham um recheio de mel. Cícero ficou maravilhado com aquilo, descrevendo que o sabor era divino. O doce, então, foi importado para outros lugares dentro do Império, principalmente entre a elite.

Filósofo Cícero

Filósofo Cícero

Vale a pena ressaltar que o principal meio de adocicar os alimentos naquela época era justamente por meio do mel, já que não existia ainda o açúcar tal como conhecemos hoje. É válido lembrar também que os doces surgiram em vários outros povos, mas cada um em seu tempo específico.

E o mel permaneceu como o principal ingrediente para as sobremesas, até que o açúcar começasse a ser conhecido, através da cana, e se popularizado como o principal ingrediente para tal. A partir daí, o mel passou a ter um papel coadjuvante na confecção de doces e demais receitas.

O Consumo Da Sobremesa

Embora os pratos mais adocicados fizessem sucesso entre as pessoas, eles não tinham o discernimento sobre o que era uma sobremesa e o que, de fato, era um alimento principal. Ou seja, quando os pratos doces eram feitos, eram consumidos juntamente com os salgados, no mesmo prato. Só depois de alguns anos é que eles começaram a servir a sobremesa em pratos separados. Isso, porém, foi feito da seguinte maneira: como entrada, era servida a sobremesa e, só depois, o prato principal. Foram necessários mais alguns anos até que a sobremesa, enfim, fosse servida depois do prato principal, tradição que é mantida até os dias de hoje.

Em vários locais do planeta, a variedade de doces existentes é bastante absurda. O Brasil, por exemplo, é um dos países mais variados quando se trata de doces. Isso se dá por conta do grande tamanho do país, que faz com que cada região tenha um doce específico, de acordo com a disponibilidade de ingredientes.

Um doce, porém, pode ser descrito como a cara do brasileiro: estamos falando do brigadeiro. Esse doce, que é feito utilizando leite condensado, chocolate em pó e manteiga foi criado durante os anos 1940, época em que um brigadeiro estava concorrendo a eleição presidencial no país. As suas apoiadoras mulheres, como forma de arrecadar fundos para a campanha, criaram um doce com esses ingredientes e passaram a vender nas festas da campanha. Logo, o “docinho do brigadeiro” começou a fazer sucesso e, passados poucos anos, o doce passou a ser chamado apenas de “brigadeiro”, mantendo essa alcunha até os dias de hoje.

Outro doce que é bastante popular no Brasil é o doce de leite. Feito com leite e açúcar, é um doce que faz com que você não se sustente apenas com um; a vontade é de comer vários ao mesmo tempo.

Mousse de Uva

A uva é um verdadeiro dilema: ou você gosta ou você odeia. E, se você gosta, que tal aprender uma receita fácil de mousse rápido de uva?

Para poder fazer esse mousse, você vai precisar de uma caixa de leite condensado, uma medida da caixa de leite condensado de suco de uva (concentrado ou não), uma caixa de creme de leite e uma medida da caixa de leite condensado de água. Feito isso, coloque todos esses ingredientes dentro do liquidificador e bata bem. Depois disso, coloque em um refratário e coloque na geladeira, por três horas. Está pronto o seu mousse! Cai muito bem juntamente com um bolo. Bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *