Sobremesas Feitas com Sorvete

O sorvete é uma das mais famosas sobremesas que conhecemos, a marca do sorvete é ser gelado normalmente feito à base de lacticínios , podendo ser leite ou creme de leite (ou mesmo os dois), é então acrescentada uma fruta e outros ingredientes para dar o sabor desejado à sobremesa.

Sorvetes

Sorvetes

A maior parte dos sorvetes possuem açúcar, por isso, eles não são recomendados para diabéticos e pessoas que queiram emagrecer, para isso foram criados os sorvetes com adoçantes com fins já ditos anteriormente. Também há o acréscimo de corantes e aromatizantes que substituem os ingredientes naturais.

Veja Algumas Curiosidades sobre o Sorvete

Por mais que você ache que o sorvete é um alimento criado recentemente, afinal ele precisa ficar gelado, mas acredite se quiser, o sorvete tem pelo menos 3 mil anos, o Imperador Nero foi um amante da sobremesa gelada, ele mandava os escravos irem buscar neve nas montanhas que cercavam seu reino, na época haviam 2 (duas) receitas, uma era congelar a fruta e o mel, a outra é que congelava o suco da feito da fruta.

Uma outra forma de ser feita sorvete nesta época era como Alexandre, o Grande mandava fazer, para ele deveria haver uma salada de frutas embebida no mel que seria colocada em potes de barro e levados aos montes de neve para serem congelados.

Porém. o que mais se assemelha do nosso sorvete é a receita que o famoso viajante italiano Marco Polo trouxe de suas viagens pela Ásia, a receita logo se alastrou por toda a Itália, depois de ser reconhecido como um dos melhores ele foi difundido por toda a Europa. Então quando aconteceu a colonização dos ingleses sobre os americanos a receita do sorvete foi levada para lá e agora nós podemos conhecer esta maravilha, conhecida no mundo todo.

Os Tipos de Sorvete

Como já foi dito anteriormente, existem vários tipos de sorvetes, os primeiros a serem criados e mais conhecidos são sem dúvida alguma, os sorvetes feitos à base de fruta. Com o tempo foram criados outros tipos de sorvetes, e o mais vendido e consumido da atualidade são os que tem base de lacticínios, muito mais calóricos e cheios de gordura hidrogenadas. Hoje há ainda o aumento da venda dos sorvetes feitos com leite de soja, para aquelas pessoas que tem alguma intolerância ao leite ou à lactose.

Sem pestanejar, pode-se afirmar que o tipo de sorvete que vem fazendo mais sucesso entre os consumidores desta iguaria é o sorvete a base de iogurte, ele é repleto de vitaminas e minerais, além de não ser tão calórico como os feitos com leite.

Estes sorvetes que tem menos calorias são os famosos Frozen, enquanto os Smooties são os sorvetes ricos em vitaminas. Mas se você não se importa com caloria e sim com sabor, as raspadinhas, muito conhecida em terras tupiniquins, são extremamente saborosas, feitas a base de muito gelo, açúcar ou xaropes ricos em conservantes e pouca concentração de fruta.

Mas se você quer se ver livre de conservantes, faça seu próprio sorvete em casa, ficam saborosos, e bem naturais. O único problema do sorvete caseiro, é o fato que ele é muito calórico e se você está de dieta, passe longe deste tipo de iguaria.

 A Primeira Sorveteria Brasileira

Em 1835, no Rio de Janeiro, dois comerciantes inovaram, eles compraram um carregamento de 270 toneladas de gelo de um navio americano. Quando fizeram isso, passaram a vender sorvetes feitos de frutas, porém o consumo deveria ser feito logo após o preparo, pois não havia onde conservá-lo. Este gelo passou aproximadamente 5 meses conservado em depósitos subterrâneos.

Durante o século 19, estes dois comerciantes acabaram criando uma revolução, pois o sorvete deveria ser servido assim que fosse feito, então tinha o horário correto para ser consumido, formando filas intermináveis no estabelecimento, a revolução se dá porque as mulheres eram proibidas de entrarem em determinados locais, mas para provar as iguarias elas quebraram o protocolo e foram saborear o sorvete.

O Sorvete se Tornou Sobremesa

Com o passar dos anos o sorvete deixou de ser um doce para ser apreciado como um lanche, e foi acrescentado nos cardápios dos grandes restaurantes. Ele se tornou uma sobremesa, mas a grande diferença é que foram sendo criadas versões para a sobremesa, desta forma, não se fica preso a apenas o sorvete.

Veja a seguir algumas receitas de sobremesas feitas com sorvete, e que hoje fazem muito sucesso:

Banana Split

Esta é provavelmente a sobremesa a base de sorvete mais famosa, apreciada e querida em todo o mundo, é uma receita simples, que se desejar você pode fazer em casa, veja a seguir uma receita de Banana Split:

Ingredientes

  • 2 bananas nanicas
  • 6 bolas de sorvete do seu sabor preferido
  • 1 xícara de chá de creme de leite fresco (se não tiver, pode usar o de caixinha mesmo ou comprar o chantilly pronto)
  • 4 cerejas em calda
  • 2 colheres de sopa de castanha de caju picada
  • Calda de chocolate a gosto

Modo de Preparo

Caso você tenha compro o chantilly pronto, não precisa fazer este passo, mas se comprou o creme de leite, coloque-lo em uma vasilha e bata-o até que este fique no ponto de chantilly, reserve.

Banana Split

Banana Split

Agora descasque as bananas, e corte-as ao meio, atenção no sentido do comprimento. No recipiente em que você irá servir a sobremesa, você colocará as 2 partes da banana abertas, em seguida coloque 3 (três) bolas de sorvete sobre a banana. Depois disso, coloque o chantilly, 2 (duas) cerejas, a calda de chocolate e a castanha de caju.

Pronto basta saborear!

A receita abaixo é de uma torta de chocolate, muito simples de ser feita e também muito saborosa, aprenda como fazê-la.

Torta de Chocolate com Sorvete

Esta torta leva em média 30 minutos para ser feita, veja os ingredientes:

Para a Massa

  • 1 Xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 de tablete de margarina culinária (100g)
  • 1 de gema
  • 1 Colher de sopa de açúcar
  • 1 Pitada de cravo em pó

Para o Recheio

  • 5 Colheres de sopa de amido de milho (a famosa Maizena);
  • 360 ml de leite;
  • 3 Colheres de sopa de açúcar;
  • 100 g de chocolate meio amargo ralado;
  • 1 de pote de sorvete.

Para embalar

  • filme plástico a gosto

Para enfarinhar

  • farinha de trigo a gosto

Para decorar

  • chocolate ao leite derretido a gosto

Preparando a Massa

1. Em uma tigela, coloque a farinha, a margarina, a gema, o açúcar, o cravo e a canela.
2. Amasse delicadamente com a ponta dos dedos até a massa soltar das mãos.
3. Embale em filme plástico e reserve na geladeira por 15 minutos.
4. Preaqueça o forno em temperatura média (180 ºC).
5. Enfarinhe uma superfície seca, coloque a massa e utilize um o rolo para abri-la na espessura de 0,5 cm.
6. Coloque sobre uma fôrma desmontável de tamanho médio (24 cm de diâmetro) e forre o fundo e a lateral, pressionando com os dedos.
7. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar levemente.
8. Reserve até esfriar.

Recheio

1. Em uma panela média, dissolva a maizena no leite, junte o açúcar e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 5 minutos ou até ferver e engrossar.
2. Adicione o chocolate e misture até derreter.
3. Reserve até esfriar.
4. Coloque o recheio na massa reservada e cubra com bolas do sorvete KIBON sabor carioca.
5. Decore com fios do chocolate derretido e com o pinhão.
6. Sirva em seguida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *