Muitas pessoas geralmente acabam procurando doces diferentes, que nunca tenham experimentado, mas ainda sim pareça saboroso. A trança de morango acaba sendo um desses tipos de doces, apesar de poder muitas vezes ser consumido como algum tipo de sobremesa, ou até mesmo lanche da tarde ou manhã.
A trança de morango é um clássico doce, que muito pode ter sido ensinada de avó para neto, e acabou ganhando algumas adaptações no meio do caminho. Basicamente a produção desse doce é composto por uma massa atrelada entre si e recheada com morango, porém, apesar da massa se diferenciar muito da clássica rosca com goiabada, seu processo de construção é basicamente o mesmo dessa famosa rosca, que é hoje muito conhecida por diversos brasileiros.
A trança de morango é considerada uma receita muito simples, com ingredientes frescos e naturais, além de acabar tendo seu processo de preparo considerado muito rápido.
Geralmente quando falamos de algum doce como roscas, o processo de construção da massa é considerado demorado, já que muitas vezes existe a necessidade e que amassa tinha um processo de descanso, para que o fermento possa agir na mesma. Além disso, no forno, essas receitas costumam perdurar por mais de vinte e cinco minutos.
Sobre O Preparo Das Tranças De Morango
O preparo das tranças de morango, quando analisado de forma geral, acaba ficando em torno de quine minutos, e toda a sua confecção é muito simples, facilitando muito pessoas que acabem iniciando esse processo de produção de tranças de morango para arrecadar algum tipo de retorno financeiro.
A massa da trança de morango é folhada, ou seja, uma massa que acaba sendo basicamente composta por muita farinha de trigo. Além disso, após a massa estar devidamente homogênea, diversas camadas ou dobra são realizadas, com o auxilio de manteigas, que acabam sendo dispostas em camadas, entre a massa.
Com isso, a textura da massa acaba sendo muito característica, se tornando extremamente leve, por outro lado, a crocância da mesma se apresenta de uma forma muito considerável.
Uma das receitas mais conhecidas que acabam levando e sendo conhecida por esse tipo de massa é de um doce, o chamado de mil folhas. Apesar de ser uma massa muito simples de se fazer, é importante se atenta ao fato de que o ponto da massa acaba sendo de grande importância na construção da mesma.
Caso ela acabe passando do ponto, ou recendo mais farinha do que o recomendável, o resultado final pode acabar se tornando desastroso, com uma massa extremamente seca e até mesmo quebradiça.
As tranças de morango acabam sendo recheadas de uma forma muito saborosa, com a utilização de certos tipos de compotas, com morangos. Para que o recheio de sua trança de morango se apresente de uma forma mais saborosa, é importante sempre ficar atento a qualidade do recheio, já que quanto mais fresco o morango, mais saboroso será seu resultado final. Além disso, é importante que a compota do morango seja mole, para que assim o morango possa ser melhor disposto sobre a massa da trança de morango.
Com isso, você terá como resultado, um belo doce, que poderá ser consumido de diversas formas, e em diversos horário do dia. Com isso, a possibilidade de consumir um alimento no período da manha como uma bela composição ao seu café da manhã, ou até mesmo logo após o almoço. Como uma saborosa sobremesa serão dispostas de forma muito simples e valida.
Além de ser possível realizar essa receita com o morango citado acima, outros tipos de recheios podem ser construídos, como chocolates e outras diversas frutas, como bananas e até mesmo uvas e maçãs.
A Massa Folhada
A massa folhada é muito simples de se preparar, porém, algumas passos devem ser seguidos de forma muito restrita e com certa precisão, para que o resultado final de sua receita seja completamente satisfatório.
Para isso, é muito importante que a massa seja sempre conservada de uma forma resfriada, em uma temperatura considerada mais baixa do que o habitual.
Além disso, para que se obtenha uma massa concisa, os cortes feitos na mesma necessitam de uma certa precisão, para que ela não quebre e acabe desfarelando, ou até mesmo não se formando de forma correta, com sua camadas e o processo de estufar. A massa se chama folhada por um motivo muito claro.
Após o seu preparo, é possível observar que a mesma se comporta de uma forma muito peculiar, se dividindo e formando assim algumas camadas bem fina entre ela. Com isso, é possível enxergar diversas folhas de massa ao longo de toda sua estrutura, denominando-a assim, de massa folhada.
Quando a mesma é inserida em algum tipo de forno, a temperatura deve estar sempre regulada, pois como a mesma acaba sendo muito fina, as chances que de ela se comporte de uma forma inesperada se assada de maneira incorreta, se tornam muito grandes.
o choque térmico no processo de assar a massa é muito importante, por isso, diversas vezes as pessoas abam a retirando da geladeira, e levando diretamente para o forno, já preaquecido. Dessa forma, a diferença rápida de temperatura da massa irá fazer com que sua crocância se acentue.
Existes passos que podem ser seguidos para que a massa folhada seja realizada de forma caseira, mas em diversas padarias e supermercados acaba sendo encontrada facilmente. Geralmente a mesma é encontrada em supermercados e outros tipos de comercio já congelada, e assim deve ser mantida até que utilizada.
O tempo de preparo da trança de morango é considerado pequeno, quando a construção da massa não é anexada no seu tempo, pois caso você prefira realizar a mesma de forma caseira, seu processo é considerado demorado. A temperatura além disso é um importante fator, e pode levar sua receita por água a baixo de forma muito rápida.
Após a massa já estar pronta, é hora de recheá-la!
Mas fique muito atento! Não é recomendável que nenhum tipo de recheio seja disposto sobre a mesma até que esteja resfriado, pois isso poderá fazer com que a massa perca totalmente sua textura, e característica de folhagem.
Ingredientes Para A Massa Folhada
- Um dos principais e mais importantes ingredientes desta receita é a farinha de trigo. Por isso é muito importante se atentar a qualidade desse alimento bem como a quantidade que será utilizada para compor toda a massa. Iremos então utilizar uma quantidade Muito específica nessa receita de quinhentas gramas da mesma.
- A quantidade de sal Também deve ser monitorada. Apesar de ser uma receita voltada para uma composição doce, Você não é muito necessário na composição da massa folhada. Doze gramas Mesmo já será o suficiente para que a massa possa ser feita de forma específica.
- Como esta é uma massa não considera comum, Alguns ingredientes podem soar um tanto quanto estranhos, porém se tornam muito necessário para a composição de toda a massa e seu resultado final. Por isso, utilizaremos então cerca de vinte e cinco mililitros de vinagre, preferencialmente o de vinho branco.
- Como essa massa acaba necessitando de uma certa mudança de temperatura, a água para sua composição deve se apresentar em uma temperatura diferente da massa, nesse caso gelada. Duzentos mililitros da mesma já serão suficientes.
- A manteiga para compor toda a estrutura da massa também deve se apresentar em uma estrutura específica, derretida. Cerca de cinquenta gramas da mesma.
- Além disso, uma outra porcentagem desse ingrediente será utilizada com uma diferente função, necessitando estar muito gelada, para que o resultado possa ser melhor observado. Quatrocentas gramas de manteiga, o mais gelada possível.
Modo De Preparo Da Massa Folhada
para o Receita é importante que existam disponíveis para a pessoa que está responsável para o preparo da massa em uma superfície lisa e já ingeriu higienizada. Após isso recolha toda a farinha e disponha-a sobre a superfície, fazendo com que um monte da mesma seja formado. após esse processo de junção da mesma, faça um buraco no meio de monte de farinha.
Nesse buraco adicione os demais ingredientes de forma suave e na sequência sugerida. Primeiramente coloque de forma espalhada todo o sal necessário nessa receita e sequencialmente o vinagre.
Todos esses ingredientes devem ser sobrepostos no buraco já feito no meio da farinha de trigo. Após isso, adicione também a água e toda a manteiga derretida.
O processo de mistura de todos os ingredientes deve ser feito manualmente, para que amassa se adapte a temperatura de suas mãos. Para isso, a mistura deve ser realizada com as pontas do dedo inicialmente, até que mesma consiga ir se tornando mais consistente.
O processo de mistura da massa acaba não tendo muito segredos, e podendo ser executado de forma muito simples e casual. Enquanto a massa é misturada, para que o processo seja realizado de uma forma mais rápido, a farinha de trigo pode ir sendo adicionada onde existe uma maior umidade. Assim, a mistura irá se formar da maneira correta mais rapidamente.
A mistura da massa deve ser cessada, quando a mesma já estiver completamente homogênea.
Após isso, inicie um processo de mistura diferente, onde a massa acaba sendo pressionada com a ajuda da palma da mão sobre a superfície, por cerca de oito a nove vezes. Isso ajudara os ingredientes de forma que eles acabaram se apresentando mais homogêneos e juntos.
Após o processo de mistura da massa, evolva-a com o auxilio de um filme plástico, para que a mesma não perca sua estrutura, leve-a até a geladeira e deixe lá por volta de duas a três horas.
Como Abrir A Massa
Após o tempo determinado, retire a massa da geladeira e leve a mesma até a superfície novamente. Polvilhe um pouco de farinha sobre a superfície, para que exista menos risco de a massa grudar na mesma.
Para se abrir a massa sobre a superfície alguns passos são necessários, e para isso é importante seguir as dicas que serão dadas a seguir.
Abra a massa com o auxílio de um rolo de cozinha, de forma que a massa apresenta cerca de quatro abas em suas laterais.
A manteiga gelada será muito bem-vinda nesse momento, já que tem a capacidade de auxiliar o processo de abertura da massa. Por isso, caso existe alguma dificuldade em realizar esse processo é importante que você ao longo da superfície do rolo passe uma pequena quantidade de manteiga.
Esse passo deve ser seguido sempre que necessário. A quantidade de manteiga que sobrar, deve ser disposta no centro de toda a massa, e logo apos coberta com a mesma massa.
Com isso, uma bola de massa será formada, com toda a manteiga acumulada em seu meio. Sequencialmente utilize mais uma pequena quantidade de farinha de trigo para realizar o enfarinhamento da massa novamente.
Realize novamente a abertura da massa, até que ela atinja o tamanho almejado por você e a disponha sobre uma forma. Esse processo é conhecido na construção da massa folhada como a primeira virada.
A segunda vira consiste no dobramento da mesma, até que camadas sejam formadas.
Após esse processo de dobramento da massa, leve a mesma até um refrigerador, para que assim possa ficar por cerca de uma a uma hora e meia.
Esse tempo fará com que a mesma altere sua estrutura e possa se apresentar ao final do processo de forma mais consistente.
O processo de abrir, e logo após dobrar a massa deve ser realizado novamente, juntamente com o tempo da massa no refrigerador ao todo, isso serão feitas três vezes.
Ao final desse processo você terá uma bela massa folhada, e a mesma estará pronta para receber seu recheio e ir até o forno.
Ingredientes Para O Preparo Do Recheio Da Trança De Morango
Como o recheio sugerido nesse receita será de um processo de compota de morango, eles geralmente já são encontrados prontos, podendo ter variedades de ser orgânicos, frescos e diversas opções. Porém, caso você decida realizar todo esse processo de forma caseira, é importante que os seguintes passos sejam seguidos.
Todo o processo de construção de compota de morango acaba sendo muito simples, e necessitando geralmente de apenas três ingredientes principais: o morango, limões e açúcar.
- A quantidade de morango pode variar muito, e depende da quantidade de compotas que você deseja fazer. Para essa receita especificamente iremos utilizar cerca de oitocentas gramas de morangos frescos.
- Três colheres de sopa com o suco de um ou mais limões.
- Oitocentas gramas de açúcar cristal ou refinado.
Modo De Preparo Do Recheio Para A Trança De Morango
Existem alguns passos essenciais para que a compota de sua fruta seja realizada de forma simples e com um resultado satisfatório ao final. Para isso os morangos devem ser devidamente higienizados, ou seja, lavados com o auxílio de água e separados de sua folhagem.
Após esse processo, parta todos os morangos ao meio, para que o derretimento do mesmo seja realizado de uma forma mais saborosa e leve todos até uma panela.
Nessa mesma panela adicione todo o conteúdo dos demais ingredientes, açúcar e limão de uma forma muito suave. Primeiramente realize uma mistura entre o açúcar e o limão, e disponha depois sobre os morangos, que já estarão na panela.
Mecha todo o conteúdo da panela em fogo baixo, sempre com supervisão. Conforme o morango for soltando seu liquido e derretendo no meio da mistura, aumente o fogo.
Quando toda a mistura começar a ferver diminua um pouco seu fogo e deixe um pouco parado. Nessa hora é muito importante estar atento, pois com a alta temperatura a mistura tende a espirrar, podendo causar graves acidentes. O processo de cozimento dessa mistura não deve ultrapassar cerca de quinze a vinte minutos.
Enquanto a mistura ainda estiver na panela cozinhando retire toda a espuma que irá gradualmente se formar. O ponto da geleia de morango irá ser observado quando o liquido se apresentar mais consistente, demorando a se separar da colher ou escumadeira que estará em contato com o mesmo.
Desligue o fogo e transfira todo o conteúdo da panela para algum outro recipiente, onde a mistura irá ficar até que apresente uma temperatura ambiente.
Caso na sua receita você prefira realizar todo o processo com frutas frescas, não é recomendado esperar mais do que dois dias para rechear a trança de morango. Porem, se esse não for o caso, a compota pode ser armazenada em uma geladeira e utilizada quando desejar.
Algumas pessoas acabam recheando as tranças de morango apenas com a fruta, cortadas em pequenos pedaços, porem, isso não fara com que sua receita fique tão saborosa e suculenta.
Quando a fruta for inserida na massa, açúcar deve ser polvilhada sobre a mesma, fazendo com que o morango derreta no forno de forma mais saborosa.
Como Rechear A Trança De Morango
Bom, após o processo de preparo da massa folhada e do recheio da mesma, a montagem da trança de morango estará pronta para ser inicializada e para isso será necessário seguir os seguintes passos:
- Se você tiver comprado a massa folhada já pronta em algum supermercado, será necessário que a mesma seja aberta, a forma de um retângulo;
- Caso a sua massa tenha sido prepara de uma forma caseira, como ensinamos acima, é necessário verificar sua espessura. Caso ela já esteja fina, apenas a disponha sobre uma superfície fria.
- Sobre a massa disponha uma quantidade a gosto da compota de morango já fria, com o auxilio de uma colher. Se desejar, acima da geleia de morango disponha alguns morangos, partidos ao meio e já higienizados.
- Em cima dos morangos adicione uma certa quantidade de açúcar, para que todos fiquem cobertos pelo mesmo. Feche a massa, de forma que tranças sejam formadas sobre ela.
- Para realizar essas tranças, o primeiro passo pode ser cortar as beiras da massa quando ela estiver aberta, para que ela fique solta e possa ser manuseada de forma mais fácil.
- Ao fechar a massa, trance as pontas, para que possam ser formadas as trancas da receita.
- É recomendável que seja pincelada sobre a massa já fechada uma mistura de uma gema de ovo com um pequena quantidade de café. Isso fará com que ao final do processo, sua receita apresente um aspecto mais bonito.
- Para realizar o cozimento da massa, o fogo deve ser previamente aquecido, em uma temperatura de cerca de cento e vinte graus. Isso fará com que a massa folhada entre em um choque térmico assim que inserida no forno, resultando então em uma massa muito mais crocante.
- Após inserir a massa no forno, o mesmo pode ser aumentado para cento e noventa graus, onde a trança de morango irá ficar por cerca de vinte minutos, sobre supervisão.
O processo de preparo da trança de morango pode ser muito simples, se realizado de forma industrial, com a compra da maioria dos ingredientes como o morango e a massa já prontos. Porem, pessoas que realizam todo esse processo de uma forma caseira, acabam obtendo um resultado muito mais satisfatório e saboroso.