Ingredientes:
4 bananas
200 g farinha de mandioca
2 colheres de sopa de margarina
Bacon fatiado à gosto
1 cebola
Sal à gosto
Salsinha picada
Modo De Preparo:
Comece descascando as bananas uma a uma, e então corte-as em rodelas finas, de tamanhos parecidos. Reserve.
Lave a cebola e retire toda a casca. Com um ralador fino, rale toda a cebola, cuidando para utilizá-la toda, sem deixar nenhum pedaço inteiro. Reserve.
Logo em seguida, pegue a quantidade que decidiu usar de bacon e então pique em pedacinhos bem finos, que não irão ficar muito evidentes quando a farofa estiver pronta.
Em uma panela de tamanho razoável, coloque um pouco de óleo – só o suficiente para que o fundo da panela não esteja completamente seco, ou você corre o risco da farofa ficar gordurosa demais. Em seguida, aqueça. Quando o óleo estiver quente, coloque o bacon picado bem fininho e deixe fritar por alguns momentos.
Quando o bacon estiver frito – com a camada de gordura derretida, restando apenas a carne – junte a ele as duas colheres de sopa de margarina. Mexa a mistura, até que a margarina esteja completamente derretida.
Deixe a mistura de bacon e margarina esquentar até o ponto em que ela possa fritar.
Quando estiver bem quente, acrescente a cebola ralada, mexendo de vez em quando até que ela esteja bem dourada.
Quando a cebola estiver dourada, coloque as bananas fatiadas na panela e misture um pouco, mas cuidando para não amassar demais as bananas, para que a farofa não fique com a aparência de papa de bebê.
Depois de misturar um pouco as bananas, vá colocando a farinha de mandioca dentro da panela, mexendo o tempo todo, e colocando sempre quantidades pequenas da farinha. Você deve mexer devagar, sem pressa e sem muita força, para que os ingredientes não derretam.
A ideia é que a consistência da farofa fique bem umedecida, mas não empapada.
Coloque a farinha de mandioca aos poucos, mexendo o tempo todo, até ter terminado todos os 200 gramas da farinha.
Quando a farinha estiver toda na panela, mexa por mais alguns segundos, garantindo que a farinha vai esquentar junto com os demais ingredientes. Tudo isso garante que ela fique com aquela aparência mais douradinha quando for servida.
Depois de bem misturada e da farofa já dourada, desligue o fogo. Acrescente agora a salsinha picada e, se achar que há necessidade, tempere a farofa com sal, mas prove antes para não correr o risco de ficar com uma farofa salgada.
Você pode servir esta farofa como acompanhamento para qualquer carne, ela fica deliciosa em churrascos.