Ingredientes:
- 1 pacote de macarrão tipo espaguete
- Meio abacate maduro
- 1 tomate
- Pimenta do reino branca a gosto
- Salsa a gosto
- Limão
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
Modo De Preparo:
Em uma panela de tamanho grande, coloque água o suficiente para cozinhar o espaguete. Salpique um pouco de sal, mas não coloque óleo, e então ligue a panela, deixando que a água ferva. Quando a água já estiver fervente – e deve ser fervendo, e não apenas quente, ou o espaguete pode acabar ficando mole demais -, coloque o espaguete na água, e deixe cozinhar.
Enquanto o espaguete cozinha, prepare o molho, que é bem simples: comece lavando bem os tomates, e então cortando todos eles em cubos, tirando a sua pele e as sementes durante o processo. Reserve. Corte os limões ao meio, e faça um caldo com seu suco. Coloque esse caldo em um recipiente grande. Reserve.
Lave o abacate, e então retire a sua casca, cortando-o em tiras em seguida. Coloque as tiras do abacate de molho no caldo de limão já reservado. Não mexa ou misture – apenas coloque as tiras de abacate dentro do recipiente onde está o caldo dos limões.
Ainda no mesmo recipiente, coloque os cubinhos de tomate sem pele e sem semente, o sal a gosto, a pimenta do reino a gosto, o azeite e a salsinha já picada. Com bastante delicadeza, para não desmanchar o abacate, misture todos os ingredientes. Reserve.
Enquanto isso, o espaguete já deve ter cozinhado até o ponto ideal. Retire o espaguete da panela, escorrendo em uma peneira apropriada. Coloque todo o macarrão em um prato de servir e, por cima, despeje a mistura de abacate e outros ingredientes que você já deixou reservado. Misture – mas, mais uma vez, tome cuidado para não mexer demais, ou então o abacate pode desmanchar.
O prato deve ser servido logo em seguida, para que o espaguete não esfrie – ele é um tipo de espaguete perfeito para o verão, sem muitos ingredientes pesados, muito fácil e simples de fazer.
A medida das quantidades de limão usadas na receita deve ficar a gosto da pessoa que irá saborear o prato mais tarde – quanto mais limão usado, mais azedinho ficará o prato, mas o limão complementa muito bem o sabor do abacate, então o ideal é ir tentando quantidades pequenas, e ir aumentando à medida que for necessário, até chegar ao ponto que você goste.
Sirva este prato com carnes brancas, se desejar, acompanhado de saladas leves que complementem o sabor do prato, ou mesmo sozinho, como prato principal em uma receita mais simples.