Origem do Macarrão

A origem da palavra macarrão vem do grego “makaria” que significa caldo de carne com pelotinhas de farinha de trigo e cereais. Sabe-se que os latinos da época de Cristo já saboreavam um prato de caldo de favas e massa de trigo e água, que chamavam de “macca”. Há um registro de 1279 de um soldado genovês, Ponzio Bastione, que deixou de herança à sua família uma “cesta de massas” que ele chamou de “macarronis”.

Diferentes Tipos e Formatos de Macarrões

Diferentes Tipos e Formatos de Macarrões

A História

A história do macarrão começou quando o homem descobriu que podia moer cereais e misturar com água obtendo uma pasta, que poderia ser preparada cozida ou assada. É difícil precisar uma data de quando o macarrão apareceu. Há registros antigos da trajetória deste alimento tão apreciado por muitos através dos séculos. Conta a história que o navegante Marco Polo depois de passar 17 anos na China, trouxe o macarrão para Veneza, mas essa história não é comprovada e é bastante similar à do soldado genovês descrito logo acima.

Árabes – Criadores do Macarrão?

A versão mais aceita ao longo da história é a de que os árabes são os inventores do macarrão. Quando da conquista da Ilha de Sicília no século IX, usavam uma massa seca que eles chamavam de Tejia, devido sua alta durabilidade nas travessias promovidas pelo deserto.

Naquela época, a Sicília era um importante centro do comércio e exportação do macarrão. Dentre as diversas histórias uma coisa é certa: os maiores divulgadores do macarrão em todo o mundo são os italianos, que através dos tempos inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos, como também acrescentaram na receita do macarrão um ingrediente nobre: o grano duro.

Porém…

Embora durante muito tempo a versão que atribui aos árabes a invenção do macarrão tenha sido a mais aceita atualmente essa discussão ganhou um novo elemento a favor da China. Foi encontrado um fio de macarrão num prato chinês que data de mais de 4 mil anos, o registro mais antigo da massa no planeta.

A relíquia que pode por fim a uma discussão de séculos foi encontrada grupo do cientista chinês Houyuan Lu, da Academia de Ciências de Pequim, em Lajia – um importante sítio arqueológico chinês situado no noroeste do país. Acredita-se que nessa região existia um povoado que provavelmente foi destruído devido a uma catástrofe natural soterrando o fio de macarrão numa espécie de prato virando com a cabeça para baixo e que estava a cerca de 3 metros da superfície.

O Macarrão de Milhares de Anos

Foi realizada uma análise da composição do macarrão que estava soterrado e se concluiu que a única diferença que o fio de quase meio metro de comprimento para o macarrão atual era que foi produzido a partir de milheto (um tipo de milho) e não de farinha de trigo. Porém, a forma de produção desse macarrão e a mesma do nosso macarrão atual sendo necessário extrair farinha de grãos devidamente amassados que dá origem a uma massa que depois deverá passar por cozimento em água quente.

Um Casamento Perfeito

Os italianos também promoveram um dos casamentos mais perfeitos da história da culinária: o bom sabor da massa com o delicioso paladar do molho de tomate, fato que mudou para sempre a história do macarrão. A massa seca sem o molho era consumido com as mãos. Com o advento do molho de tomate na massa exigiu-se então a utilização de uma espécie de forquilha, o antecessor do garfo, que acabou revolucionando o modo como o homem se alimenta.

Um Casamento Perfeito - Macarrão com Molho de Tomate

Um Casamento Perfeito – Macarrão com Molho de Tomate

O Macarrão Instantâneo

É de Monofuku Ando a invenção do macarrão instantâneo, nascido em Taiwan em 1910 ele sempre teve o desejo de produzir alimentos com qualidade e que pudessem ser comprados pela maioria das pessoas devido ao seu baixo custo e que fosse muito fácil de ser preparado.

Com muito trabalho Monofuku achou as respostas para perguntas como se seria possível extrair toda a água do macarrão já cozido ou mesmo como lhe atribuir diferentes sabores. Foi no ano de 1958 que o primeiro macarrão instantâneo do mundo começou a ser produzido sob o rótulo de Chicken Ramen. O lançamento veio para o Brasil apenas sete anos mais tarde, em 1965. Dentre outras peripécias monofuku também foi o inventor do Cup Noodles, o macarrão suspenso em copo, que lançou em 1971.

O Macarrão Instantâneo - Cup Noodles

O Macarrão Instantâneo – Cup Noodles

25 de Outubro – Dia do Macarrão

Um dos alimentos mais apreciados do mundo, o macarrão, tem até mesmo um dia em sua homenagem, 25 de outubro. No período próximo a esse dia muitos países como Itália, Alemanha, Estados Unidos, México e Brasil realizam festas em que a estrela é o macarrão. O destaque desse prato fica por conta de sua fácil adaptação a diferentes culturas e formas de preparo e acompanhamentos.

A escolha dessa data foi feita pelos fabricantes de macarrão no ano de 1955 durante a realização do I Congresso Mundial da Pasta que aconteceu em Roma, Itália. O grupo que se reuniu entendeu que o macarrão merecia uma data especial porque é um dos alimentos mais consumidos e queridos do planeta. Em nosso país desde o ano de 1998 a Abima – Associação Brasileira da Indústria do Macarrão é responsável por realizar um evento chamado Macarrão Gourmet Fashion.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Massas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *