Bolinhos de Queijo

Não é novidade para ninguém que a culinária é um dos pontos altos da humanidade que viu, com o passar do tempo, inúmeras possibilidades de melhorar uma das suas formas de sobrevivência que é, justamente, o de se alimentar.  Vale a pena lembrar que, nos primeiros anos por essas bandas, os nossos ancestrais tinham apenas a própria força física para poder encontrar um alimento. E, quando este era encontrado, sendo animal ou vegetal, o seu consumo era imediato: ou seja, não passava por nenhum tipo de processo de cozimento ou de adição de temperos.

Logicamente que o processo de cozimento não poderia ser realizado, já que demorou um pouco para que os seres humanos conseguissem descobrir a existência do fogo. Depois que o fogo foi descoberto e as pessoas passaram a perceber que era possível cozinhar os alimentos que eram coletados, bem como também usar o fogo para se defender de ataques de animais, o ser humano começou a deslanchar no planeta.

Isso porque o processo de cozimento, além de ajudar o ser humano a ter um maior domínio sobre o seu paladar (já que o ato de cozinhar ajuda a conferir sabores mais gostosos aos alimentos) possibilitou que o ser humano não morresse por conta do consumo de alimentos crus que contém microrganismos, como é o caso da carne.

E, com o passar do tempo, novas técnicas de cozimento de alimentos foram sendo criadas, resultando em pratos cada vez mais elaborados e que conquistavam as pessoas não somente pelo sabor, mas também pelos olhos.

Cozimento de Vegetais

Cozimento de Vegetais

Quando a gente fala de comida, sempre o nosso apetite se abre, não é verdade? Pois é. E, para tentar te ajudar, iremos disponibilizar aqui uma deliciosa receita de bolinhos de queijo para você fazer para o seu almoço ou para receber os seus amigos em uma reunião casual. Vamos lá?

A Origem dos Salgados de Festa

Quando somos convidados para alguma festa em comemoração a algo, geralmente um aniversário ou casamento, a maioria fica já pensando nas delícias que serão servidas na ocasião. E grande parte, também, fica torcendo para que sejam servidas os famigerados e deliciosos salgadinhos de festa. Vale lembrar que essa é uma cultura especificamente brasileira, não sendo observada em outros cantos do planeta.

Tecnicamente, os salgados de festas são descritos como os aperitivos que são servidos antes do prato principal em festas, que podem consistir em vários tipos, desde pedaços de queijos, massas, vegetais, entre outros. Isso depende principalmente do país, já que a cultura varia de região para região.

No Brasil, por exemplo, é bastante comum servir a bolinha de queijo, a coxinha, a empada, os rissoles, os quibes e esfirras, podendo ter, também, enrolados de salsicha e pequenos hot dogs.

Coxinha

Talvez a coxinha seja o salgadinho mais conhecido dessa lista e, também, o mais amado. E essa é uma receita tradicionalmente brasileira, já que ela surgiu no estado de São Paulo, mais especificamente na grande capital do estado. Ela surgiu como forma de substituir as tradicionais coxas de frango que eram vendidas nas lanchonetes, por durarem mais tempo e não sucumbirem aos efeitos do clima paulista. Vale salientar que, na época que ela surgiu, São Paulo passava por uma importante industrialização, sendo que a sua expansão também tinha tido início ali. Logo, o salgado, que é feito originalmente de massa de batata, farinha de rosca para empanar e recheio de frango virou febre em todo o estado paulista, tendo chegado até o Rio de Janeiro e, enfim, espalhado para o Brasil afora a partir de 1950.

Quibe e Esfiha

O quibe e a esfiha, por exemplo, são salgadinhos que têm origens árabes, nos quais também fazem grande sucesso por aqui. No caso do quibe, a sua composição é de carne moída e farinha de trigo especialmente para kibe. Além disso, são acrescentados á receita também suco de limão e tomates, para deixa-lo ainda mais parecido com o original. E a esfiha consiste em uma massa assada que pode ser recheada com vários tipos de coisas, desde queijo até mesmo frango.

O Rissole

Rissoles

Rissoles

O rissole, outra grande estrela no menu dos salgados é feita com uma massa cozida de farinha de trigo, água e caldo de galinha, que, além dos recheios de frango, pode ser feita com queijo, presunto, entre muitas outras.

A Empada

A empada é um outro salgado para quem gosta de coisas com mais “massa” e, também, massas mais secas. Ela consiste em uma massa, que é conhecida como “massa podre”, feita geralmente de banha de porco, com recheios variados (sendo o mais comum o de frango com requeijão cremoso). A massa da empada, geralmente, é a mesma do pastel assado, no qual, segundo os historiadores, tem a sua origem, já que é uma receita típica portuguesa: eles acreditam que as empadas são derivadas dos famosos pastelões portugueses.

E tem a bolinha de queijo, que é uma massa parecida com a da coxinha mas, como o próprio nome indica, é recheada com muito, mas muito queijo. Inclusive, segundo algumas pessoas, ela disputa “pau a pau” com a famosa coxinha.

Bolinha de Queijo

Para fazer as bolinhas de queijo, você vai precisar de uma xicara de leite, uma xícara de farinha de trigo, uma colher de sopa de margarina, uma gema, queijo branco ou muçarela e uma pitada de sal.

Depois que reunir todos esses ingredientes, você deve colocar o leite em uma panela, juntando, aos poucos, a farinha de trigo, a gema, a margarina e o sal, levando ao fogo em seguida. Mexa bem até que a massa comece a se soltar do fundo da panela. Deixe a massa esfriar e descansar um pouco. Depois, pegue uma pequena porção da massa, coloque um pedaço de queijo e enrole.  Depois, pegue um ovo e farinha de rosca para poder empanar as suas bolinhas de queijo.

Bolinha de Queijo

Bolinha de Queijo

Feito isso, frite-as em óleo bem quente, retirando do fogo assim que elas ficarem douradas. Uma dica é servir essa bolinha de queijo com um refrigerante ou um suco bem gelado. É preferível consumir não muito frio para que o queijo fique derretido e quentinho por dentro. Bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *