Está querendo fugir daquelas receitas comuns de comidas na brasa? Quer preparar aquele almoço de domingo para a sua família com algo não tão tradicional. Nós separamos receitas incríveis de codorna (um animal nada comum) na brasa para incrementar o seu almoço familiar.
Para os que não sabem, a codorna é uma ave que pertence à família das Faisânidas, e é considerada uma galinácea. Esse animal é de origem europeia, e se desloca para o sul no verão, a fim de buscar pares e se acasalar, e volta para o norte no inverno. Entretanto, por volta dos séculos onze e doze, depois de Cristo, as codornas foram disseminadas para a China e para o Japão, por meio de cruzamentos que tiveram como produto a origem da subespécie Coturnix Coturnix Japonica, também conhecida como codorna Japonesa ou codorna doméstica.
A principal diferença entre a codorna japonesa e a codorna europeia é o quanto cada uma delas atinge de peso na fase adulta, sendo que a primeira é menor, e mais indicada para ser chocadora (ser criada para botar ovos) e a segunda é maior, sendo mais indicada para o corte. Além dessa característica, podemos apresentar também que a Codorna japonesa é mais dócil, enquanto a segunda, a codorna europeia, é mais selvagem, essa é a razãopela qual algumas pessoas chamam a codorna japonesa de codorna doméstica e a codorna europeia de codorna selvagem.
A Codorna
Dessa forma, vocês devem estar se perguntando então como esses animais chegaram ao Brasil. Segundo o relato de historiadores e estudiosos do assunto, essa ave chegou ao Brasil por meio de imigrantes europeus e japoneses que introduziram essas aves em nosso território. No nosso país, as espécies de codorna que são mais conhecidas pela população são: Japonesa (Coturnix Coturnix japônica) que é normalmente domesticada e a Europeia (Coturnix coturnix coturnix) que é selvagem e usada para corte.
Mas apesar disso, outras espécies também não são difíceis de se encontrar em nosso território, como por exemplo: as codornas americanas, que habitam principalmente os Estados Unidos da América e o México, conhecidas como BobWhite, são codornas conhecidas pela sua beleza, visto que o macho de sua espécie possui uma faixa preta em cima de sua cabeça. Além delas, temos também as codornas chinesas (Coturnix adansonii), que habita também a Austrália, elas são muito dóceis e amigáveis o que facilita a criação delas, visto que dessa forma elas podem coabitar o mesmo viveiro que outras aves, como calopsitas e agapornis, outra curiosa característica a respeito dessas codornas é que elas são conhecidas como faxineiras, pois elas também se alimentam de outras sementes deixados por outras aves e insetos. Temos também as africanas (Coturnix delegorguei), que podem também ser encontradas na ilha de Madagascar, essas aves, diferentemente da maioria das codornas, possuem uma personalidade muito nervosa e arisca, o que faz com que elas tenham que ser criadas em viveiros amplos e sem outras espécies junto a elas.
Cada espécie possui uma característica e notável, que a diferencia de qualquer outra, e não estou falando apenas do tamanho, cor, peso ou qualquer outra característica que marca sua aparência, há também fatores excêntricos e peculiares que definem sua personalidade, como por exemplo, se a ave é dócil ou nervosa, se é uma grande ou baixa produtora de ovos, qual a qualidade de sua carne e etc… Entretanto, há também cercas características que marcam todas as codornas, são algumas delas: rusticidade, sexualidade precoce, consumo alimentar baixo, alta postura e por último, de cerca forma, um fácil manuseio e fácil criação desses animais. Isso faz com que o número de avicultores ávidos pela criação de codorna cresça cada vez mais.
Desse modo, cada uma dessas avezinhas chegou ao Brasil há algum tempo atrás e são criadas até os dias atuais por brasileiros, principalmente aqueles que são descentes de algum imigrante que trabalhava no complexo avícola, e continuam a trabalhar nesse mercado até hoje, perpetuando as características da família.
Agora que já conhecemos um pouco sobre essa ave, inclusive que sua carne tem um sabor que ao mesmo tempo é peculiar, exótico e delicioso, vamos aprender como fazer ótimo uso dessa carne e a melhor maneira de prepará-la.
A Seguir, Vamos Ver Uma Receita Deliciosa De Codorna Na Brasa
Ingredientes: para realizar essa receita maravilhosa você vai precisar de:
- 2 cabeças de alho amassadas grosseiramente
- 2 colheres se sopa (colher normal) de orégano
- 1 colher de sobremesa (colher pequena) de pimenta-do-reino moída
- Sal (a quantidade fica a seu critério)
- 20 folhas de alfavaca
- 500 ml de vinagre de vinho tinto
- 1 kg de codorna limpa (6 codornas que pesem mais ou menos cento e cinquenta gramas.
Tendo esses ingredientes separados e pronto vamos ao que interessa, a preparação desse prato que além de ser delicioso é fácil de preparar.
Primeiro passo: Em uma vasilha, tigela ou pote, coloque os dois dentes de alho amassados grosseiramente, coloque também o orégano, a pimenta-do-reino moída, sal a gosto e as folhas de alfavaca.
Segundo passo: Macere (ou seja, amasse) tudo com a ajuda de um soquete de madeira ou daqueles martelinhos de cozinha. Depois de macerado, acrescente o vinagre de vinho tinto. Logo em seguida, com o auxílio de uma tesoura própria para corte de aves (pois isso irá facilitar o trabalho, mas caso você não encontre uma use a tesoura normal), corte a codorna. Por último deixe essa ave de molho no tempero preparado anteriormente durante cerca de doze horas, para que ela pegue sabor. Depois você precisará simplesmente colocar ela na brasa e deixar assar. Pronto, o prato já está pronto para ser servido para seus amigos, família e para você mesmo, agora é só vocês se deliciarem com essa receita nada batida, exótica, deliciosa e fácil de se preparar.
Outra receita fácil e deliciosa para fazer usando a codorna é:
Receita De Codorna Light Acompanhada Com Molho De Ervas:
Para realizar essa receita deliciosa e sofisticada, que foge daquele comum frango assado, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Meia cebola do tipo roxa;
- Um dente de alho;
- Um ramo da erva alecrim;
- Um ramo da erva tomilho;
- Um ramo de manjericão;
- Três colheres de sopa (colheres normais) de azeite de oliva;
- Três colheres de sopa (colheres normais) de vinagre;
- Seis colheres de sopa de água;
- 1 dose de cachaça para flambar, (ou seja, realizar um cozimento através do acréscimo de álcool, que causa uma cerca explosão).
Vamos Agora Ao Modo De Preparo:
Primeiro passo: Faça uma marinada, ou seja, misture as ervas e coloque a codorna “de molho” nessa mistura para que ela pegue sabor dos temperos, são eles, cebola, vinagre, azeite e água. Deixe descansar e pegar sabor durante cerca de 30 minutos.
Segundo passo: Em uma frigideira, acrescente azeite de oliva e sele (frite) a ave, codorna, dos dois lados. Quando o procedimento chegar ao final, adicione a cachaça e flambe a codorna. Logo em seguida, coloque a ave em uma assadeira, coberta com metade da marinada (ervas que foram misturadas anteriormente) e leve ao forno a 180° por cerca de 25 minutos.
Terceiro passo: Agora que a receita está chegando ao fim, você vai precisar colocar mais azeite, bem como ervas, manjericão e tomilho, e como feito anteriormente, reserve também essa mistura.
Quarto passo: Na mesma frigideira em que selamos a codorna, você irá adicionar toda a parcela de marinada que sobrou, cebola, erva-doce, os restantes das ervas, azeite de oliva e alho.
Quinto passo: Para finalizar, de uma vez por todas, essa receita, acerte sal e pimenta de acordo com o seu gosto e acrescente manteiga para obter consistência. Tendo feito todos esses procedimentos o prato está finalizado, agora basta você servir a mistura por cima da codorna, montar os pratos, servir seus convidados e a si mesmo e se deliciar. A receita está pronta.