Pastelão de Aipim

O pastel é uma das principais culturas brasileiras quando falamos de setores alimentícios. Quem nunca pensou em acordar cedo um dia para poder comer aquele pastel de feira, em alguns casos juntamente com um delicioso caldo de cana.

Com isso, no Brasil, criou-se uma cultura muito forte desse alimento, o que fez com que surgisse assim diversos tipos de sabres e recheios de pasteis, que encantam diversas pessoas ao redor de todo o território nacional.

Apesar de existirem os clássicos pasteis, que são recheados basicamente com queijos, presunto, tomates ou carnes, alguns negócios locais começaram a inovar a criar novos sabores que pudessem também cativar seu cliente, de uma maneira um tanto quanto exótica.

Assim então surgiram os pasteis doces, que podem muitas vezes levar bananas, chocolates, doces de leite e canela em seu recheio ou massa, e que fazem muito sucesso em todos os locais. Os pasteis salgados por sua vez, acabaram não ficando para trás no mundo da inovação desse setor, e agora podemos muitas vezes encontrar pasteis que são recheados com frango e queijo, carnes de diferentes tipo e até mesmo o pastel com aipim.

Pastelão de Aipim (Mandioca)

Pastelão de Aipim (Mandioca)

O Aipim

O aipim tem diversas variações de seu nome, e muitas vezes pode ser chamado de mandioca em algumas regiões como por exemplo em Minas Gerais, e macaxeira na parte do norte e nordeste do país. É uma planta geralmente encontrada em todas as regiões do país e suas raízes são consideradas a parte comestível da mesma.

Geralmente as pessoas que chamam essa planta de aipim moram no estado do Rio de Janeiro, e por lá ela é muito consumida. Existem diversas receitas que podem ser feitas com o mesmo.

Por costume, algumas receitas de bolo geralmente são realizadas com frequência, alguns tipos específicos de tortas, além de claro, o próprio aipim cozido e frito fazem parte da alimentação diária de muitas pessoas.

No meio de tantas possibilidades de se utilizar esse alimento existe o pastel de aipim. Ele não é muito conhecido, mas definitivamente pode agradar o paladar de diversas pessoas.

Hoje então aprenderemos como realizar essa receita e quais poderão suas variações.

Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Pastel De Aipim

Primeiramente iremos aprender como realizar o processo da massa do pastel. Obviamente existem pessoas que prefiram comprar a massa do pastel já em supermercados, já que assim o tempo de preparo da mesma será economizado.

Torta de Aipim com Carne Moída

Torta de Aipim com Carne Moída

A Massa Do Pastel

  • Cerca de um quilo e duzentas gramas de farinha de trigo serão suficientes para realizar o processo de construção da massa do seu pastel de aipim
  • Meia xícara de chá de óleo vegetal
  • Sal a gosto
  • Um ovo inteiro
  • Trezentos mililitros de água morna
  • Uma colher e meia de chá de vinagre branco
  • Cerca de meia dose de aguardente ou pinga

Modo De Preparo Da Massa Do Pastel De Aipim

Misture bem os ingredientes todos dentro de uma tigela, amassando suavemente com o auxilio de suas mãos. Logo após isso, você precisará chegar ao ponto final da massa do pastel e para isso você irá precisar sová-la.

Esse é um método muito utilizado no processo de construção da receita, e basicamente consiste em amassar a massa do pastel de forma firme, muitas vezes até a levantando de sua bancada e atirando novamente contra a mesma, como se estivesse jogando-a.

Para que esse processo seja realizada de uma forma mais fácil, você poderá espalhar uma quantidade de farinha sobre a sua bancada, para que a massa se comporte de uma forma mais firme enquanto você realiza o seu manuseio.

Receita de Pastelão de Mandioca Feito no Forno

Receita de Pastelão de Mandioca Feito no Forno

Com o auxilio de um rolo próprio, ou uma garrafa de cerveja por exemplo, você poderá abrir a massa, até que ela se apresente numa espessura que esteja agradável a seu gosto.

Após esse processo será a hora de rechear a massa, para que a mesma então possa ser frita em óleo quente e seu pastel de aipim esteja pronto.

Preparo Do Recheio Do Pastel De Aipim

O preparo do recheio desse pastel é realizado de uma forma muito simples, e poderá ser feito rapidamente. Dessa forma, você então poderá avaliar o sabor de sua receita, e se a mesma está a seu agrado.

  • meio quilo de aipim, mandioca ou macaxeira
  • três colheres de sopas cheias com margarina ou manteiga, de preferência com sal
  • um ovo inteiro
  • quatro xícaras de chá de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • você poderá também acrescentar algum tipo de erva como orégano, pimenta do reino ou salsinha
  • três tomates maduros picados e de preferência sem pelo e até mesmo semente
  • trezentas gramas de muçarela ou outro queijo

Modo De Preparo Do Recheio Do Pastel De Aipim

Primeiramente você deverá cozinhar o aipim, para que fique mais fácil poder mexer com ele na hora de rechear o seu pastel. Além disso, é importante ele seja cozido para que não fique ainda cru após o pastel já estar frito.

Após cozinha-lo, você deverá escorrer toda a água dentro da panela, e assim espreme-lo com o auxílio de uma espátula.

O aipim no pastel não é colocado em pedaços, e sim em forma de um purê.

Misture então o aipim, juntamente com a margarina ou manteiga, além de ovo a farinha de trigo e o sal a gosto. Você também poderá colocar algumas ervas ou especiarias qu sigam seu gosto nesse momento.

Pastelão de Forno Feito com Aipim e Recheio de Frango

Pastelão de Forno Feito com Aipim e Recheio de Frango

Após esse processo então você poderá rechear seu pastel com o purê de aipim e acrescentar queijo, para que fique mais saboroso e atrativo. Feche a assa e frite.

Existem algumas pessoas que podem também acrescentar o aipim dentro de sua receita de pastel de aipim diferenciando um pouco essa situação, ou seja, fazendo com que em vez de se utilizar a farinha de trigo em maior quantidade, uma certa parte da mesma seja substituído pelo próprio aipim.

Dessa forma as quantidades de cada ingredientes serão novamente estudadas e assim você poderá fazer seu pastel de queijo ou carne com uma massa diferente, utilizando o aipim como o principal ingrediente de construção da mesma.

De todas as formas, essa é uma receita muito saborosa, e poderá após a primeira tentativa, virar um prato rotineiro em sua casa ou comercio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salgados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *