Para preparar um jantar ou um almoço para toda a família, nem sempre existe a ideia do que preparar. Por isso, a internet, a televisão e os livros de receitas clássicos sempre podem dar uma mãozinha na hora do aperto. Muitas esperam fazer a comida dos sonhos , mas para quem está apenas iniciando, tudo ainda é uma questão de prática. Por este nobre motivo, é preciso buscar receitas básicas, mas que podem ser muito saborosas. Este é o caso das receitas de legumes à milanesas, muito práticas e simples para o dia a dia, sendo que você não precisa gastar tanto com os ingredientes. Neste artigo, você vai aprender a preparar este prato tão delicioso!
O Termo À Milanesa…
O termo a milanesa começou a ser empregado entre carnes e frangos, dentro do mundo dos empanados. Tal receita consiste em apenas empanar por for alguns alimentos, dentre eles, e mais atualmente, alguns legumes. Para preparar um preto nestas condições é preciso usar um pouco de fritura, já que a mistura para criar o “a milanesa” é de farinha e ovo, podendo ser jogada no óleo, virando uma bela fritura empanada.
Os pratos feitos dessa maneira são típicos do Brasil e também na Argentina, onde a maioria dos alimentos eram feitos de forma empanada, com o nome a milanesa. Mesmo assim, sua origem é da cidade de Milão, na Itália, onde os primeiros pratos eram feitos usando o famoso bife a milanesa, conhecido também como coteletta. Depois, a receita foi se espalhando por toda a europa, até atingir outro continentes que acabaram inventando uma nova forma de empanar: criou-se então os legumes empanados, ou, a milanesa.
Como Preparar
Um prato a milanesa pode ser mais fácil do que parece, mas para deixar realmente empanado, não existe mistérios e é sempre a mesma receita. Os ingredientes básicos para o preparo do empanado são sempre os seguintes: Ovo bem batido junto com a sua gema, óleo e farinha de rosca. Com o bife, é preciso fazer um preparo para temperar antes de empanar e deixa-lo a milanesa. Com os legumes, pode ser um pouco diferente: Os mesmos podem estar cozidos e sem ser previamente temperados. Mesmo assim, é possível empanar os legumes sem temperar.
Para fazer o tempero dos legumes, se assim desejar, é também muito fácil, basta usar mais 3 ingredientes essenciais:
sal azeite e outros condimentos que você preferir. Os legumes então podem ser imersos na mistura dos três ingredientes acima, e , logo em seguida, colocados sob a farinha de rosca, separada em outro local. Lembrando que os ovos devem estar bem misturados junto com gema para fazer a receita bem correta.
Logo após estas etapas, os legumes embebidos podem ir para a frigideira com óleo, para que os mesmos possam ser fritos. Na verdade, o que vai realmente fritar é a parte de cima, deixando os alimentos devidamente ” a milanesa”. Sendo assim, o seu legume, seja ele qual for, vai ficar com uma casca dourada por volta de todo o alimento.
Um ponto importante da receita é deixar o óleo bem quente na frigideira antes de fritar e prestar bastante atenção para que a casca não torre demais, deixando-a chegar na tonalidade “dourada”.
Depois de todas essas etapas, o seu legume empanado já estará pronto e você vai poder servir para a toda a família com aqueles acompanhamentos que todo mundo gosta.
Receitinha Rápida
Agora que você já sabe os princípios de se preparar uma receita de legumes a milanesa, já pode investir em uma receitinha básica, usando vários legumes para cozinhar e empanar. Veja os ingredientes logo abaixo e confira o modo de fazer.
Ingredientes
- Um brocólis
- Uma couve-flor
- Um pimentão
- Uma abóbrinha
- Algumas berinjela
- 1 xicara de farinha de trigo
- 1 colher de sal
- 1 ovo
- Uma xícara e meia de água
Modo de Preparar
O modo de preparo segue etapas bastante simples e práticas e que provavelmente qualquer cozinheiro iniciante vai conseguir fazer. Neste caso, vamos aprender ?
- Primeiro, é hora de fazer a massa para empanar. Para começar, pegue alguns ovos e misture com um pouco de sal e depois, coloque a farinha de rosca, sempre misturando tudo. Você também pode deixar a farinha de rosca separada se desejar e postar para ver como que vai ficar no final. Faça como preferir. Nesta mistura, é sempre aconselhável colocar um pouco de água e prestar bem atenção em todas as quantidades. É preciso calcular quantos legumes usar para a sua receita e não errar na quantia da mistura para empanar.
- Depois de preparar a massa para empanar, os legumes podem ser refogados, cozidos ou apenas bem temperados para que sejam posteriormente empanados e colocados na frigideira para fritar. Use azeite e os temperos que desejar.
- Com os legumes preparados, é só mergulha-los na mistura feita na primeira etapa. Encha a frigideira com óleo para realizar a fritura. Logo depois, os seus legumes saíram como os bons e velhos legumes a milanesa. Mais uma vez, preste atenção na tonalidade de casquinha crocante que vai ficar em volta dos alimentos. Também, não se esqueça de deixar o óleo dentro da frigideira ebm quente para que a receita não saia do modo errado.
- Agora que tudo está pronto, é só jogar os acompanhamentos no prato e servir para os convidados. Os legumes a milanesa ficam ótimos para o almoço e também para um jantar entre família e amigos. Além do mais, podem ser servidos com uma grande variedade de acompanhamentos. Não deixe de conferir logo abaixo!
Acompanhamentos
Legumes a milanesa ficam ótimos com alguns acompanhamentos bem práticos e comuns para se fazer. Os dois mais comuns são o arroz e o purê de batatas, que também pode levar alguns legumes em sua composição. Além disso, para diminuir na fritura e equilibrar o prato, estes dois alimentos são uma ótima opção. Nada melhor do que ter uma receita bem simples em mãos para combinar! Você ainda pode acrescentar uma carne como frango ou bife, além do peixinho de sempre.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva