Um dos maiores pesadelos de um cozinheiro é quando algo na sua cozinha não sai de acordo com o esperado, mas muitas vezes esse ‘erro’ pode se tornar uma grande experiência e descoberta para o paladar. Na história podemos constatar o surgimento de grandes pratos e bebidas por acasos, e ‘acidentes’ que trazem resultados inesperados e surpreendentes.
Foi assim na descoberta de bebidas fermentadas, ‘a uva estragada’ dos nossos vinhos, os ‘grãos selvagens’ assolados pela umidade e desenvolvimento de fungos na Mesopotâmia que nos originou a cerveja, o erro de um aprendiz de cozinha francês que errou a temperatura do forno e nos presenteou com o petit gateau, e assim vai. É por aí que surge o nosso temido suflê, o queridíssimo e, muitas vezes, dificílimo suflê!
Pesquisamos a história deste clássico prato conhecido mundialmente, afinal, a história remonta o que somos e o que nos tornamos, e as refeições, antes de ser um alimento físico, é também um alimento que sacia nossos ancestrais, nossa cultura e nos permite compreender como aqui chegamos.
Esta receita foi ‘criada’ (não intencionalmente) pelo prestigiado chef francês Marie Antoine Carême, 1783 – 1833. Quando este chef, tentou estrear seu novo forno, este que possuía tubos que faziam com que o ar quente circulasse por entre as paredes, sua preparação não resultou como gostaria. Ele preparava um merengue, ao qual na época era preparado com uma camada crocante por cima. Este prato deu muito errado, as claras, ao assarem queimaram e não alcançou o ponto ideal de cozimento. Então o chef tentou algo diferente, realizou a preparação base sem a cobertura crocante, e então surge o suflê, cujo significado é ‘inflado de ar’.
Conseguir fazer um suflê com altura, macio, fofo e que não murche assim que saí do forno é o desejo de todo cozinheiro. O domínio da técnica é pra lá de difícil, mas para quem tem prática e muita atenção, é possível. Pensando nisto, a equipe culturamix antes de passar uma receita de suflê de galinha MARA para você, mas também separamos umas dicas de como garantir um suflê perfeito.
Dicas Para Preparar um Suflê Perfeito
O suflê é uma receita que pode ser muito diversificada, pode vir a possuir variadas versões, tanto em pratos salgados como em sobremesas também. Pode ser utilizados legumes, verduras, variados tipos de queijo, proteínas, frutas, chocolates e por ai segue. E para alcançar o perfeito ponto desta receita, aqui seguem algumas dicas que vão fazer uma imensa diferença no resultado final.
- O segredo está nas claras em neve. Elas precisam estar bem firmes, a dica aqui é, quando for bater suas claras adicione uma pitadinha de sal, assim a estrutura do seu suflê estará garantido. Ainda, muitos chefs recomendam se atentar a qualidade de seus insumos, o principal aqui são os ovos, então dê preferência a ovos caipiras, já que estes tendem a apresentar uma maior densidade e viscosidade na clara.
- Receitas que levam insumos mais ‘pesados’ como batatas, mandioca, cenoura é importante bater a massa em uma batedeira antes de adicionar as claras em neve, para garantir uma maior homogeneidade a massa e também uma maneira de aerar esta mistura.
- No momento em que você for incorporar os ingredientes à clara em neve, nunca mexa a mistura de maneira bruta, já que a delicadeza e técnica no movimento é primordial. Sempre mecha tentando não ‘quebrar’ o aerado da clara em neve, sempre em movimentos circulares e com bastante calma.
- Escolha as formas corretas, é importante uma vez vez que permitirá que o calor do forno possa cozinhar a preparação no ponto exato. É indicado o uso de ramequins, já que o suflê crescerá ali de forma igualitária e em tamanho ideal.
- É ainda indicado que você faça alguma crosto na superfície do suflê, em preparações salgada, polvilhar queijo ralado e em sobremesas, um açúcar ou cacau em pó. Isto irá auxiliar no crescimento uniforme da preparação e não perderá umidade.
- Sempre pré-aqueça o forno antes de colocar sua preparação nela. É indicado pré-aquecimento em 220°.
Receita Suflê de Galinha
Esta é uma preparação relativamente simples e muito rápida. Após a leitura e atenção às dicas de preparação, vamos colocar a mão na massa!
Ingredientes
- 2 cebolas grandes raladas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 4 gemas
- 4 claras
- ½ ricota ralada
- 200 gramas de queijo mussarela ralado
- 2 xícaras de leite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açafrão
- Pimenta do reino à gosto
- Curry à gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela, adicione a manteiga, a cebola e o alho.
- Assim que cebola estiver suada, entre com a peito de frango já cozido e desfiado. Adicione a pitada de sal, pimenta, açafrão e curry.
- Entre com a farinha de trigo, misture bem. Adicione o leite.
- Por último acrescente a ricota e queijo mussarela.
- Coloque a mistura em um bowl e ligue em uma velocidade baixa. Vá adicionando uma gema de cada vez. Assim que esta mistura estiver homogênea, reserve-a.
- Em outro recipiente, bata as claras em neve, mas antes de iniciar adicione uma pitadinha de sal, pois irá dar maior sustentação em sua estrutura.
- Agora vamos misturar. Inicialmente coloque somente a metade da clara em neve na mistura de frango e mexa sempre devagar e em movimentos circulares. Estando homogêneo, adicione o resto.
- Separe o suflê em ramequins, e salpique um pouco de queijo ralado em cima.
- Em forno pré aquecido a 220° graus, coloque a sua preparação e espere cerca de 17 minutos.
- Não abra o forno antes, verifique se está cozido somente quando a preparação estiver dourada. Enfie um palitinho para saber se está cozido, se sair limpo, o suflê já estará pronto.
Agora é só alegria, e bom apetite!