Legumes Gratinados

Não é novidade para ninguém que a culinária é um dos principais meios de o ser humano conseguir se manifestar, não é verdade? Pois é. Tamanha verdade é esta afirmação que, atualmente, as mídias digitais e televisivas estão com um verdadeiro bombardeio de programas voltados a competições envolvendo a culinária.

Nos idos dos anos 1990 e 2000, o mais comum na televisão era acompanhar programas onde os apresentadores ou apresentadoras ensinavam com o auxílio de um chef a preparar uma comida específica.  Hoje, programas como o “MasterChef” encoraja as pessoas a colocarem a mão na massa. E ferramentas como o You Tube surgiram para dar mais liberdade às pessoas que desejarem se aventurar pela cozinha e outros lugares mais.

MasterChef

MasterChef

Vale lembrar que nem sempre o ser humano se interessou por tentar fazer com que os seus alimentos ficassem mais saborosos. Isso é dito levando em conta que os nossos ancestrais tinham somente a necessidade de sobreviver, sem se importar com cores, aromas ou sabores: o importante era se alimentar para, enfim, poder sobreviver às intempéries do planeta Terra. Quando eles caçavam, a comida era consumida quase que instantaneamente, sem nenhum tipo de cozimento ou tempero.

A Carne

Foi só quando o ser humano descobriu o fogo que ele passou a fazer com que os alimentos adquirissem uma consistência mais parecida com o que temos à nossa disposição no dia de hoje. Vale a pena lembrar também que o salto de qualidade de vida da população humana foi bastante alto, já que, a partir do momento que nós passamos a cozinhar os nossos alimentos, a taxa de mortalidade caiu pela metade, já que o consumo de carne crua é um perigo para nosso organismo, por conta de microrganismos e outras doenças que acometem a carne crua.

E, por falar em carne, ela é a base alimentar da população humana há milhares de anos, sendo uma evolução, já que, antes, os seres humanos consumiam folhas e outros vegetais somente. Atualmente, muitas pessoas voltaram a consumir apenas alimentos vegetais e derivados, não por conta de uma evolução humana, mas sim por entender que para si são melhores tais hábitos, bem como a proteção aos animais.

A onda vegetariana, que começou a entrar para a realidade humana com força a partir da segunda parte do século XX, entrou com força no século XXI, abrindo caminho para um tipo ainda mais rígido de dieta, que é o veganismo. É fato que o crescimento de um sentimento de compaixão pelos animais cresceu vigorosamente, sendo essa a tendência daqui para a frente. Com isso, receitas sem a utilização de proteína  animal começaram a crescer e a conquistar cada vez mais pessoas. No nosso artigo de hoje, por exemplo, vamos ensinar você a preparar deliciosos legumes gratinados. Vamos lá?

O Vegetarianismo E O Veganismo

Em um termo mais resumido, o vegetarianismo nada mais é do que um regime no qual os seres humanos consomem alimentos de origem vegetal, abrindo mão do uso de proteína animal em suas alimentações. Basicamente, nesse regime, o adepto pode ou não consumir produtos derivados dos animais, como é o caso de leite ou ovos.

Há uma verdadeira gama de razões para se optar pelo consumo somente de alimentos derivados dos vegetais. O que, talvez, seja o principal, é o respeito pela forma de vida animal, prática que já é empregada por certos praticantes religiosos, como é o caso de algumas religiões indianas que não permitem o consumo de carne de vaca, por considerar que elas são sagradas, fato esse que foi retratado na novela global “Caminho das Índias”, em 2009.

Outras questão são a estética, na qual algumas dietas são totalmente restritas quanto ao consumo de carne, a saúde, já que algumas pesquisas relacionam o consumo de carne com o aumento de câncer nas pessoas, razões econômicas, na qual o preço do insumo está tão elevado que a única forma de se alimentar é fazendo o uso de tais vegetais, ou, também, por causas ambientais, onde pesquisas mostraram que, para a fabricação de um quilo de carne bovina gasta-se mais de dezesseis mil litros de água.

As vertentes vegetarianas incluem aqueles que não consomem nenhum tipo de carne, mas não abre mão dos ovos, leite e derivados, a dieta na qual se abre mão dos laticínios mas não dos ovos e a dieta estrita que se excluí do cardápio qualquer tipo de alimento que seja direta ou indiretamente ligado ao animal. Esse último, inclusive, é sempre confundido com o Veganismo.

O Veganismo

No Caso do Veganismo, a principal bandeira levantada por eles é a preservação e o respeito pela vida animal. Só que isso não se reflete no não consumo de qualquer alimento provindo dos animais: reflete também no não consumo de produtos que tenham a ver com o uso animal: seja ele na composição ou nos famigerados “testes”, sendo estes feitos pelas indústrias farmacêuticas e cosméticas. Para se ter uma ideia, em 1997, três por cento da população estadunidense declarou que não tinha usado nenhum produto de origem animal a partir do ano de 1996.

Algumas figuras públicas já assumiram a sua posição a favor do veganismo, sendo o principal expoente deste aqui no Brasil a apresentadora Xuxa Meneghel. Vegetariana desde os vinte anos, nos últimos anos a rainha dos baixinhos declarou que está, a cada dia mais, retirando do seu uso cotidiano os produtos provindos de animais.

Legumes Gratinados

Para poder fazer os deliciosos legumes gratinados, você vai precisar usar os seguintes ingredientes:

Um quilo de legumes (vagem, cenoura, batata, chuchu, milho etc.); duas colheres de sopa de maisena, cinco colheres de sopa de maionese, duas xícaras de leite, queijo ralado, sal, pimenta e manteiga.

Legumes Gratinados

Legumes Gratinados

Depois de reunir os ingredientes, é hora de cozinhar os legumes. Quando estes estiverem cozidos, misture a maionese, a maisena e o leite. Levar ao fogo novamente e, quando a mistura engrossar, deve-se acrescentar o queijo ralado, a pimenta e o sal (esses dois últimos à gosto).

Depois de pronto, é só colocar em um prato refratário, colocando sobre o alimento mais queijo ralado. Sob o queijo ralado, em seguida, colocar pedaços de manteiga e, assim, colocar ao forno apenas para dar uma pequena gratinada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Típica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *