Como Fazer Cafés Diferentes: Variações Para o Dia a Dia

Um dos sabores que é uma verdadeira paixão dos brasileiros é o café e certamente existem inúmeras formas de preparar o seu pó. Se você é fã dessa popular bebida vai gostar das receitas que selecionamos abaixo ensinando a como fazer cafés diferentes, prepara-se para ter muito mais sabor na sua mesa.

A seguir estão listadas receitas sensacionais que vão garantir muito mais sabor para os seus dias de verão e de inverno. As receitas que selecionamos trazem algo de novo para o seu cafezinho do dia a dia, vale a pena começar a experimentar em casa.

Receita de Café Com Licor de Anis

Ingredientes

  • 1 flor de anis estrelado
  • 30 ml de licor de anis
  • 50 ml de café bem forte
  • 150 ml (mais ou menos) de leite quente ou vaporizado

Como Fazer

Passo 1 – Comece fazendo o café. Deixe o leite separado.

Passo 2 – A taça deverá ser aquecida com água quente, acrescente então o licor, o café e termine de encher com o leite.

Passo 3 – Faça a decoração usando uma flor de anis estrelado.

Receita de Café Especial de Inverno

Ingredientes

  • 40 ml de conhaque
  • 40 ml de mel
  • 80 ml de café bem forte

Decoração

  • 1 folha de hortelã
  • Chantilly

Como Fazer

Passo 1 – Comece passando o café normalmente, reserve o resultado.

Passo 2 – Depois aqueça a taça com água quente e coloque o mel no fundo da mesma.

Passo 3 – Acrescente o conhaque e o café logo em seguida.

Passo 4 – Usando o chantilly você deverá desenhar uma flor no canto da sua taça. Para dar um toque mais especial adicione a folha de hortelã por cima. Na hora de servir será necessário uma colher.

Receita de Café Miscelânea

Ingredientes

  • 40 ml de licor de avelã
  • 40 ml de calda de chocolate ou ganache
  • 50 ml de café bem forte
  • 150 ml (aproximadamente) de leite quente ou vaporizado
  • Confeitos de chocolate para decorar
  • Ganache
  • 150 gramas de creme de leite fresco
  • 150 gramas de chocolate meio amargo derretido em banho-maria

Como Fazer

Passo 1 – O primeiro passo é passar o café, separe o leite e reserve tudo.

Passo 2 – A taça deverá ser aquecida com água quente.

Passo 3 – Faça a decoração da borda da taça molhando a mesma na calda de chocolate, em seguida passe com suavidade nos confeitos de chocolate.

Passo 4 – A calda de chocolate deverá ser colocada no fundo da taça, acrescente o licor de avelã, o café e também o leite. Na hora de servir será necessário o auxílio de uma colher.

Receita de Cappuccino Light

Ingredientes

  • ¼ de xícara de café de café preparado
  • 1 copo de 200 ml de leite de soja light
  • 1 colher de sobremesa de chocolate em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó

Como Fazer

Passo 1 – Todos os ingredientes deverão ser misturados de forma que deem origem a uma bebida cremosa. Depois é só servir.

Como Preparar Alguns Tipos de Café

Além das receitas acima elaboramos algumas dicas para preparar alguns dos mais tradicionais tipos de cafés, aprenda a fazer desde o pingado até o macchiato.

Café Com Leite

Esse é o café filtrado com leite que deve estar previamente aquecido ou fervido. Se quiser você pode também fazer café expresso com leite vaporizado, coloque em cima uma camada fina de espuma de leite para dar um charme e um gostinho diferenciado.

Mocha

O famoso drink de café, conhecido como mocha, é feito com calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e também com uma dose de café expresso. Você tem a opção de fazer uma mistura que seja trifásica ou então que se configure apenas numa mistura de café com calda de chocolate acrescido de creme do leite.

Em alguns lugares esse drink recebe p nome de Mocaccino, um termo muito utilizado em cafeterias do mundo todo. O sabor do mocha é sem igual e certamente você irá adorar.

Cappuccino

Todo mundo conhece alguns tipos de cappuccinos diferentes, porém, o original e verdadeiro é aquele composto de 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite. A xícara do cappuccino em geral tem capacidade de 150 a 180 ml e a espuma utilizada é mais cremosa e densa.

A temperatura média é de 60°, o cappuccino deve ser tomado em goles. Uma característica acrescentada pelos brasileiros a esse tipo de café é colocar um pouco de chocolate ou canela.

Cappuccino Italiano

A versão italiana do cappuccino é composta de 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. Geralmente tudo isso é colocado numa xícara de 150 a 180 ml.

Pingado

Para fazer o pingado você deve usar um copo e não uma xícara, encha esse copo de leite quente e por cima um pouco de café, algo como um pingo de café num copo de leite. Trata-se de uma bebida bem popular em botecos e padarias, quase sempre o pingado é servido em copo americano, faz parte do seu charme.

Macchiato

O nome macchiato é uma referência ao visual desse café que é manchado com crema do leite. Quase sempre esse café é servido numa xícara de expresso e pode ser chamado de “café com espuma”. Os adoradores de café dizem que o bom desse tipo de café é que a crema do leite ajuda a amenizar o sabor forte do expresso.

Média

Você poderá encontrar a média pelos nomes de Latte ou Café Latte, principalmente nas padarias internacionais. Basicamente a média consiste num expresso com leite vaporizado coberto por uma camada fina de espuma. A textura deverá ser menos cremosa do que aquela do cappuccino.

Café Com Panna

Panna é um tipo de creme de leite fresco batido ou mesmo feito numa coqueteleira. Na Itália esse tipo de café é bastante comum, no Brasil não é tão comum porque em muitos estados não é permitido vender leite fresco. Dessa forma a panna pode ser substituída por chantilly.

Café Breve

Um dos cafés mais populares dos Estados Unidos conta com creme que não temos no Brasil, o half–and–half que é feito de metade de leite e outra metade de creme de leite. Basicamente o café expresso é servido com uma dose desse creme.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *