Carne de Porco ao Limão

Quando podemos ter um tempo para nos dedicar a uma atividade de nossa preferência é sempre uma coisa deliciosa, não é verdade? Todo mundo tem um hobby no qual se orgulha e se deleita de fazer. Para algumas pessoas, cozinhar pode ser um hobby de muita responsabilidade, inclusive.

Só que sabemos muito bem que os tempos atuais nos obrigam a ter uma rotina cada vez mais extensa de trabalho e estudo, não permitindo que nós possamos ter um momento para cozinharmos a nossa própria comida. Isso inclusive é um problema segundo alguns especialistas pois, quando não temos uma rotina de alimentação fresca e saudável acabamos por optar ou por comer alimentos rápidos (como salgados) ou alimentos congelados, que estão repletos de conservantes e outros químicos. Por conta disso, quando for se alimentar, opte pelos alimentos frescos e menos gordurosos.

Só que, em alguns momentos, nós podemos dar algumas exageradas, não é mesmo? Comer aquela carne bem gostosa acompanhada com algum outro alimento faz muito bem para a nossa saúde mental. E, já que estamos falando disso, que tal aprender uma receita deliciosa de carne de porco ao limão? Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre isso, bem como, também, algumas curiosidades relacionadas à carne de porco na dieta dos seres humanos. Vamos lá?

O Porco E A Sua Relação Com a Humanidade

Como você já deve ter ouvido falar em algum momento de sua vida, os nossos ancestrais eram conhecidos por serem nômades, ou seja, tinham o ímpeto de migrarem de região em região em busca de alimentos e outros sustentos para o seu bando. E isso durou até que eles perceberam que era possível se fixar em apenas uma região, com técnicas apuradas para a descoberta de água (isso quando não se acomodavam na margem de rios). Para manter o sustento alimentício, técnicas de domesticação de animais e de agricultura vieram para poder coroar o início da civilização humana no mundo.

Porco

Porco

E, por falar em domesticação foi esse processo que permitiu que vários animais tivessem convívio conosco atualmente, como os animais de estimação e os que são utilizados para a nossa alimentação, como é o caso do porco.

O suíno, que é vendido nos açougues como uma carne com um sabor inigualável tem uma história bastante antiga. Desde muito tempo, os historiadores entraram em consenso entre si, determinando que o primeiro povo que começou a domesticar o suíno foi o povo Chinês, há mais de quatro mil anos atrás. Porém pesquisas feitas recentemente indicam que os porcos já tinham sido domesticado há mais de dez mil anos atrás, em aldeias que eram localizadas no atual território da Turquia.

O Sus Vittatus

Sus Vittatus

Sus Vittatus

Como se era esperado, o porco é resultado de vários cruzamentos realizados durante a história, sendo o primeiro deles o Sus vittatus, que era um javali. Ele é bem diferente do porco atual, tendo uma dimensão bem menor. Essa espécie de javali foi expandido por todos os lugares da Europa e Ásia, além de países do norte da África, com instruções de como cuidar dos membros dessa espécie. Fora que a Europa também tinha uma espécie de javali que, cruzada com a asiática, criou uma outra espécie, que é conhecida como Sus mediterraneus.

O Porco na América e no Brasil

Diferente dos outros lugares do mundo, a América não tinha um representante do tipo sus em seu território. No entanto, isso começou a mudar a partir dos anos 1490: em 1493 o descobridor do continente, Cristóvão Colombo, em sua segunda passagem por aqui decidiu que era hora de trazer espécimes deste animal para ser domesticado por aqui. A partir daí, a presença desse javali por aqui passou a crescer exponencialmente. No Brasil, os primeiros suínos foram trazidos pelo colonizador Martim de Sousa, em 1532. O número de suínos trazidos foi tão grande que muitos acabaram fugindo para o interior do país, sendo que eles foram os responsáveis pela origem do porco monteiro, naturais do Mato Grosso.

Porco Domesticado

Porco Domesticado

Desde o início de sua domesticação, o porco sofreu muitas transformações, muitos em decorrência das necessidades do ser humano, para melhor aproveitar o que esses animais tinham para oferecer.

Diferente dos javalis, que possuem várias características que o colocam como um exímio caçador e, mais do que isso, um animal resistente a vida selvagem, o porco começou a adquirir um formato parecido com o de um paralelepípedo, com uma engorda bastante significativa. O tórax, um dos maiores locais de resistência do javali, no porco não possuí tanta relevância, tendo o seu coração e pulmões cobertos por uma espessa camada de gordura.

A carne de porco é uma carne considerada vermelha, na qual o seu consumo deve ser regulado por conta dos problemas que existem em um consumo exagerado de carne vermelha. Além disso, é uma das carnes mais gordurosas existentes, o que pede uma maior atenção nesses casos. Além disso, o cozimento dessa carne merece uma atenção mais do que especial, pela presença de microrganismos que, se não forem eliminados em um cozimento bem efetivo podem vir a causar diversos tipos de problemas de saúde aos seres humanos.

Carne de Porco Ao Limão

Carne de Porco Ao Limão

Carne de Porco Ao Limão

Depois dessa introdução, venha com a gente aprender a preparar essa deliciosa receita. Você vai precisar de um quilo de lombo de porco, cem gramas de manteiga (ou óleo), oito colheres de molho de tomate, meia garrafa de vinho branco, duzentos gramas de nata, cinco limões, uma colher de maisena, sal e pimenta ao seu gosto.

Feito isso, na véspera do dia do cozimento, você deve cortar o lombo de porco em cubinhos, temperando com sal, a pimenta e o suco dos limões. Pegue a manteiga (ou o óleo) e coloque em uma panela, deixando aquecer bem até que o molho de tomate possa ser colocado. Assim que ficar bem dourado, escorra a água temperada dos cubinhos de lombo e o coloque na panela para poder fritar. Logo em seguida, coloque o vinho e tampe a panela, para que a carne possa cozinhar por mais ou menos vinte minutos. Pegue uma caneca e, utilizando água, desmanche a maisena. Coloque a nata ao preparo da panela e, assim, engrosse o molho adicionando a maisena. Está pronto! Sirva com arroz e salada verde. Essa receita rende porções para 4 pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ADOREI É MUITO SABOROSO .ADOROOOOOO!!!

    MARIA 11 de maio de 2011 23:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *