Maminha à Cerveja Preta

Cozinhar é uma das artes mais conhecidas e antigas que se tem notícia. Isso porque é através dela que o ser humano pode sobreviver, ingerindo as proteínas e vitaminas necessárias para o funcionamento pleno do organismo. No entanto, a arte de cozinhar pode deixar a tarefa de ingerir alimentos saudáveis mais prazeroso e agradável ao paladar das pessoas: utilizando os segredos de uma boa cozinha, o que inclui o conhecimento obre temperos, tempos de preparo, entre muitos outros.

Embora atualmente no planeta haja uma grande conscientização sobre não ingerir carne animal, por conta de várias provas de que os animais, muitas vezes, sofrem para poderem servir de alimento, muitas pessoas não conseguem dispensar a carne para aquele churrasco do fim de semana. E, inclusive, muitos adoram criar diversas receitas para que a carne não seja consumida com um gosto “comum”, como um almoço regular. Para isso, utilizam vários ingredientes que, além de realçar o sabor da carne, ainda podem deixa-la mais tenra para o consumo.

Como ninguém é de ferro e todos merecem comer bons pratos, o nosso artigo de hoje será voltado para uma receita que irá unir os aficionados por carne e cerveja preta em um lugar só: maminha à cerveja preta. Aqui, você vai conferir essa deliciosa receita, além de umas informações interessantes sobre a cerveja preta. Confira:

A Cerveja Preta

A cerveja preta é uma das mais consumida pelas pessoas, por ter um gosto diferente das outras cervejas, já que esta é mais doce que as demais. Apesar de a sua cor escura assustar um pouco, os que adoram uma boa bebida garantem que o sabor desta vale a pena.

Além de ter um gosto mais adocicado, a cerveja preta – ou Malzebier- tem um teor alcóolico próximo do 1% – ou seja, bem abaixo do que as demais cervejas, boa pedida para aquele que está querendo maneirar no consumo de álcool ou, simplesmente, não quer se embebedar demais e perder as festividades que se encontrar.  Outra diferença é que o C02 e o açúcar, que dão o gosto característico da bebida, só são adicionados depois do processo de fermentação.

Outra diferença da cerveja preta para as demais é que, ao contrário das outras, a cerveja de tom escuro serve como um energético, ou seja, se você acha que vai ficar “voando” depois de toma-la, não se deixe enganar. A bebida o irá deixar bastante alerta.

A bebida se originou na Alemanha, mas lá, segundo os defensores da cerveja preta- ela não tem o reconhecimento que merece, chegando a ser rebaixada, ainda, para uma simples bebida energética, por conta do seu índice alcoólico, que, para eles, beira ao ridículo.

Maminha à Cerveja Preta

Sem mais delongas, vamos ao principal desse post, que é a receita de maminha à cerveja preta:

Para realizar essa receita, você vai precisar de 340 ml de cerveja preta, um pacote de sopa de cebola, 1,5 kg de corte de maminha, três batatas inglesas, meia cebola, meio tomate, um sache de molho de tomate, duas folhas de louro, dois dentes de alho, pimenta do reino e sal à gosto.

Munido de todos esses ingredientes, é necessário que você faça uso de uma panela de pressão para refogar o alho já amassado, utilizando, para esse processo, azeite.  Quando o alho já mostrar sinais de estar douradinho, adicione o tomate a cebola, já picados, e os deixe refogar por alguns poucos minutos. Depois, passe para o sachê de molho de tomate, adicionando o seu conteúdo na panela, juntamente com a mistura de sopa de cebola, pimenta do reino, folhas de louro e uma das protagonistas do prato, a cerveja preta. Depois de adicionado todos esses ingredientes, é necessário que você os misture muito bem e deixe cozinhando por um tempo curto até que os sabores possam se misturar entre si. Depois, é hora de juntar a maminha com o molho já pronto. Para cozinhar de uma maneira mais tranquila, adicione cerca de 300 ml de água na panela de pressão junto com a carne e o molho, e, antes de fechar a panela, prove o caldo, adicionando mais sal se você julgar necessário. Lembre-se que a mistura para sopa de cebola já é salgada e, por conta disso, é necessário provar o caldo para saber se, de fato, ele está salgado. Depois disso, é hora de fechar a panela, deixando o conteúdo na pressão por aproximadamente uma hora. Depois desse período, retire a pressão da panela e verifique se a carne está macia. Se ela não estiver, é só colocar a carne no fogo por mais um tempo. Se já estiver no ponto, é só juntar a carne com as batatas, que já devem estar cozidas e descascadas. Depois que as batatas “nadarem” no molho da carne, retire a carne e corte-a, para colocar num refratário juntamente com o molho e as batatas. Pronto! A sua carne já está pronta para degustação. Uma sugestão é servir o prato acompanhado de arroz branco com farofa e uma salada verde.

Para Sobremesa: Mousse De Limão

Todos sabem que uma boa refeição sempre conta com uma sobremesa no final. E, depois de apreciarem esse corte de maminha cozinhado no molho de cerveja preta, o melhor é se deliciar com um mousse de limão, que pode ser preparado utilizando cinco limões, uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e um pouco de água.

Para fazer, é simples: corte os limões, e os esprema em um copo, tendo cuidado para não espremer demais e sair o seu sumo, que pode amargar o doce. Feito isso com os cinco limões, é hora de colocar o suco deste no liquidificador, junto com o leite condensado, uma medida de água que pode ser tomada utilizando a lata de leite condensado, e creme de leite.  Estando todos esses ingredientes juntos, bata-os no liquidificador por uns 2 minutos. Feito isso, coloque em recipientes e coloque no congelador por três horas.

Uma dica é utilizar gelatina em pó sem sabor para dar uma textura mais firme ao mousse, e impedir que ele “derreta”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *