Anchova: Um Peixe Muito Apreciado na Culinária

A anchova é um peixe de escamas e as suas principais características é o corpo alongado, comprimido, fusiforme, além de ter uma grande cabeça e a boca larga com a mandíbula saliente. Falando em boca, os dentes da anchova são bema fiados.

Seu dorso possui coloração azulada e ventre e flancos na tonalidade prateada. Esse peixe pode chegar a medir um metro e meio e pesar, no total, 20 quilos.

Para pescar a anchova em muitos casos são usadas iscas artificiais, principalmente, quando a pesca é recreativa. Fora isso, as iscas naturais utilizadas para a pesca da anchova são parati, sardinha e tainha. Recomenda-se usar empate de aço.

É um peixe comum no Brasil, podendo ser visto na Ilha de Marambaia, Ilhabela, na Baía de Guanabara, entre outros lugares.

Mas, se o seu negócio não é pescar, mas sim, comprar um peixe fresco e fazer uma deliciosa receita, então, prepara-se, porque separamos algumas deliciosas receitas cujo protagonista é o peixe anchova. Vamos começar com a versão peixe assado, prático e saudável. A seguir você encontra os ingredientes.

1- Anchova Assada

Veja quais os ingredientes necessários:

  • 1 quilo e meio de anchova
  • 1 dente de alho em pequenos pedaços
  • 1 cebola pequena em pequenos pedaços
  • 1 tomate picadinho
  • Coentro, sal, salsa e limão a gosto
  • Azeite extra virgem de oliva.

Como preparar anchova assado, veja o passo a passo:

1- O primeiro passo para que sua receita fique deliciosa é um segredinho na hora da compra. Você deverá pedir que anchova seja espalmada, isto é, que a espinha do meio seja retirada e o peixe seja aberto como se fosse um livro.

2- Com o seu peixe perfeito nas mãos, você irá colocá-lo aberto dentro de um refratário, mas antes disso, a vasilha deverá ser  untada com azeite de oliva. Lembre-se ao colocar o peixe sobre o azeite, que a parte da pele é que ficará para baixo.

3- Em uma outra vasilha, você deve misturar muito bem todos os outros ingredientes, cebola, alho e temperos. Feito isso, pegue a pasta que conseguiu formar e espalhe muito bem espalhada sobre o peixe. Reserve por 30 minutos.

4- Depois que passarem os 30 minutos, regue com bastante azeite o peixe coberto com a mistura e coloque papel alumínio para levar ao forno.

O forno deverá ser preaquecido com a temperatura média e o peixe deverá ser assado por cerca de 30 minutos.

5- Depois dos 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe ainda o peixe dentro do forno para que o líquido seque, mais ou menos, 15 minutos são suficiente para essa segunda parte.

6- Pronto, o seu peixe anchova está pronto para ser servido.

Receita De Prato Principal Com Anchova

Vamos ver essa segunda receita que pode ser oferecida como prato principal. Os ingredientes que foram listados fazem uma receita que atender 4 porções, sendo que o tempo médio para preparação é de 40 minutos, 20 para cozinhar, o que significa que em 1 hora, o seu prato com anchova está pronto.

A receita é considerada de nível fácil, nada complicado para quem está começando a descobrir novos sabores na cozinha.

Veja quais são os ingredientes necessários para fazer essa receita com anchova!

  • Quatro filés de anchova limpos e frescos
  • 400 gramas de batatas, que deverão ser descascadas
  • 100 ml de mostarda
  • 2 folhas de louro
  • óleo o quanto for necessários
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Aprenda a preparar um deliciosa anchova com batatas

1- Comece temperando o peixe, toda quantidade da receita usando pimenta do reino e sal.

2- Em seguida, em uma panela com óleo, esquente para dar uma leve fritada na parte do couro das anchovas.

3- Enquanto isso, aqueça o forno, que deve atingir 200 graus. Quando isso acontecer, coloque o peixe por 10 minutos.

Enquanto a anchova está no forno, prepare as batatas, faça rodelas médias e leve-as para cozinhar em uma panela com água e sal, folhas de louro e a mostarda. A mistura deverá ficar no fogo fervendo por pelo menos 15 minutos.

4- Passado os minutos, retire as batatas da água e frite levemente, um lado depois o outro. O ideal é que elas fiquem crocantes e para tal, o segredo é fritar com pouco óleo.

5- Tudo pronto, batata frita, coloque-as no prato e sobre elas retire a anchova do forno e coloque em cima delas. Pronto, agora é só servir.

Para terminar as dicas de receitas deliciosas com anchova, um outro prato principal que faz o maior sucesso, risoto de anchovas. A receita demora somente 15 minutos para preparar, 18 minutos para cozinhar, somando 33 minutos para o preparo total. Fácil de fazer, serve 4 porções os ingredientes a seguir.

Anote os ingredientes:

  • 4 filés de anchova, eles devem ser picados em pedaços bem e bem finos
  • 1 cebola pequena, também picada em finas rodelas
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 400 gramas de arroz para risoto
  • 400 gramas de tomates sem a casca e com o sumo
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 1 colher (de sopa) de salsa bem picadinha
  • 1 colher (de sopa) de manjericão bem picadinho
  • 6 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado

Como fazer risoto de anchova:

1- Comece levando a anchova em uma frigideira ao fogo com a manteiga, passe os pedaços de cebola, em fogo médio, até que o peixe esteja levemente cozido.

2- Em seguida, coloque o arroz cru e mexa sem parar por dois minutos, vá mexendo e junte os tomates.

3- Mexa mais um pouco e adicione o caldo de legumes, cerca de 125 ml a cada vez. Continue mexendo e colocando água quando a que estiver na panela secar. Faça isso até que o arroz esteja cozido.

4- Retire do fogo, coloque o manjericão e a salsa e salpique o queijo parmesão por cima e pronto, o risoto poderá ser servido.

Com receitas simples você pode fazer pratos deliciosos com anchova.

Anchova é um conhecido sabor de pizza estadunidense, conhecida no Brasil pelos filmes que importamos desse país. A anchova é uma espécie de peixe encontrada no mundo inteiro. Os lugares mais famosos por essa pesca são: Peru e o Chile, onde a quantidade de peixes pescados é muito grande, e já chegou a mais de 10 milhões de toneladas de peixe em uma temporada de pesca. Geralmente,  as anchovas ficam em águas costeiras com movimentação. No Brasil, o sabor de pizza de anchovas é conhecido como alice, pronunciado “alitche”.

Essa espécie de peixe possui o corpo alongado e com muitas escamas, a mandíbula desse peixe é saliente, mostrando os dentes afiados. Alguns peixes chegam a ter um metro e meio de comprimento e chegam à vinte quilos. Outros peixes como a tainha, a sardinha e o parati são utilizados como iscas naturais para pegar anchovas, mas também pode ser utilizadas iscas artificiais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Peixe

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *