Alimentos Turbinados

Os alimentos são o combustível para o corpo e assim como no caso do combustível para automóveis tem as versões boas e aquelas que são prejudiciais. Quando o assunto é ajudar o corpo a combater e vencer possíveis processos de doença é interessante apostar nos chamados alimentos turbinados. Basicamente são alimentos que oferecem os nutrientes que o corpo necessita para se manter forte e poder reagir contra possíveis doenças que tentem se instalar.

Mas, quais seriam esses alimentos tão poderosos para incluir na sua dieta? Confira nossa lista dos superalimentos abaixo e não esqueça de incluí-los em sua dieta, pois somente sendo consumidos com frequência eles darão os resultados esperados. Ter mais saúde pode estar a sua disposição no seu prato.

Conhecendo os Alimentos Turbinados para Uma Alimentação Saudável

Vegetais

Cenoura

Possui grande concentração de betacaroteno que é uma substância que combate alguns tipos de cânceres. Também é rico em vitamina A e potássio que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ajuda a manter a cor do bronzeado por mais tempo.

Cenoura

Cenoura

Frutas

Mamão Papaia

Algo que muitas pessoas nem imaginam é que o mamão papaia pode contribuir para a melhora da vida sexual sendo uma importante fonte de cálcio. Além desse nutriente ser importante para o processo de contração muscular também contribui para o orgasmo feminino e a ereção masculina. As sementes do mamão liberam gorduras essenciais para a síntese de hormônios sexuais. Também é uma fonte de vitamina C.

Mamão Papaia

Mamão Papaia

Frutas Vermelhas

Além de lindas e saborosas as frutas vermelhas contam com grande concentração de bioflavonoides que agem na proteção do sistema imunológico. Tem boa concentração de Vitamina C.

Dicas – Você pode incluir essas frutas como um lanche no meio do dia ou na forma de sucos.

Fruto

Café

A bebida que é feita a partir dos grãos do fruto do café torrados já foi bastante mal vista em termos de saúde, mas atualmente, se reconhece o seu valor para o bem-estar. Um aliado no combate a inflamações, mas não exagere na dose.

Café

Café

Raízes

Gengibre

Quem sofre com doenças como Rinite, Sinusite, Bronquite e Asma tem no gengibre um grande aliado. A raiz possui ativos como felandreno, zingerona e zingibereno que agem descongestionando as vias aéreas reduzindo o desconforto que o acúmulo de pigarro ou catarro pode causar. Também conta com Selênio que é um mineral que possui ação anti-inflamatória. Por fim o gengibre ainda possui gingerol que é uma substância que age como um analgésico que reduz significativamente o desconforto.

Dicas – Por ter um sabor muito pronunciado o gengibre deve ser usado como um toque em saladas ou em pratos como peixe assado, por exemplo. Se não quiser incluí-lo nas refeições você pode adicioná-lo a água ou então fazer um chá. Mas, lembre-se que o gengibre sempre precisa ser fervido antes de ser consumido.

Gengibre

Gengibre

Açafrão

Uma raíz da mesma família do gengibre, o açafrão, é muito usado como tempero e pode ser um importante aliado no combate a inflamações nos tendões. Quem tem Tendinite pode contar com um toque de açafrão para reduzir a sua dor. Estudos científicos descobriram que o pigmento chamado curcumina (que dá cor ao açafrão) tem propriedades que impedem o processo de inflamação dos tendões. Também pode ser útil para reduzir as dores persistentes da Artrite e Artrose.

Dicas – Outra raiz com um sabor que domina o prato então use bem pouco açafrão para temperar o frango ou o arroz. Pode ser usado em molho para salada também.

Cogumelos

Shitake

Um dos cogumelos favoritos dos japoneses, o Shitake, se destaca por contar com muitas proteínas e ser pouco calórico. Ainda tem uma grande concentração de lentinana que é um nutriente que trabalha na produção de glóbulos brancos que tem como função combater inflamações aumentando a defesa do organismo.

Shitake

Shitake

Dicas – Quando for preparar seus pratos com cogumelos Shitake não jogue fora os seus talos, pois é neles que está a maior concentração de fibras betaglucanas que realizam um processo de limpeza do organismo.

Condimentos

Pimenta Vermelha

Se você é fã de um sabor com toque ardido vai adorar saber que a pimenta vermelha pode ser muito boa para a saúde. Sendo uma fonte de Capsaicina a pimenta contribui para o combate de Rinite, age como um alimento termogênico promovendo a queima de gorduras e ainda mantém o nível de glicose estável no sangue.

Bulbos

Alho

Algumas pessoas tem restrição quanto a comer alho porque ele não contribui positivamente para o hálito. Contudo, esse bulbo possui substâncias como Aliina e Alicina que são muito importantes para prevenir processos inflamatórios e doenças. Esse alimento fortalece o sistema imunológico.

Alho

Alho

Tubérculos

Batata-Doce

Um alimento turbinado por ter índice glicêmico baixo de maneira que ajuda a combater processos inflamatórios. Quando ingerimos um alimento que possui índice glicêmico alto a tendência é que o pH do organismo fique ácido. Um organismo ácido abre portas para a proliferação de bactérias e fungos. Por ter uma grande quantidade de fibras a batata-doce ajuda no aumento de bactérias e fungos que fazem bem a saúde.

Batata-Doce

Batata-Doce

Esse alimento contribui para a prevenção da síndrome do cólon irritável bem como a colite ulcerosa. Nos casos de quem já possui um processo inflamatório em andamento o tubérculo possui grande concentração de nutrientes como betacaroteno, vitamina B6 e manganês que ajudam a solucionar a questão.

Dicas – Para quem acha difícil incluir a batata-doce no seu dia a dia é possível combiná-la com coco, canela ou outros elementos para fazer doces.

Grãos Integrais

Arroz Integral

Um alimento rico em fibras, vitaminas e outros nutrientes que ainda conta com silício orgânico. Bastante positivo para a aparência da pele contribuindo para o aumento da produção de colágeno. Você pode variar o arroz integral com outros grãos como a aveia, cevada e trigo.

Arroz Integral

Arroz Integral

Sementes

Linhaça

A semente da linhaça tem grande quantidade de uma substância fitoquímica chamada Lignana que atua no organismo de maneira semelhante ao hormônio estrogênio. Para quem sofre dos efeitos de alteração de humor da TPM a linhaça é um alimento bastante útil. Por ter uma boa concentração de fibras é indicado para ajudar no melhor trânsito intestinal também.

Ervas

Chá Verde

Chá Verde

Um famoso chá diurético que é bastante usado por pessoas que desejam emagrecer. Possui grande concentração de catequinas que são substâncias que atuam como antioxidantes no organismo combatendo vírus e radicais livres amenizando o envelhecimento precoce. Mas, atenção que essa erva não é indicada nem para gestantes e nem para hipertensos.

Óleos

Azeite de Oliva Extravirgem

Esse óleo é bastante presente na culinária mediterrânea e considerado um dos óleos mais saudáveis do mundo. Trata-se de uma ótima fonte de gorduras monoinsaturadas que reduzem a quantidade de colesterol ruim (LDL). Trata-se de um óleo que evita o processo de inflamação das artérias que pode acarretar numa série de complicações como doenças cardiovasculares. Um óleo que possui uma substância chamada de Oleocanthal que age inibindo a ação de enzimas que causam inflamações.

Azeite de Oliva Extravirgem

Azeite de Oliva Extravirgem

Dicas – Evite usar esse óleo aquecido, pois o calor acarreta em modificações de suas estruturas lhe tirando alguns benefícios.

Proteínas

Peixe

O consumo de peixe com frequência é importante para manter as defesas do organismo. Dentre as melhores opções estão atum, arenque, salmão e cavalinha. São peixes ricos em Ômega-3. Um importante nutriente que melhora os processos de memória por meio de oxigenação do cérebro.

Peixe

Peixe

Soja

Além de ajudar a reduzir o mal colesterol a soja é uma fonte de isoflavonas que possuem ação estrogênica aliviando sintomas do climatério. Funciona ainda como um alimento que previne a Osteoporose. Cuidado para não exagerar na dose, pois tudo que é exagerado faz mal.

Fígado

Este alimento possui 13 vitaminas essenciais ao organismo: vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, folato, ácido pantotênico, biotina, vitamina c, vitamina D, vitamina E, Vitamina K e niacina. Os benefícios proporcionados por essas vitaminas são inúmeros: a vitamina B12 auxilia no processo de recuperação e cicatrização, por exemplo. Outra vantagem que o fígado proporciona é a produção de glóbulos vermelhos, que são formados pela presença da vitamina B6. Por isso, o fígado é extremamente indicado em casos de anemia. O folato é importante na composição do material genético e no processo de divisão celular.

Fígado

Fígado

Não por acaso é extremamente recomendável seu consumo pelas mulheres, pois a falta deste nutriente pode acarretar problemas sérios para o feto. A niacina auxilia na digestão e na circulação sanguínea. Outro componente do fígado que auxilia na circulação é a vitamina K – sua função é auxiliar no processo de coagulação do sangue,evitando ou amenizando hemorragias. O ácido pantotênico auxilia na produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico. Todas as outras vitaminas presentes no fígado são extremamente importantes, e devem ser consumidas não só através do fígado, mas de outros alimentos. Lembre-se sempre que o segredo de uma boa alimentação é sempre consumir alimentos diversos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *