A galinha Angola é uma galinha muito popular e facilmente encontrada em todo o território brasileiro. Apesar de muitas vezes diversos tipos de criadores rurais optarem por cultivar e vender ovos de galinhas de raças mais comuns, existem lugares específicos onde o comercio de ovos e aves é destinado exclusivamente para esse lindo tipo de ave.
As Galinhas Angola e Seus Demais Nomes
Muitas pessoas conhecem a galinha Angola por outros nomes, como por exemplo, galinha Guiné, Capota ou Cocá. Isso porque, essa ave é presente em diversos tipos de lugares diferentes no mundo, fazendo assim com que cada região acabe desenvolvendo seu próprio modo de nomeá-la, e tornando-a assim de grande variedade e diversidade por onde passa.
A galinha Angola é uma galinha que foi trazida até o Brasil na época da colonização do país, por representantes de Portugal, que na época foi o país responsável por todo o processo de extração de recursos do país. Ela é especificamente proveniente do ciclo de ordens da espécie de Galliformes. Quando foram transportadas para o Brasil diretamente da África Ocidental, elas acabaram se instalando por esse território, e se desenvolvendo facilmente no país.
Uma das curiosidades provenientes dessa ave são seus nomes e seus significados. No Brasil, existe algumas regiões que acabaram fazendo com que mais um nome para essa ave fosse criado, tô fraco. As pessoas dessas regiões acabaram apelidando essa ave dessa maneira, pois o som que ela imite quando cacareja remete muito a fonética dessas duas palavras. Esse som é imitido apenas pelas fêmeas da espécie. A galinha Angola muitas vezes é utilizada como parte de oferendas em diversos tipos de rituais religiosos, como a religião Candomblé, onde a ave é servida como presente para Oxum, por exemplo.
Em relação ao seu convívio com outras espécies e seu comportamento perante a humanos, a galinha Angola pode ser considerada uma ave um tanto quanto difícil. Isso porque ela muitas vezes pode acabar desenvolvendo um tipo de estresse, fazendo com que ela acabe desenvolvendo um comportamento geralmente agressivo.
Elas não são aves que costumam viver sozinhas, sem a companhia de demais aves da mesma espécie que elas, fazendo com que na maioria das vezes elas acabem sendo encontradas naturalmente com companheiros de seu mesmo bando.
O processo de formação dos bandos dessas aves é muito importante, já que influencia de forma direta para que haja o acasalamento entre essas aves. O grupo dessas aves é divido de uma forma muito organizada, para que não haja brigas entre os integrantes do mesmo.
O processo de alimentação dessas aves quando as mesmas estão em grupo onde existe um líder do mesmo é bem interessante. A ave considerada pelos demais integrantes como o líder do bando tem o papel de supervisionar o mesmo, para que não aconteça nenhum imprevisto com nenhum de seus integrantes. Por isso, quando o bando se vê diante de alguma refeição correm para comer, e o líder se posiciona um pouco mais atrás, observando seu grupo se alimentar e de olho para que não haja nenhum imprevisto. Após ele verificar que tudo está bem, o mesmo também está livre para se alimentar.
A função de mãe dessas aves nem sempre é muito bem exercida, isso porque elas não entram com frequência em seus ninhos, como outras aves acabam fazendo, para que seus ovos sejam aquecidos. Isso acaba fazendo com que grande parte de seus ovos não formem pequenas galinhas Angolas. Além disso, para os criadores dessas aves, a descoberta de seus ninhos pode ser muitas vezes uma tarefa trabalhosa.
As galinhas angolas geralmente escondem muito bem seus ninhos, cobrindo-os com diversos tipos de apetrechos, para que o mesmo não seja descoberto por predadores, que se alimentam de seus ovos, como lagartos e gaviões.
Tipos de Galinhas Angola
Apesar de existir uma grande diversidade de nomes para esses bichos, apensas três tipos de variações da ave foram encontradas e classificadas até hoje. Os nomes das mesmas forma escolhidos a partir de suas diferenciações físicas.
o primeiro tipo de galinha Angola é a Pedrês, entre os três tipos encontrados, ela é a que apresenta maior quantidade, fazendo com que seja mais fácil de se encontrar galinhas dessa espécie em todo o território brasileiro.
Suas cores se diferenciam das demais por sua coloração ser composta principalmente por bolinhas brancas e o resto de seu corpo cinza.
A próxima espécie dessa galinha tem sua coloração de uma forma mais distinta, sendo totalmente branca. Esse tipo de ave, entre as três é a menos usual, e que as pessoas têm uma maior dificuldade de observar.
A partir dessas duas espécies, acabou se formando uma nova. A galinha Angola Pampa é uma mistura do cruzamento entre as outras duas citadas anteriormente.
Apesar de serem aves que vivem diretamente em bandos, na época de acasalamento, que geralmente acontece por volta do nono ao último mês do ano macho e fêmea se juntam. Considerando que são habitats naturais são em voltas de lagos, as duas aves procuram se afastar dos demais, até as margens, onde a fêmea acaba depositando seus ovos.
Os Ovos da Galinha Angola
A partir do momento que as aves forma extraviadas para o Brasil, na época de colonização do país, os ruralistas tentaram fazer com que a mesma fosse domesticada. Esse processo obteve êxito em certa parte, mas ainda pode dar trabalho para muitos produtores.
Isso porque essas aves acabam escondendo seus ninhos, onde depositam seus ovos de forma muito inteligente e tem a habilidade de voar, fazendo uso da mesma sempre que se sentem em um ambiente inóspito.
Geralmente essas galinhas botam cerca de doze ovos, para que seus ninhos sejam formados. Os ovos dessas aves são considerados muito saborosos, mas mais intenso quando comparado aos demais.
Os ovos mais consumidos pela população são os clássicos ovos de galinha, sejam eles caipiras ou derivados de granjas. Quando os mesmo se apresentam em falta, ou a intenção da receita é servir como aperitivo, esses são substituídos por clássicos ovos de codorna. Segundo especialistas, o consumo de ovos de outras espécies ocorre em maior quantidade pois as possibilidades para que os consumidores possam conhecer e consumir diversos outros tipos de ovos, advindos de diferentes aves é muitas vezes impossibilitado pelo comercio.
Além disso, a produtividade de aves como galinhas é muito maior do que quando comparada a outros tipos de aves. Galinhas que são criadas com fins específicos de procriação podem chegar a números extremos de botar cerca de trezentos e cinquenta ovos por ano. Isso já não é recorrente em outros tipos de aves.
Alguns especialistas afirmam que o valor nutricional presente nos ovos costuma não ser alterado, de forma natural. O que muda entre os ovos de cada espécie, acaba sendo em sua maioria, o tamanho dos ovos produzidos, bem como sua diferença na coloração.
Uma das causas de variação nutricional, de sabor ou mesmo do tamanho dos ovos é decorrente da alimentação que as aves produtoras dos mesmo são expostas. Aves que acabam sendo induzidas a se alimentar de forma mais frequente de peixes e afins, podem apresentam um gosto diferente de outra galinha que costuma comer insetos e bichos encontrados no seu habitat.
Benefícios dos Ovos de Angola
Os ovos são alimentos que apresentam grande valor nutritivo e que podem contribuir de forma direta para a alimentação e muitas vezes melhora da saúde de diversos indivíduos ao redor do mundo.
Pessoas que geralmente são atletas e esportistas acabam consumindo muitos ovos em sua dieta muitas vezes restrita. Apesar de seguirem dietas indicadas por nutricionistas especializados em sua dieta, muitas pessoas se sentem influenciadas pelos mesmos, e consomem grandes quantidades desse alimento, acreditando que assim chegarão ao mesmo resultado que seu ídolo.
O ovo de galinha Angola, como os ovos de demais aves apresentam uma grande quantidade de proteínas em sua composição, fazendo com que sejam considerados muito saudáveis.
Os ovos têm benefício direto para várias parte do corpo de todo ser humano, podendo ser citado respectivamente em sua melhor sequência de melhora na saúde dos indivíduos.
Benefícios dos Ovos de Angola Para os Olhos
Muitas pessoas não sabem, mas os ovos geralmente têm um poder de melhora e recuperação de muitos problemas visuais, que podem casualmente ser desenvolvidos por qualquer pessoa. Para que esses problemas então sejam evitados, os especialistas recomendam que a pessoa em si consuma em media um ovo por dia, de preferência cozidos.
Um tipo de doença que pode ser desenvolvido na região dos olhos de indivíduos é o aparecimento de catarata. A catarata é uma doença que muitas vezes se apresenta de forma muito lenta, e é caracterizada pelo aumento da transparência de uma parte muito específica dos olhos de um indivíduo, mais especificamente do cristalino. Por ser uma doença que aprece gradativamente, o consumo de ovos de Angola pode ser muito benéfico.
Um ovo de galinha Angola apresenta em media oito gramas de compostos proteicos, melhorando a saúde dos indivíduos.
Doenças Cardíacas
Além de ser muito benéfico para outras partes do corpo, o ovo de uma galinha Angola pode ser de muita importância para o sistema cardíaco de todas as pessoas. Muitas pessoas afirmam que o consumo de ovos pode alterar diretamente a taxa de colesterol encontrada no corpo de um indivíduo, fazendo com que o mesmo apresente graves problemas de saúde.
Porem, diversas universidades internacionais realizaram diversas pesquisas onde comprovam que o consumo dos ovos de galinha Angola, ou mesmo outra ave regularmente não tem relação direta com o aparecimento de doenças no corpo e na área cardíaca.
Apesar disso, como resultados dessas diversas pesquisas acabou fazendo com que os estudantes descobrissem que o consumo de ovos de galinha Angola de forma recorrente pode auxiliar a prevenir doenças que interfiram no desenvolvimento a andamento da coagulação sanguínea positivamente.
Ossos
Para a região óssea do corpo do indivíduo os ovos também têm um beneficio muito grande. Suas propriedades acabam fazendo com que seu fortalecimento seja favorecido. Isso acontece porque na composição dos ovos, os mesmo apresentam grande porcentagem de cálcio e diversos outro tipos de componentes que ajudam a que os dentes e os ossos se mantenham mais firmes.
Além de prevenir com possíveis quebras ou enfraquecimento, o consumo de forma recorrente de ovos de Angola pode ser muito benéfico para o crescimento e melhor desenvolvimento dos mesmos, principalmente em crianças.
A vitamina essencial para o crescimento dos ossos quando está em falta em nossos corpos, pode acabar causando graves problemas que irão fazer com que os ossos apresentem uma característica nos seu processo de envelhecimento.
Cérebro
Por incrível que pareça os ovos têm uma função benéfica pra quase todo o corpo humano, até mesmo o cérebro. Isso porque, na composição desse alimento, existe uma grande quantidade de uma substância muito importante chamada de Colina.
A colina é um dos principais nutrientes benéficos para o cérebro, o influenciando a funcionar de forma melhor a partir de seu regulamento.
Os ovos de galinha de Angola, além de todo o benefício a saúde, apresentam uma baixa porcentagem de cordura quando avaliado de forma completa. Essa pequena taxa de quantidade de gordura, influência seu consumo em dietas mais restritas pra esportistas.
Apesar da crença popular de que os ovos façam com que as pessoas desenvolvam alto colesterol estarem ainda presença no dia-a-dia, as novas pesquisam rebatem de forma direta esse pensamento. O ovo tem diversos benefícios a saúde, a partir de suas vitaminas e uma delas é chamada de vitamina D. Essa mesma vitamina não é encontrada em muitos tipos de alimentos, mas sim nos ovos.
Câncer
Os ovos de galinha Angola muitas vezes podem ajudar no processo de combate ao aparecimento de diversas doenças, e uma delas é o câncer, mais especificamente o câncer de mama, que são muito maiores em mulheres. Estudos constaram que mulheres que acabavam consumindo ovos com mais frequência, ou em uma quantidade maior, apresentaram suas taxas de possibilidade de desenvolver esse tipo de câncer uma redução de cerca de quarenta e cinco por cento.
Estética
Além de ser muito bom para a saúde, os ovos podem ajudar muito as mulheres e homens que tem uma maior preocupação com sua aparência, ou mesmo a suade de sua pele, cabelos e unhas. Por isso, o ovo de galinha Angola pode favorecer o crescimento dos cabelos dos indivíduos, sejam eles homens ou mulheres.
A diminuição da probabilidade de pessoas que consomem ovos regularmente desenvolver a doença classifica como a doença do século, o câncer, é considerada menor, porque esse tipo de alimento apresenta diversos tipos de nutrientes que atuam como propriedades antioxidantes.
Apesar de ter todos esses bons ingredientes, a maior recomendação para esse tipo de alimento que eles sejam consumidos na sua forma cozida. Isso porque ao realizar outros processos de cozimento do mesmo eles podem apresentar uma queda na sua composição de ingredientes, fazendo assim com que suas possibilidades de nutrição e combate aos diversos tipos de doenças sejam diminuídas, impossibilitando que ele seja tão saudável quanto seria se fosse consumido cozido.
Por isso, é muito mais corriqueiro que possamos observar diversos tipos de atletas e esportistas consumindo ovos de Angola ou de outras aves cozidos, e nunca fritos.
Bom dia isso no quesito da estética o jogos podem ser muito benéficos. Geralmente pode ser utilizado em diversas receitas que iram potencializar o desenvolvimento de demais ingredientes em sua composição. muitas vezes os ovos de galinha Angola são utilizados em receitas de hidratação para pele ou para o cabelo.
A Galinha Angola
Em angola é 1 galinha que pode contribuir de forma muito positiva para o meio ambiente com sua alimentação e demais atitudes. Isso porque elas se alimentam basicamente de insetos e folhas que encontram em seu habitat, fazendo com que formigas e outros insetos que possam incomodar o convívio humano, sejam combatidos.
Esse tipo de alimentação favorece todo o ambiente em diversos tipos de aspectos. Podemos analisar como o ambiente de lugares onde existem grandes pastos e criações de gados.
A produção de leite desses animais pode melhorar quando se tem a presença de galinhas Angolas no mesmo território. Isso decorrerá a partir da alimentação das mesmas, que irá diminuir de forma muito importante o numero de formigas e insetos que iriam acabar com os alimentos dos gados. Ao realizar esse processo, os animais poderão se alimentar melhor, e consequentemente a sua produção de leite irá apresentar grandes saltos.
Criação de Galinha Angola E Seus Ovos
Criação Em Ambientes Abertos
Muitos produtores acabam criando esse tipo de animal para que o mesmo possa ser comercializado de diversas formas, já que a carne desse animal pode ser consumida e apresenta um sabor muito interessante. Existem ainda pessoas que acabam comercializando a realizando a criação desses animais apenas para a venda da ave, pois existem muitas pessoas e produtores que admiram e apreciam a presença dos mesmos em suas propriedades. Além disso, os ovos desses animais podem ser vendidos para diversos lugares e estabelecimentos, que apostam no uso de ovo de galinha angola para ser um diferencial em seu negócio, fazendo assim com que seus lucros sejam obtidos de uma forma diferente.
A criação das galinhas angolas acontecem de duas formas distintas, podendo ser de forma natural em fazendas ou bosques, ou seja, natural e em liberdade, ou por um processo de confinamento, onde as aves são mantidas em recinto com alimentação regulada e muitas vezes industrializadas, influenciando assim no processo de reprodução das mesmas, e a alimentação sendo um grande fator na produção de ovos e na engorda dos animais.
Apesar de a criação das galinhas angola em forma de liberdade ser mais fácil para as aves, que poderão assim explorar todo o território de uma forma mais sutil e livre, a alimentação das aves pode ser muitas vezes regulada. Essa regulação se dá quando o criador das aves as alimentam regularmente no período de manhã e tarde.
Mesmo que as aves vivam em um ambiente aberto, o criador dessas aves tenta priorizar ao máximo a alimentação natural das aves, dando a elas sempre que possível diversas opções de insetos e capins, de forma exclusiva.
Quando o criador opta por realizar a criação de suas aves dessa forma, ele poderá vende-las alegando que todo o seu processo de criação foi feito de forma natural, sem uso de rações e ativos que podem influenciar no desenvolvimento da ave. Porem, um dos pontos negativos desse tipo de criação é relacionado aos ovos da ave.
Já que elas são criadas em uma ambiente aberto, muitas vezes o criador não sabe que suas aves estão em processo de procriação e acabam descobrindo apenas quando as mesmas já aparecem com seus filhotes, com isso ele acaba perdendo muitos ovos, já que as galinhas angolas perdem grande parte de seus ovos no processo de eclosão. Esse é um habito selvagem desse tipo de ave, então elas geralmente acabam fazendo realmente todo esse processo de esconder seus ninhos, para defende-los de predadores e possíveis ameaças a seus ovos.
Em propriedades rurais onde existem criação de galinhas angola, um atitude muito corriqueira acaba sendo uma certa vigilância que a família de produtores deposita sobre as aves, ficando atenta sempre a qualquer sinal de que existem galinhas angola escondidas no mato, chocando seus ovinhos. Porem, como esses aves não acabam ficando muito tempo chocando seus ovos, quando as pessoas descobrem seus ninhos, muitos ovos já estão perdidos, quebrados ou até mesmo chocos e podres.
Outro tipo de criação em uma ambiente considerado aberto são galinheiros que as pessoas constroem para que esses bichos acabem convivendo. Quando isso acontece, geralmente os galinheiros são cobertos inteiro por algum tipo de tela, isso porque essas aves são muito temperamentais, e qualquer coisa que acontecem, elas acabam levantando voo, e tornando o processo de captura das mesmas muito mais difícil.
Criação Em Ambientes Fechados
Esse é o tipo de criação que no interior é conhecido com granja, já que as aves são confinadas e alimentadas exclusivamente com raçoes e alguns tipos de suplementos. Esse tipo de criação muda totalmente a forma de desenvolvimento e crescimento da ave.
Muitas vezes as galinhas quando estão estressadas ou se sentindo ameaçadas acabam indo embora, ou mesmo abandonando seus sinhôs. Ao fazer isso, muitos ovos acabam estragando e isso ocorre de forma muito assídua. Quando os filhotes já nasceram e acabam sendo abandonados por sua mãe, se não houver algum tipo de intervenção de criadores eles geralmente acabam falecendo, já que não sabem se alimentar sozinhos.
A criação de galinhas angola deve ser realizada com muito comprometimento já que as vendas da mesa não acontecem com tanta intensidade.
Os ovos dessa espécie são ótimas opções para qualquer tipo de negocio que vise renovar suas finanças, e oferecem diversos tipos de benefícios a saúde de muitos indivíduos.