Comida na Grelha

Conheça mais sobre este método de preparar alimentos

Comida na Grelha

Comida na Grelha

Grelhar é um método culinário que consiste em expor os alimentos diretamente sobre calor intenso e seco sem o uso de muitas gorduras, cozinhando os alimentos em fogo vivo como no churrasco, oferecendo um sabor diferente e deixando com que a gordura escorra. Nos grelhados, os alimentos não cozinham dentro de nenhum líquido. Porém, é comum pincelá-lo levemente com molhos, óleos ou temperos evitando com que ele não resseque e ao mesmo tempo, realce o sabor. Os grelhados podem ser carnes, peixes ou vegetais.

Alimentação Saudável

Por ser a melhor maneira de preparar alimentos, a grelha tem sido sinônimo de alimentação saudável nos últimos anos substituindo largamente as frituras, já que as estas agregam à comida um valor calórico extra, devido ao fato de incorporarem sua gordura à dos alimentos. Os grelhados, por serem selados pelo calor conservam boa parte dos nutrientes além de serem suculentos e saborosos. Por diversos motivos, acostumamo-nos a ver apenas carnes na grelha, mas abusando da diversidade e criatividade facilmente é possível acrescentar um sabor novo aos alimentos.

Nada de Furos

Prática

Prática

Recomendam-se não furar ou apertar com garfos e outros utensílios as carnes vermelhas ou brancas, pois faz com que estas percam o suco resultando numa porção de carne ressecada. No caso dos peixes, é indicada a escolha dos mais firmes, como linguado ou tilápia que não desmancham tão facilmente.

Como os peixes possuem baixo teor de gordura, pode-se pincelá-los com azeite ou outros temperos antes de ir à grelha, evitando assim o ressecamento. A pele mais espessa de alguns tipos, como salmão, deve ser mantida no cozimento. Nestes casos é aconselhado começar com este lado virado para baixo, fazendo com que a gordura se solte com mais facilidade.

Churrasco de Salada

Saudável

Saudável

Os legumes como berinjela, abobrinha e cenoura são muito valorizados quando grelhados, já que os nutrientes, que costumam ir embora com a água que normalmente é usada para cozinhá-los, permanecem conservados nos alimentos dessa forma. Para a sobremesa os abacaxis, peras e bananas ficam deliciosos depois de gralhar e podem ser acompanhados com sorvete. À mesa, dar espaço aos fritos e aos grelhados quando se diz respeito aos menus diários é muito importante explorando a variedade, mas sempre fazendo questão de acompanhá-los de muitos legumes e frutas.

Atualmente os grills elétricos são levemente inclinados para que a gordura derretida escorra pelas canaletas, sendo recolhida em outro reservatório. Existem ainda as grelhas com resistência elétrica, as colocadas sobre pedras ou as chapas, sobre lenha ou boca do fogão, evitando também sujar muitas panelas, recipientes e louça. Na verdade, grelhar não mudou muito desde que os primitivos homens das cavernas conheceram o fogo e suas vantagens, este antigo método de cozimento, como todas as coisas boas da vida, jamais sai da moda.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *