O ser humano demorou milhares e milhares de anos para poder aparecer no planeta Terra. Isso, em grande parte, é justificado pelo tempo demorado que os animais começaram a permear o nosso planeta que, no início de tudo, mais ou menos, depois de um bilhão de anos de sua existência, é que a Terra começou a oferecer condições propícias para a instalação da vida no nosso planeta.
E, depois de as temperaturas na superfície terrestre terem baixado, e os diversos cometas carregados de água terem começado a bombardear nosso planeta por milhares e milhares de anos, fazendo com que a formação dos nossos oceanos fosse possível. E, só assim, é que as primeiras formas de vida começaram a proliferar no planeta, em sua maioria, dentro da água. Só milhares de anos depois é que foi possível o desenvolvimento da vida terrestre e, assim, foi possível que estivéssemos hoje aqui reunidos neste artigo.
Um dos principais alimentos da dieta humana é, sem dúvida, a carne. E essa carne pode ser obtida de diversas maneiras, tanto a carne proveniente das vacas, sendo aí a carne bovina, bem como, também, a carne suína ou a carne de aves, nas quais a última opção é sempre considerada como a mais saudável entre as três. Isso se dá porque a carne das aves é branca, contendo menos gordura do que as carnes vermelhas, onde se enquadra a carne de porco e a carne bovina, por exemplo.
A Carne de Frango
Podemos considerar que o frango é a ave mais consumida pelos seres humanos, ficando atrás somente do consumo de carne de boi (em se tratando de consumo de carnes no total). Só que, muitas pessoas esquecem que as galinhas também tem um papel primordial em nossa alimentação: isso se deve porquê a galinha fornece, além de sua carne, os ovos, que podem ser utilizados para diversos fins, principalmente culinários. Os ovos de galinha, aliás, são os mais consumidos justamente pelo grande teor de produção que a galinha apresenta, bem como, também, um tamanho ideal para ser utilizado no preparo de diversos tipos de alimento.
Embora o ovo de galinha seja o mais consumido, isso não significa que ovos de outras aves não possam ser consumidos. O ovo de avestruz, por exemplo, é bem maior que o de galinha e, ainda assim, pode ser utilizado na nossa alimentação. Mas, você sabe como abrir corretamente um ovo de avestruz? Nesse artigo, será ensinado como proceder na abertura do ovo de avestruz, bem como, também, vamos falar um pouco sobre essa peculiar espécie de ave que habita diversos locais do planeta, inclusive o Brasil. Confira:
O Avestruz
O Avestruz é, talvez, uma das espécies de aves mais peculiares que existem. Isso se dá por conta de seu tamanho, que é bastante diferente da maioria das aves existentes no planeta hoje. Ela pode chegar a ter quase dois metros de altura, com uma envergadura que pode chegar ao dobro disso. Além disso, é uma das aves mais rápidas do planeta, podendo atingir altas velocidades para poder escapar de um predador, por exemplo.
Nativa de áreas tropicais e também de climas mais amenos, o avestruz pode ser encontrado no Brasil, nos países Africanos, na Ásia, entre muitos outros locais. É um dos poucos bichos que fazem presença, praticamente, em todas as partes do mundo, exceto na Antártida.
A primeira vez que a espécie foi estudada e registrada se deu no século XVIII, quando um renomado pesquisador decidiu se aprofundar mais sobres os incríveis pássaros grandes que não sabiam voar. De fato, apesar de contar com um par de asas, os avestruzes não conseguem voar, podendo apenas, no máximo, planar por alguns metros. Nesse ponto, o animal se assemelha muito com uma galinha, que também consegue fazer somente essa proeza de planar por alguns metros.
Apesar de não poderem voar, os avestruzes são dotados de grande capacidade de corrida, podendo alcançar uma velocidade de até 80 quilômetros por hora. O mais espetacular é o animal conseguir realizar essa façanha, haja visto o seu tamanho, que pode chegar facilmente a dois metros e meio de altura, bem como também o seu peso, que pode chegar a mais de 150 quilogramas.
A Reprodução
Em se tratando de reprodução, os avestruzes podem levar até mais de 4 anos para poderem atingir a sua maturidade sexual, tendo a fêmea um amadurecimento em média seis meses mais cedo do que o avestruz do sexo masculino. Para o ritual de acasalamento, o macho dispões de “assobios” e outros sons emitidos para poder atrair um harém que pode conter até cinco fêmeas. Quando o avestruz vence com outro macho por esse harém, isso lhe dará o direito de se acasalar com todas as fêmeas, porém apenas uma terá uma ligação mais forte com o macho, que é a fêmea dominante. O momento do coito se dá com a avestruz fêmea se abaixando, facilitando para o avestruz macho se deitar sobre ela.
O Ovo de Avestruz
O ovo de avestruz é bem maior que o ovo de galinha o qual estamos acostumados. Basicamente, ele equivale a uns vinte ovos de galinha. E um dos ovos, também, mais difíceis de quebrar. Caso você queira dicas de como abrir um ovo de avestruz, confira o vídeo a seguir: