Como Comer Nabo: Cru ou Cozido?

Quando cru, o nabo, tende a ter um sabor levemente picante que conquista os paladares mais refinados. Já quando cozido ou assado apresenta um sabor levemente adocicado contribuindo para dar mais riqueza aos pratos em que é incluso. Pertencente a família das brássicas, a mesma do repolho, couve-flor e mostarda, faz um relativo sucesso em diferentes culinárias.

Mas, afinal será que é melhor consumi-lo cru ou cozido? A seguir vamos apresentar com mais detalhes essa planta crucífera e dar dicas para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios no seu prato!

A História do Nabo

O nabo, cujo nome científico é Brassica rapa, é cultivado há mais de dois milênios e sua origem está ligada a Eurásia. Acredita-se que ele nasceu em algum ponto gelado da Sibéria. No Mundo Antigo o nabo tinha a função de acompanhamento de pratos tanto para romanos como para chineses, pois as batatas ainda não haviam sido descobertas e levadas das Américas para a Europa e Ásia.

Embora seja uma planta de origem muito remota estima-se que somente se difundiu pela Europa a partir do século 16. Os grandes navegadores trataram de levar o nabo para o Novo Mundo assim como fizeram o contrário com a batata. Esse intercâmbio de alimentos foi uma das boas consequências do movimento de busca por novas terras.

Nabo

Nabo

Cultivo e Variedades de Nabo

O nabo pode ser cultivado durante todo o ano, porém, demanda um clima ameno para que possa se desenvolver com qualidade. No Brasil encontramos com mais frequência às variedades de nabo comprido (também chamado de nabo japonês ou daikon) e o nabo francês (Brassica napus) que consiste numa versão pequena e arredondada da hortaliça com polpa e casca brancas.

Em algumas feiras de produtos orgânicos é possível encontrar também variedades de nabos com casca fina amarela, vermelha ou verde com polpa amarela e branca. Vale mencionar também o fabuloso nabo preto cuja polpa é branca criando um belo contraste.

Nabo: É Melhor Cru ou Cozido?

Nabo Cozido

Nabo Cozido

O nabo é um alimento com poucas calorias e rico em nutrientes como potássio, cálcio, fibras e vitamina C. Pode ser consumido cru, cortado em fatias finas ou ralado na salada assim como pode ser cozido, assado, frito ou refogado. Quando é consumido cru preserva o sabor picante. Ao ser cozido seu sabor fica mais suave.

Na gastronomia chinesa é comum assar o nabo para trazer a tona um sabor adocicado que está escondido no alimento. Os franceses têm como uma de suas receitas mais tradicionais o pato com nabo (canard aux navets) em que o legume é glaceado (processo em que o alimento é levado ao fogo com açúcar até se tornar brilhante) na gordura do pato.

Para quem está pensando em usar as ramas a dica procurar por nabos mais jovens com folhas mais macias e cuja polpa tem sabor mais suave e tenro. Trata-se de um ingrediente bastante versátil que permite usar todas as suas partes. As folhas podem ser refogadas ou usadas para fazer conserva.

Já a raiz pode ser consumida cozida, crua ou em conserva com karasumi (ovos de tainha curadas). Basicamente o nabo é um alimento que pode ser consumido de diversas formas distintas agregando sabor e nutrientes para quem o ingere. Logo pode ser consumido cru ou cozido, tudo depende do seu gosto pessoal. Confira mais adiante algumas receitas com nabo cru e cozido.

Nabo na Culinária Nipônica

Na culinária nipônica o nabo é uma presença constante como acompanhamento do sashimi e do sushi. Inclusive vale mencionar que o nabo tem a função de auxiliar na digestão dos alimentos crus desses pratos. Tudo o que está presente em pratos de gastronomia japonesa é para comer, os elementos não são escolhidos com mero apelo visual.

Receita de Salada Fresca Com Nabos Crus

Ingredientes

  •  350 gramas de nabos
  • Sumo de um limão (cerca de 50 ml)
  • Coentro a gosto
  • 200 gramas de cenouras
  • 1 colher de sopa rasa de sal marinho

Como Fazer

Adicione ao nabo e cenouras, previamente ralados, o sumo de limão. Amasse com as mãos pressionando os ingredientes suavemente. Quando perceber que o nabo ficou menos rijo tornando-se mais maleável deixe repousar por meia hora. Escorra bem a água antes de servir.

Prove e faça então o acerto do tempero, você pode adicionar mais sabor com mais sal. Porém, se achar que está salgado você poderá passar por um pouco de água e deixar escorrer bem. Os coentros deverão ser picados e colocados por cima da salada. Se desejar você poderá também tostar algumas sementes de sésamo e jogar por cima da salada.

Receita de Conserva de Nabo

Conserva de Nabo

Conserva de Nabo

Ingredientes

  • 1 kg de nabo redondo previamente lavado e descascado
  • 1 colher de chá de grãos de mostarda
  • ½ litro de vinagre branco
  • Pimenta do reino em grãos
  • ½ litro de água
  • 2 colheres de sopa rasas de sal

Como Fazer

Corte os nabos em fatias de 0,5 cm. Acrescente então 1 colher de sopa rasa de sal e deixe descansando. Numa panela coloque água e vinagre, o que sobrou do sal, a mostarda, a pimenta e deixe fervendo por cinco minutos. Adicione então o nabo nesse vinagre.

Receita de Cozido Japonês Com Nabo

Ingredientes

  • 1 nabo inteiro
  • 1 e ½ litro de água
  • 2 cenouras previamente cortadas ao meio
  • Sal a gosto
  • 4 ovos inteiros cozidos
  • 2 colheres de sopa de mirin
  • 1 pacote de tikuwa previamente cortado ao meio
  • 1 pacote de hondashii
  • 1 pacote de kamaboku previamente cortado em quatro partes
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pacote de ague
  • ½ xícara de shoyu
  • ½ pacote de mochi
  • 1 pacote de koyaku previamente cortado em quatro partes

Como Fazer

Inicie cortando os nabos em rodelas grandes tendo o cuidado de arredondar os cantos. Corte então os agues ao meio e adicione um moti cortado forte. Acrescente então o leite e o pepino, mexa bem até que fique homogêneo. Feche com um palito de dente. Numa panela de pressão você deverá colocar o hondashii e na sequência a cenoura, o nabo, o koyako, o inhame, o tikuwa e o kamaboku.

Aguarde que cozinhe por meia hora, depois desse período você deverá abrir a panela de pressão. Adicione o ague, o mirin, o ovo cozido, o açúcar, o shoyu e o sal. Aguarde o tempo de ação de 10 minutos com a panela destampada, até que esteja mole. Sirva logo na sequência.

Gostou de saber mais sobre nabos? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *