A gastronomia molecular é um estudo específico, uma ciência, de todos os processos químicos ou físicos que se relacionam a culinária em geral. Esses estudos desejam se aperfeiçoar e saber mais detalhes nas transformações dos ingredientes e no cozimento de alimentos dos quais se quer saber sobre aspectos sociais, artísticos e técnicos.Após surgir a gastronomia molecular, surgiu também a cozinha molecular. Pode se dizer que os melhores restaurantes do Brasil e do mundo já possuem esse tipo de cozinha.
A cozinha molecular faz combinações de ingredientes cuja sua composição molecular é compatível.Antes os chefes de cozinhas precisavam fazer combinações e experimentar para saber se os sabores estavam combinando, mas hoje com a nova tecnologia, isso não é mais preciso (em alguns restaurantes). Para quem gosta da arte de cozinhar às vezes encontra um pouco de dificuldade para se adequar a essas novidades, porém, não existe a necessidade de mudar, mas conhecer essa nova tecnologia é preciso.
Gastronomia Molecular Receitas
Para quem não sabe a gastronomia molecular são os estudos sobre a ciência dos alimentos que juntam os conceitos químicos e físicos. Com estes estudos é possível desenvolver novas técnicas ou melhoras as já existentes.
As receitas de gastronomia molecular são bem fáceis, alguns exemplos delas são:
- Pó de chocolate branco.
- Azeite em pó.
- Creme de avelã em pó.
- Bacon em pó.
- Pulo do gato.
Essas receitas tem o seu preparo bem rápido, durando em torno de 10 minutos e elas rendem até 4 porções.