Ovo De Angola Tem Colesterol?

É imprescindível que estejamos sempre em dia com a nossa saúde. Para que isso aconteça, é estritamente necessário que estejamos em dia com a nossa alimentação e, também, com as atividades físicas. Lembrando que, somente com uma alimentação regrada e a prática efetiva de atividades físicas é que poderemos ter saúde para poder enfrentar os mais diversos desafios que o nosso dia a dia nos impõe.

Para que possamos começar uma alimentação mais saudável, precisamos, primeiro, definir quais são as nossas prioridades. Isso é, precisamos, mais do que nunca, de se consultar com um nutricionista, que irá te passar uma dieta adequada com a sua realidade, em busca de um corpo mais saudável e pronto para poder passar pelos mais diversos obstáculos.

Somado a isso, a prática dos exercícios é imprescindível, desde que seja mantido o paralelo entre o consumo de alimentos saudáveis e, também, os exercícios. Com essa receita, é impossível falhar em quesitos de saúde. Que ótimo, não é mesmo?

Se você conhece alguém que dedica seu tempo a cuidar da saúde, como, por exemplo, frequentar uma academia ou, até mesmo, fazer uma alimentação mais regrada, já deve ter percebido que ele segue um padrão: a sua alimentação se baseia, praticamente, em comer diversos tipos de proteínas magras, tais como carne de frango, de peixe e vegetais, além, é claro, dando uma chance para os carboidratos, tais como ovos de galinha, carne de frango, etc. Mas, falando nos ovos, eles são, talvez, a maior marca de quem está em busca de um corpo saudável. Não é incomum a gente perceber que muitos deles optam por comer grandes quantidades de ovos para poderem suprir as necessidades de carboidratos. Mas, será que existem opções de ovos ainda mais saudáveis que os da galinha? É oque a gente pretende descobrir nesse post de hoje: Aqui, iremos falar um pouco mais sobre os ovos de galinha de angola, um tipo que não é muito comum no país, mas pode guardar grandes surpresas. Vamos lá?

O Ovo da Galinha da Angola

A galinha da angola é uma espécime de ave que, apesar de não ser popularizada no país, como a galinha convencional que usamos para a nossa alimentação, volta e meia ela é criada nas áreas rurais do país, na qual muitos acreditam que sua carne tem mais proteína e mais benefícios que a carne da galinha a que estamos acostumados. Ela tem uma plumagem bastante característica, que faz com que ela seja autêntica: geralmente, sua plumagem aparente é preta, com um misto de bolinhas brancas por todo o corpo. Não é raro a gente encontrar nas lojas de enfeites diversas galinhas da angola feitas de gesso, para poder decorar a nossa cozinha. Enfim, ela também é vista como peça de decoração.

Como seu próprio nome indica, a Galinha da Angola não é uma espécime natural do Brasil, tendo sido trazida para cá pelas mãos dos portugueses, que desejavam inserir o animal por aqui para ter mais uma fonte de alimentação. Ela é uma espécime natural da África, sendo que a porção do continente que essa galinha é originária é a porção da África Ocidental.

Seu nome no Brasil é bastante variado, sendo inclusive, chamada de galinhola em alguns locais. Em algumas seitas religiosas, ela é oferecida em forma de sacrifício, como, por exemplo, para Oxum. Vivendo em bandos, as galinhas da angola ficam “irritadas” rapidamente, sendo que elas podem chegar facilmente ao stress.  É importante, também, a espécie andar em bando, haja visto que a sua reprodução só pode ocorrer quanto o bando estiver unido. Apesar de andarem em bando, apresentam uma grande organização, sendo facilmente identificado o líder do bando: enquanto todos estão comendo, o líder inspeciona o local e se certifica que é um ambiente seguro. Quando ele constata tal coisa, ele se retira e, enfim, começa a comer junto com o bando.

Apesar de serem aves rústicas e selvagens, elas são fáceis de lidar, desde que sejam criadas soltas. Elas tem um diferencial, que é a postura de ovos em locais bastante reservados: elas tem o cuidado de colocar os ovos e protege-los com o que encontrar pelo caminho, como folhas, palhas, etc.

Galinha da Angola no Ninho

Galinha da Angola no Ninho

Mesmo tendo esses cuidados com os seus ovos, as galinhas da angola são conhecidas por serem péssimas mães: por colocarem os ovos em fileira, cobrir com palha e postar por cima novamente, os ovos que estão por cima somente que entram no choco, pois, juntamente com outras galinhas, as galinhas da angola fazem um revezamento na chocagem dos ovos. Além disso, elas têm o péssimo hábito de levar os pintinhos para locais úmidos demais, o que pode prejudicar a vida dos pequenos animais. Nesse sentido, o melhor é observar onde a galinha está concentrada com seus filhotes, se certificando de que o local é bem arejado e não é úmido demais. Quando a galinha da angola é criada em cativeiro, é bastante recomendado que os ovos que ela, por ventura vier a postar, sejam chocados por chocadeiras artificiais ou, até mesmo, por galinhas convencionais. A coloração dos ovos varia bastante, mas, a mais conhecida é a marrom clara.

Os  ovos de galinha da angola também são apreciados por, assim como os ovos de galinha convencionais, uma grande presença de minerais e vitaminas, tais como a vitamina B12, vitamina A, entre outros. Por conta disso, inserir o ovo de galinha da angola em sua alimentação é mais do que recomendado. Mas, será que o ovo de galinha da angola contém colesterol?

Bom, apesar de se destacar dos ovos de galinha comuns, o ovo de galinha da angola, assim como os convencionais, também apresentam um grau um pouco elevado de colesterol, gordura esta que está localizada na gema do ovo. Ou seja, se analisarmos, o consumo de ovo por pessoas que buscam um corpo mais saudável, poderão encontrar dificuldades para poder chegar a essa meta, desde que a gema não seja consumida, de fato. Se você deseja manter um corpo bastante saudável, não se esqueça de deixar a gema de lado, pelo bem de sua saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *