Ovo de Pombo é Comestível

Você é adepto de ovos como base de sua dieta? Se a resposta foi sim saiba que é possível variar os ovos de galinha por ovos de outras aves. Mas, antes de se empolgar em enveredar suas receitas para ovos de outros ninhos é importante conferir o artigo que elaboramos a seguir. Entenda porque o ser humano se concentra no consumo de ovos de galinha e quais são as condições pertinentes a saúde para a ingestão de ovos de outras aves.

Todos os Ovos São Comestíveis

Essa frase é absolutamente verdadeira haja vista que os ovos de aves de todos os tipos têm a mesma composição. O que varia é o tamanho dos ovos, a quantidade que a ave é capaz de botar e eventualmente o seu sabor, aves que tem como base alimentar os peixes podem ter seus ovos com esse sabor em destaque, por exemplo.

O ser humano consome majoritariamente os ovos de galinha por ser essa uma ave com histórico de domesticação e por sua grande capacidade de botar. Para se ter uma ideia as galinhas podem botar até 300 ovos por ano. Seria difícil e muito oneroso alimentar toda a população mundial com ovos de aves com capacidade muito abaixo de 300 unidades por ano.

Entretanto, não haveria nenhum senão quanto a conteúdo nutricional e função a escolha de ovos de outras aves como codornas, patas ou até avestruzes. O que os especialistas em saúde alimentar destacam, contudo, é que algumas aves como pombos que são vetores de inúmeras doenças devem ficar de fora da lista de alternativas para substituição dos ovos de galinhas.

Monitoramento de Órgãos de Saúde

Os ovos de aves que não passam pelo monitoramento de órgãos sanitários não devem ser incluídos na dieta alimentar, pois não se tem controle de procedência. Algumas espécies de aves como os pombos podem transmitir doenças bastante graves ao ser humano como Histoplasmose, Tuberculose avícola, Criptococose, Ornitose, Toxoplasmose, Salmonelose, alergias entre outras. Aliás, é por esse mesmo motivo que não se recomenda o consumo da carne de pombo.

Monitorando Ovos de Aves

Monitorando Ovos de Aves

O Pombo e a Humanidade 

O pombo doméstico (Columba livia) tem uma longa história com o ser humano tendo sido domesticado desde o período do Egito Antigo para atuar como mensageiro haja vista que a espécie possui um forte senso de direção. Essas aves estão presentes no mundo todo exceto nas regiões polares, convivem em bandos e podem ter uma vida de 15 a 30 anos na natureza.

Por sua facilidade de reprodução os pombos podem se tornar verdadeiras pragas em algumas regiões trazendo a tona a questão sobre o consumo de sua carne e de seus ovos. E novamente ressaltamos que teoricamente são aves comestíveis, porém, o risco de infecção com uma doença é tão elevada que não vale a pena cogitar. Quando criados em cativeiro podem ser aptos para o consumo humano sendo inclusive comum que em algumas culturas como a italiana e a africana se consuma as rolinhas, ‘primas’ dos pombos domésticos.

Esperamos ter respondido satisfatoriamente a questão e ter deixado claro que variar a dieta com ovos de codorna, pata e avestruz é válido, mas para ter cuidado com o exótico que beira ao risco de infecções.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *