A resposta para essa pergunta é sim, não existe nenhum impedimento legal para o consumo desse produto alimentício e inclusive há abatedouros que trabalham apenas com o manejo de carne de cavalo no Brasil. No entanto, o brasileiro não tem o hábito de levar essa carne a sua mesa por alguns fatores. Continue lendo para entender porque cavalos não estão na lista de carnes preferidas em nosso país.
Carne de Cavalo: É Saudável? Tem Gosto Bom?
Talvez você esteja pensando que a carne de cavalo não é consumida no Brasil por não ter um sabor apetitoso ou por não ser saudável, pois saiba que essas suposições são bastante distantes da realidade. Em primeiro lugar é necessário ressaltar que a carne de cavalo é mais magra do que a bovina e ainda tem mais vitaminas e nutrientes, tem quase o dobro de ferro que outras carnes.
Por ter pouca gordura, ser facilmente digerida e apresentar quantidade reduzida de calorias é indicada para quem está de dieta ou está com o colesterol alto. No mundo há vários países em que a população é adepta ao consumo de carne desses equinos e a descreve como sendo saborosa. Inclusive existe a possibilidade do consumo dessa carne crua. Vale dizer ainda que a carne de cavalo é mais barata em comparação com a carne bovina.
Então Por Que Não se Come Carne de Cavalo no Brasil?
Considerando que é uma carne saudável, saborosa e mais barata do que a carne bovina é natural ficar confuso porque ela não é consumida por aqui. Há alguns fatores que explicam o motivo da carne de cavalo não fazer parte do menu de boa parte das nações ocidentais. O primeiro motivo é cultural, os ocidentais não costumam se alimentar de animais considerados de estimação como cães, gatos e cavalos.
Os equinos somente não vivem dentro das casas de alguns tutores pelo seu tamanho, mas em todos os demais sentidos são animais próximos ao ser humano. Além dessa questão cultural existe ainda o fato de que o Brasil é um país majoritariamente católico e para essa religião foi proibido o consumo da carne de cavalo durante muito tempo. Por volta do ano 700 d.C. comer carne de cavalo passou a ser considerado um pecado entre os católicos porque era um hábito muito arraigado dentre os pagãos. Mesmo a Igreja tendo liberado o consumo dessa carne ainda existe resistência entre muitos cristãos.
Por fim devemos mencionar que no Brasil o preço da carne bovina não é tão elevado quanto em outros países pelo fato da produção abundante. Dessa forma não há uma diferença tão significativa de preços entre a carne de cavalo e a de boi. Mas, fica a dica de que alguns restaurantes brasileiros têm carne de cavalo em seus menus para os curiosos de plantão.
Países em Que Se Come Carne de Cavalo
Como citamos o consumo da carne de cavalo é relativamente comum em alguns países como Japão, França, Itália e Bélgica. Os franceses iniciaram o hábito de comer carne de cavalo no século 19, quando os equinos faleciam no campo de batalha acabavam se tornando o jantar dos soldados famintos. A necessidade acabou se tornando um hábito recorrente. Na Bélgica e na Itália o consumo dessa carne também é comum, no último é possível encontrar em vários restaurantes opções como carpaccio, salame, carne seca e salsicha.
No Japão a carne de cavalo é a segunda mais consumida, perde apenas para os peixes na preferência de japoneses, em especial na região sul do país. Para se ter uma ideia nas cidades de Kumamoto e Fukuoka os restaurantes contam com saborosas opções de sushis e sashimis de carne de cavalo.
Nos Estados Unidos em 1946 foi autorizado o consumo de carne de cavalo pelo então presidente Harry Truman como uma medida para enfrentar o desabastecimento de carne de gado causado pela Segunda Guerra Mundial. Contudo, a população se recusou a levar para a mesa o companheiro de tantas batalhas. Na década de 1970 o presidente Nixon voltou a acenar para essa possibilidade e mais uma vez a população demonstrou não ter esse desejo. Pode-se entender que se trata de uma questão cultural.
Controvérsias da Carne de Cavalo
Há alguns anos houve um grande escândalo na Europa relativo à presença de carne de cavalo em alimentos congelados que deveriam ser apenas de carne bovina. Foi detectado DNA de equinos em hambúrgueres de dois frigoríferos da Irlanda e um de Yorkshire, na Inglaterra. O ponto polêmico diz respeito ao fato de que não deveria haver a presença de carne equina nesses produtos uma vez que eram descritos apenas como de origem bovina.
A carne de gado tem preço bem mais elevado que a de cavalo na Europa, essa seria uma forma de enganar o consumidor. Apesar de não oferecer nenhum risco a saúde dos consumidores os produtos foram retirados dos supermercados, exatamente pelo fato de que enganavam aqueles que compravam achando que era um produto de carne 100% bovina. Nesse caso também é possível que o fator cultural de apreciação dos cavalos como animais quase de estimação tenha corroborado para a indignação da população.
Em agosto de 2011 um bistrô francês de Toronto, Canadá, chamado La Palete retirou um prato com carne de cavalo do seu cardápio por ter dúvidas quanto à saúde e transporte dos equinos. Após esclarecer esses pontos voltou a oferecer filé de carne de cavalo acompanhado por risoto com vegetais e cogumelos para os seus clientes. Uma opção de iguaria para que turistas brasileiros vivam uma experiência nova no Canadá.
Cortes de Carne de Cavalo
O Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo, praticamente toda a produção nacional é enviada para outros países. Os cortes dessa carne disponíveis são bastante semelhantes aos cortes bovinos com destaque para filé mignon, contrafilé, patinho, lagarto, fraldinha, coxão mole e coxão duro. O saber dessa carne é descrito como sendo marcante e levemente adocicado.
Gostou de saber mais sobre carne de cavalo e por que não é consumida no Brasil? Curta e compartilhe em suas redes sociais!