Todas as máquinas precisam de um combustível para funcionar perfeitamente, e nós humanos também somos iguais. O nosso combustível é o alimento, combustível que deve ser ingerido diariamente em intervalos regulares de tempo, normalmente a cada 3 horas. Das refeições que fazemos as mais importantes são o café da manhã, o almoço e o jantar, mas não podemos deixar de lado a ceia do fim da noite e os pequenos lanches distribuídos durante todo o dia.
O Bolo
Um alimento que geralmente está presente no café da manhã e nos lanches é o bolo. O bolo é um alimento à base de massa de farinha de trigo, geralmente doce e cozido no forno. Além da farinha de trigo, os bolos podem ser de amido de milho, arroz, milho, batata ou outros tantos materiais. Como complemento usamos o açúcar, mel, adoçante… Também usamos ovos, gordura, margarina, manteiga ou óleo, frutas, leite e até mesmo um sabor que pode ser casca de limão ou de laranja ralados, varias outras frutas, refrigerantes, essências e fermento.
Origem do Bolo
Acredita-se que a elaboração de bolos exista desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e uvas passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram. Nero, por exemplo, os apreciava bastante. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento.
Bolo Formigueiro
Muitas pessoas dizem que o bolo formigueiro surgiu durante o período colonial, nas grandes fazendas do interior de Minas ou no Nordeste, não se sabe ao certo. O certo é que, mesmo sem saber o lugar exato em que foi feito pela primeira vez, esse bolo é uma delícia. Diz a lenda que alguém quis aproveitar sobras de chocolate, então picotou e colocou dentro da massa antes de assar.
Sabemos que quase todo mundo tem uma receita de bolo simples, aquele bolo da vovó, da mãe, aquela receita básica que serve não apenas para preparar o bolo, mas também para servir de base a qualquer bolo de todos os sabores que você pode imaginar.
Dicas para o Preparo de Bolos
Antes de começar a bater o bolo, separe todos os ingredientes e deixe em sua bancada. comece untando com a margarina e enfarinhando a forma, acenda o forno para pré-aquecer, aí sim, pode começar bater a massa do bolo.
Na hora de bater os ovos, bata bem. Use batedeira ou bata na mão, nas próximas etapas só será necessário misturar. Use farinha peneirada (o bolo fica mais leve) e claras batidas (claras em neves) para seu bolo ficar mais fofo.
Teste o fermento antes. Coloque um pouco num copo com água, e, quando colocar o fermento, apenas misture a massa com uma colher.
Para untar a forma, use os dedos ou um pincel. Depois de colocar o bolo para assar, só abra a porta do forno depois de 20 minutos, para que o seu bolo não murche durante o cozimento.
O tempo que seu bolo fica assando depende da temperatura do seu forno. Em seguida compartilho algumas receitas de bolo formigueiro que você poderá fazer em casa;
Bolo Formigueiro I
Ingredientes
- 4 ovos
- 2 copos de açúcar
- 2 copos de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pacote de coco ralado (50 ou 100gr se quiser mais ou menos coco)
- 1 copo de leite (se quiser pode substituir por suco de laranja)
- 1 pacote de chocolate granulado
Modo de Preparar:
Bata os ovos com a manteiga até formar um creme claro. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco para misturar o açúcar. Adicione a farinha e o leite aos poucos e depois coloque o coco ralado, o fermento e por fim o granulado. Acrescente no final as claras em neves. Asse em forno médio até o palito sair seco.
Cobertura:
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de Nescau
- 2 colheres (sopa) de leite
Leve a mistura ao fogo até derreter e despeje por cima do bolo.
Bolo Formigueiro II
Ingredientes
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 150 g de chocolate granulado
- 100 g de coco seco ralado
Calda
- 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
- Meia xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
Modo de Preparo
Bolo:
Bata as claras em neve firmemente. Junte as gemas, uma a uma, e sem parar de bater, acrescente o açúcar peneirado. Incorpore a farinha de trigo peneirada com o fermento, alternando com o suco de laranja. Por último junte o chocolate granulado e o coco ralado, misturando tudo muito bem com o auxílio de uma colher de pau. Despeje a massa em uma assadeira média untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos. Desenforme o bolo depois de frio.
Calda:
Dissolva o chocolate em pó em três colheres (sopa) de água quente. Junte o leite e o açúcar peneirado, misturando bem. Despeje a calda sobre o bolo ainda quente.
Receita III
Ingredientes
- 1 ovo
- 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 colher de sopa de fermento químico em pó para bolos
- 2 colheres de sopa de chocolate granulado
Na batedeira ou à mão, bata bem o ovo, a manteiga e o açúcar, até formar um creme liso e homogêneo. Acrescente a farinha de trigo, bata e junte o leite, batendo até ficar homogêneo novamente. Coloque o fermento e apenas misture. Para o bolo formigueiro, coloque o chocolate granulado e misture. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve a forno pré-aquecido, temperatura média – baixa por 25 a 30 min.
Vimos que, sabendo a receita básica de um bolo fofo (ovos, farinha e leite, basicamente), basta acrescentar alguns ingredientes e conseguimos uma infinidade de bolos. Mesmo o bolo formigueiro (aquele bolo com lascas de chocolate) tem suas alternativas, podendo ser feito também com raspas de limão, laranja, baunilha, até mesmo com iogurte. O leite pode ser trocado por leite de coco ou por suco de frutas. O que não pode é deixar de tentar uma dessas deliciosas receitas.
suas receitas sao muito boas