A culinária é uma das ciências mais interessantes já criadas pelo homem. Isso porquê, com o uso de vários elementos para deixar a hora da refeição mais deliciosa, existem diversos tipos de pratos que, com certeza, irão agradar o seu paladar. A nossa sorte é que vivemos em um dos países com a maior mistura cultural do mundo: o nosso querido e amado Brasil. Aqui, é possível encontrar diferenças culinárias bastante gritantes entre uma região e outra. Mas, não é para menos: enquanto podemos nos deliciar com uma suculenta feijoada em Minas Gerais, subindo mais um pouco podemos aproveitar uma apetitosa moqueca preparada no maior capricho pelos nordestinos.
Ou seja, opção não falta. Até mesmo para os movimentos que pregam o não consumo de carne estão bem servidos: há algum tempo, as empresas e restaurantes passaram a olhar com bons olhos esse novo segmento de clientes, passando a oferecer um maior número de alimentos que não contavam com a inclusão da proteína animal em suas receitas. Hoje, se você decidir por uma dieta vegana ou vegetariana, com certeza, não irá encontrar problemas de fornecimento de alimentos do tipo em supermercados ou outros lugares que são especializados em comida.
No Norte do país, também, há uma enorme variedade de pratos que, com certeza, iriam chamar a sua atenção. Um deles é o pato no tucupi, que é uma receita muito especial na culinária amazonense.
Mas, hoje, iremos ensinar a você uma receita que, talvez, não seja muito usualmente consumida, mas tem um sabor inigualável: a codorna assada ao forno. Além disso, iremos dar dicas de como deixar esse prato ainda mais saboroso. Confira:
A Codorna
A Codorna nada mais é do que uma ave de pequeno porte, que pertence à família das galinhas. No entanto, seu tamanho é bem mais diminuto do que de uma galinha a qual estamos habituados, botando ovos que condizem com a sua altura. Segundo os pesquisadores, a codorna já existe há milhares de anos, e ela pode vir a ser uma das primeiras ancestrais da galinha (ou, também, uma evolução das aves de mesma família).
É válido mencionar que o ovo de codorna, que fora citado anteriormente, é bastante nutritivo, sendo mais uma forma de alimentação dos brasileiros. Por exemplo, para os amantes de academia e de boa forma, por exemplo, o uso do ovo de codorna na alimentação é uma ótima saída, haja visto que ele é uma grande fonte de proteínas, além, também, de ter menos calorias, ter uma baixa concentração de gordura saturada e, também, ter uma quantidade de vitaminas e minerais que são de grande valia para o organismo.
Podemos falar muito mais sobre as vantagens em se consumir ovo de codorna: pesquisas conduzidas nos Estados Unidos mostraram que o consumo de ovo de galinha de angola pelos voluntários da pesquisa fez melhorar a capacidade de memória de tais voluntários, sobretudo, de pessoas mais idosas. Além de estimular a memória, o uso do ovo de codorna também faz com que o sistema nervoso seja estimulado, propiciando uma nova forma de interação entre a alimentação e a boa forma.
O ovo de codorna também faz um bem danado à beleza, já que ele possuiu propriedades bastante significativas que fazem, entre outras coisas, que a sua pele tenha o brilho e a maciez reforçada, além de dar um up nos cabelos, combatendo problemas de queda e de quebra, por exemplo.
Quem diria que o ovo de codorna poderia ser considerado como um dito, não é mesmo? Pois bem. O uso constante do ovo de codorna pode fazer com que o seu corpo se livre de sujeiras como metais pesados e tóxicos que estejam presentes em seu organismo. Outros métodos de fazer com que seu corpo fique saudável é que o ovo de codorna ajuda que seus rins ou fígado não acumulem os famosos “cálculos”, ou, popularmente falando, as pedras, que causam grande dor a quem os desenvolve em seu organismo.
O ovo de codorna é um grande aliado na luta contra a anemia, que é a deficiência de ferro no sangue, fazendo aumentar o número de hemoglobinas presentes no sangue. Vale salientar que o consumo de ovo de codorna é recomendado para as grávidas, pois elas têm uma propensão maior em ficarem anêmicas por conta dos problemas envolvendo o nascimento das crianças.
Receita de Codorna Assada Ao Forno
Confira, a seguir, uma receita de codorna assada ao forno que, com certeza, irá agradar a todos os paladares.
Para poder realizar a receita, você vai precisar de trinta codornas, um copo de vinagre, três dentes de alho amassados, um maço de salsa picadinha, uma colher de sobremesa de orégano, três colheres de sopa de óleo, sal a gosto, queijo parmesão ralado.
Depois de reunir todos esses ingredientes, misture o alho, a salsa, o orégano, o óleo e o sal, usando, em seguida, para poder besuntar as codornas, arrumando-as em uma forma preparada para recebe-las; Depois disso, pegue um pedaço de papel alumínio e cubra as codornas. Leve ao forno e deixe por lá por, aproximadamente, por noventa minutos.
Depois disso, é hora de retirar as codornas assadas, tirar o papel alumínio e, em posse do queijo parmesão, espalhá-lo por cima das codornas, fazendo com que fiquem cobertas pelo queijo. Retorne com as codornas ao forno, fazendo ficar lá por até 15 minutos, até que o queijo possa derreter e as codornas ficarem douradas.
Uma dica é que você pode fazer com que as codornas fiquem mais “decoradas”, colocando vários ovinhos cozidos de codorna em volta.
Lembrando que, por ser uma ave de pequeno porte, é necessário o consumo de mais de uma delas para que se possa sentir o sabor e, claro, ficar satisfeito. Por isso, essa quantidade de codornas é indicada para um grupo de até dez pessoas. Com certeza, sairão todos satisfeitos dessa reunião de culinária.
Apesar de ser deliciosa, a codorna ainda não tem seu consumo muito impulsionado, sobretudo pelo sucesso do frango assado, que agrega mais carne a quem opta por assá-lo.