As rolinhas são pássaros populares e bastante conhecidos, foram um dos primeiros pássaros a se adaptar ao meio urbano. Como são animais que são encontrados em grandes cidades, geralmente no alto de prédios e construções, se alimentam de grãos encontrados no chão e pequenas frutas de árvores. São animais considerados agressivos entre si, disputam o território próprio e seus alimentos, mas com outras espécies e com os seres humanos não oferecem nenhum risco. As rolinhas são aves consideradas de porte pequeno, medem cerca de 18cm e não ultrapassam 58 gramas. São facilmente vistas em toda zona a territorial do Brasil, mas também é possível observar essas aves no México, Peru, Paraguai e Uruguai.
Mesmo sendo uma ave que pode ser vista em todo o país, pode-se perceber uma certa quantidade maior delas em lugares como Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. É bem provável que por essa grande incidência da mesma nesses locais, o consumo da carne de rolinha tenha sido iniciado por lá. Sua menor incidência pode ser observada nas grandes matas fechadas da Amazônia. São uma espécie que apresentam variadas colorações e subespécies; isso acabou levando a uma denominação das mesmas quanto a sua cor e características especiais.
Por exemplo; a rolinha marrom, que é a mais comum no Brasil e encontrada em quase todos os estados, as roxas, que também são fáceis de se encontrar, amareladas e vermelhas, que tem sua cor mais tendenciosa ao grená. No Nordeste também é possível encontrar a rolinha caldo de feijão. A cor da penugem dessas aves também tem a função de identificar o sexo de cada uma delas. É usual no Brasil, que haja caças dessas aves para consumo próprio, e até mesmo alguns restaurantes acabam por utilizar a carne de rolinha nos seus pratos, seja assada, cozida ou até mesmo frita.
Algumas pessoas acabam por confundir a Rolinha com a popular pombinha, isso porque elas são realmente parecidas, se diferenciando no tamanho, e em alguns casos, na sua cor.
Por ser uma ave com grande quantidade, popularmente acabou tornando-se um meio de alimento, em alguns estados. Apesar de soar estranho, para algumas pessoas, a carne de rolinha é muito consumida no brasil, e seu consumo iniciou-se de uma forma muito popular em casas de família, hoje já sendo possível encontra-la pratos de restaurantes que levam a carne de rolinha como seu ingrediente principal.
Há pessoas que chegam a comparar a carne de rolinha frita com o famoso” frango a passarinho”. No Sudeste é perceptível a maior ingestão dessa carne, sendo elas preparadas de várias formas, desde assadas, cozidas até mesmo fritas, variando claro o seu tempero de acordo com os costumes de cada região. O primeiro passo para se fazer uma receita de rolinha frita é a higienização da carne. Seguindo o mesmo passo que algumas pessoas usam para limpar outras aves, como frango. Pode-se até parecer estranho que pessoas realmente cacem esse bichinho para consumo. Mas isso é mesmo muito comum. Recomenda-se o uso de limões no processo de tempero das aves, juntamente com alguns dentes de alho e pitadas de sal.
Vamos lá a algumas formas de colocar essa receita em pratica:
Ingredientes Para O Preparo Da Rolinha Frita:
- Cerca de cinco carnes de rolinha; (A quantidade de carne que pode ser utilizada é muito pessoal, por ser uma ave pequena, a receita as vezes necessita de mais de 10 aves);
- Dois limões lavados e partidos ao meio;
- Três dentes de alho picados;
- Meia colher(chá) de páprica;
- E sal a gosto.
Modo De Preparo Da Rolinha Frita:
- Após a retirada das penas e lavagem interna e externa da carne, em um refratário deposite-a;
- Tempere a carne com o uso de limões, pode-se espremer os mesmos em cima das aves (já depenadas e levadas), ou mesmo ir derramando aos poucos com o uso de um copo ou colher;
- Após esse processo acrescente uma mistura homogênea de alho e sal, que pode ser espalhada sobre os pedaços da carne e assim deixada por cerca de 5 minutos, afim de ajudar no processo de adição de gosto do tempero da mesma.
- Em uma panela, derramar um fio de óleo ou azeite de oliva e deixar esquentar
- Após o óleo estar bem quente acrescentar a carne na panela em fogo médio e deixar a carne até que fique dourada.
- Se preferir adicione um fio de molho o barbecue na carne enquanto ela ainda estiver dourando.
Existem algumas opções que podem deixar a carne da rolinha mais crocante, como empana-la. Para isto:
- Quebre cerva de 2 ovos em um recipiente não muito pequeno, onde você possa manusear a carne;
- Após tempera-la passe a carne nesse recipiente com os ovos;
- Em um outro recipiente deposite 2 xícaras de farinha de trigo ou farinha de pão;
- Após passar a carne no recipiente com ovos, coloque-a na farinha e vire de ambos os lados;
- Leve-a a panela já quente com o óleo e frite-a até dourar.
Como em alguns restaurantes, a carne saborosa da rolinha pode até ser servida como petisco, e usualmente ao servi-la, acabam levando um molho como acompanhante. O molho pode ser madeira, molho branco, molho tártaro ou qualquer outro de sua preferência; porém hoje vamos aprender a como fazer um fácil e saboroso molho apimentado.
Ingredientes Para O Molho Acompanhante Da Carne De Rolinha Frita:
- Duas colheres bem rasas (sopa) de creme de maionese;
- Três colheres cheias (sopa) de creme de leite fresco, de preferência natural;
- Uma colher e meia colher de (sopa) de pimenta tabasco (essa é uma pimenta geralmente considerada mais forte, quando comparada a outras e caso você prefira um sabor mais suave a pimenta biquinho é ideal para o preparo desse molho).
- Coentro e salsinha picados a gosto.
- Meia colher (chá) de orégano.
Modo De Preparo Do Molho Acompanhante Da Rolinha Frita:
- Adicione a maionese e acrescente o soro fresco de creme de leite;
- Após as ervas serem higienizadas e picadas, adicione a mistura; e por último a pimenta.
Por ser um molho que é constituído basicamente de maionese e também creme de leite, é extremamente recomendado que ele seja sempre preparado perto da hora que a carne for servida, para que esteja fresco, e conservado na geladeira por até 2 dias, no máximo.
Essa receita é muito realizada com a finalidade de tira a gosto, e com certeza vai agradar muitos dos seus convidados, que por ventura ainda não tenham experimentado a carne de rolinha frita. Pode ser servida também como acompanhamento de saladas, fritas, feijão e arroz.
Acho inapropriado esta receita. Estes animais são protegidos por lei. O abate é proibido, exceto em extrema necessidade de consumo e com autorização.