Filé ao Molho Madeira

Não é incomum que muita gente sinta prazer ao comer um delicioso prato, não é verdade? Logicamente que existem aquelas pessoas que comem apenas por “obrigação”. Só que, a esmagadora maioria tem preocupação em comer em locais conceituados e, principalmente, que possam oferecer uma grande variação em se tratando de cardápio.

Mas nem sempre nós nos preocupamos com o cardápio. Isso porque, com o início de tudo, nós tínhamos só um princípio aqui, que era do se sobreviver a todo o custo. Isso incluía, por exemplo, o fato de os nossos ancestrais caçarem os alimentos e consumi-lo, praticamente, que imediatamente. Um dos principais motivos disso era o de não atrair animais pelo cheiro do animal que foi abatido para a alimentação destes.

Depois de muito tempo é que o ser humano percebeu que não poderia mais viver dessa maneira (ou seja, nômade) viajando de região em região buscando as providências necessárias para a sobrevivência. A partir daí, ele notou que poderia ficar muito bem em apenas um lugar, desde que soubesse manejar a terra para poder cultivar os alimentos e também domesticar os animais, para que estes também fossem uma fonte de alimento.

Já que estamos falando de alimentação, venha com a gente aprender como cozinhar um delicioso “filé” ao molho madeira: aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse prato, bem como, também, formas de realiza-lo de uma forma simples e barata. Vamos lá?

A Carne Como Alimento Ao Ser Humano

Atualmente, a carne é um dos alimentos mais consumidos pelo ser humano. Mesmo com diversas campanhas de conscientização, principalmente de organizações vegetarianas e veganas, o alimento ainda não deixou a base de importância alimentar exercida sobre a dieta humana. Mas, como era de se imaginar, o consumo de carne pelos humanos já é uma coisa que vem de muito e muito tempo.

Quando os nossos ancestrais começaram a surgir, a alimentação deles era basicamente feita a partir de vegetais. Ou seja, nós literalmente “pastávamos” em busca de alimentos. Algum tempo depois, nossa espécie passou a ter apreço pelas carnes, começando a consumi-las de forma bastante frequente. Inclusive, alguns cientistas e pesquisadores acreditam que foi a partir do momento que nós conhecemos a carne é que o nosso cérebro começou, de fato, a se desenvolver e a chegar ao que é hoje.

Carne Como Alimento Ao Ser Humano

Carne Como Alimento Ao Ser Humano

Estima-se que o consumo maciço de carne por parte dos seres humanos se deu a partir de um milhão e quinhentos mil anos atrás. Com a ingestão de uma dieta composta por gordura, proteínas e ferro (com esses dois últimos elementos tendo facilidade de serem metabolizados pelo organismo), o ser humano começou a apresentar um quadro no qual o seu cérebro começou a crescer (e o seu intestino diminuir), por conta que, com um cérebro maior, a quantidade de energia necessária para deixa-lo “aceso” era bem maior do que a normalidade.

Uma outra coisa que o consumo de carne ajudou a reduzir foi no tempo médio de consumo alimentício diário dos humanos: enquanto com a dieta restrita aos vegetais nós demorávamos quase 16 horas para realizar nossas refeições, o consumo de carne fez esse tempo cair para apenas 4 horas diárias. Além de fazer ganhar tempo, a carne ajudou o corpo em busca de outros nutrientes que, às vezes, estavam em falta em relação aos outros alimentos de origem vegetal.

Os Benefícios do Consumo da Carne

Como já era de se esperar, há uma grande gama de benefícios em se consumir carne.  Vitaminas e proteínas são obtidas quando se consome a parte magra da carne vermelha e a carne branca (quando esta está sem pele), tendo como acompanhamento vitaminas como zinco, vitamina B12, Ferro, Vitamina B3, B6, B2, entre muitas outras que ajudam o nosso corpo de alguma maneira.

Malefícios

Porém, nem somente de benefícios vive o homem. O consumo de carne também pode trazer alguns problemas para a nossa saúde. Um deles (e o mais temido) é o surgimento de cancro ou, num português mais claro, câncer. Pesquisas indicam que o consumo de um alto volume de carne vermelha diariamente aumenta em 20% o risco de desenvolvimento de câncer do que pessoas que não consomem muito ou não tem a carne em sua dieta. Os tipos de câncer mais comuns nesses casos são os cânceres de reto, de intestino e de pâncreas.

Pesquisadores ingleses constataram que o consumo de mais de meio quilo de carne vermelha por dia pode causar câncer no intestino, sendo que é um dos mais agressivos que existe hoje. E, para a surpresa de muita gente, o consumo de carne (principalmente a processada) pode fazer surgir o diabetes tipo 2, um dos mais violentos existentes.

Controvérsias

No entanto, existem outras pesquisas que não indicam que há relação entre o consumo de carne com o aparecimento de câncer, mas que o não consumo regular de frutas e legumes pode contribuir para o aparecimento da doença. Outros acreditam, ainda, que não é justo colocar a carne branca nesse tipo de aviso, já que ela, em comparação com a vermelha, traz muito mais benefícios ao consumidor.

Seja como for, um aviso que sempre é dado em relação aos alimentos: o consumo exagerado, até mesmo daquilo que pode fazer bem ao nosso organismo, é prejudicial a ele.

Como uma forma de desmistificar algumas coisas, o ser humano não é carnívoro: ele é omnívoro, já que consegue se alimentar tanto de carne quanto de vegetais. Animais como o leão podem se encaixar como “carnívoros”, pois a sua dieta principal está ligada de fato ao consumo de carne de diversas presas.

Receita de Filé ao Molho Madeira

Filé ao Molho Madeira

Filé ao Molho Madeira

Para poder preparar o filé ao molho madeira, será preciso de um quilo de bife de filé mignon, duas colheres de sopa de tempero Grill, um pacote de molho madeira e manteiga que possa ser usado como fritura.

Reunido os ingredientes, os bifes deverão ser temperados usando o tempero Gril, deixando com que descansem por aproximadamente 10 minutos. Enquanto isso, pegue uma frigideira funda, coloque a manteiga e assim frite os bifes, até que o ponto desejado por você seja alcançado. Assim que eles chegarem ao ponto, forre uma forma com papel alumínio e disponha os bifes, como uma maneira de deixa-lo aquecido. Feito isso, coloque em um forno que esteja morno. Depois, prepare o molho madeira seguindo as instruções da embalagem. Logo depois de pronto, pegue os bifes e os regue com o molho. Pronto! Pode servir ate seis pessoas. Bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • fiz a receita do peixe. é otima recomendo para as pessoas que gostam de peixe muito boa mesmo.

    anselmo 16 de setembro de 2011 19:20
  • file de carne tbm otimo ao molho madeira recomendo.

    anselmo 16 de setembro de 2011 19:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *