Carne de Porco Vs Saúde
O consumo da carne de porco, sempre foi muito discriminada, por contaminações, doenças e riscos que podem trazer a saúde, das mais famosas a cisticercose. Seu consumo foi proibitiva mesmo no velho testamento na bíblia sagrada cristã. Mas hoje, tal tipo de proteína está crescendo no mercado e tomando seu lugar ao sol. A carne passou por melhoramentos genéticos, cruzamento controlado e se processo de higienização e controle é altamente averiguado e controlado para que ofereça a qualidade pertinente ao consumidor final.
É sempre muito recomendado verificar a procedência de todos os tipos de carne que são consumidas, de carne branca a carne vermelha. Já que ocorrem situações onde animais são abatidos de forma clandestina, deixando a desejar a qualidade e procedência confiável, pela nutrição do animal e cuidados em questão de higiene e saúde do animal ( precaução quanto a doenças que podem ser passadas quando há o consumo humano).
No quesito alimentação, um dos pontos que mudou fortemente na criação dos suínos, foi tratamento e cuidado com a dieta. Antes estes eram alimentados com lavagem e restos de comida, hoje em dia existem rações especiais, que além de equilibrar os processos orgânicos internos do animal ainda acompanham micronutrientes que atuam na antioxidação e no recolhimento de toxinas no corpo destes.
Hoje esta carne é indicada por nutricionistas, sendo uma ótima opção de carne vermelha. Está classificação, se pararmos para analisar é um pouco curiosa, já que a carne de porco não possui uma coloração tão avermelhada como a carne bovina, porém, apesar de apresentar menor quantidade de hemoglobina da carne de boi, em relação a dieta humana, ainda apresenta um nível consideravelmente alto.
Apesar de muita coisa ter sido modificada, em termos de cuidado, tratamento e higienização, a crença popular contra a carne de porco ainda é resistente, para religiosos ou não, ainda as pessoas têm a crença de que esta carne possui altos índices de colesterol e gorduras ruins. É verdade que em dados cortes da carne possuem muita gordura, porém muitos médicos estão indicando a utilização da gordura de porco para ser utilizada na base da culinária, ao invés de margarina e óleos que possuem ingredientes contaminados, transgênicos. Podemos até mesmo fazer uma analogia com a comida de terreiro, das nossas avós, que colocavam a carne de porco imersa em sua própria gordura e a utilizava na alimentação.
Quanto ao fígado de porco, suas propriedades variam, é rico em fósforo, vitamina k,vitamina B12, vitamina B9, vitamina B7, vitamina B6, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B2, vitamina A, zinco e ferro. É um alimento indicado para utilização no auxilio de tratamento ou mesmo para prevenir anemia, e muito recomentado para praticantes de esporte, já que possui altos índices de minerais. Auxilia no crescimento, beneficia o organismo em sua defesa e cicatrização de machucados. Colabora na manutenção dos ossos, dentes e peles saudáveis e ainda pode ajudar os processos que ocorrem no cérebro.
Após uma breve descrição sobre as lendas e benefícios da carne de porco como um todo, vamos as receitas realizadas com fígado de porco salgado. Separamos uma receitinha super abrasileirada para você desfrutar, o famoso fígado suíno acebolado, que também, alternativamente pode ser feito com fígado de boi.
Tirinhas de Fígado Acebolado
- Porção: 2 Pessoas
- Tempo de Preparo: 30 minutos
- Nível: Fácil
Ingredientes
- 4 bifes de fígado
- ½ limão
- 5 dentes de alho amassados
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 3 cebolas médias cortadas em rodelas
- 1 colher de sopa de oleo para fritar
Modo de Preparo
- Corte os bifes de fígado em tiras.
- Tempere-os com os alhos amassados, o suco do meio limão, sal e pimenta do reino.
- Corte as cebolas em rodelas.
- Numa panela coloque o óleo e antes mesmo de esperar que a panela esquente, entre com as cebolas e espera até que murchem.
- Após dar o ponto necessário das cebolas, entre com as tiras de bife já temperada e frite até dar o ponto e sirva.
Dicas
- Se for de seu gosto, adicione tomates cerejas ao final da preparação e finalize com queijo parmesão ralado.
- É importante se atentar ao ponto da carne, caso passe, pode amargar por conta do queimando.