A Carne de Ovelha
Muito consumida no Rio Grande do Sul e regiões próximas no sul do país é também conhecida como carne de carneiro. Preparada após a retirada do couro como churrasco, sendo assada e defumada em churrasqueiras especiais e temperaturas mais elevadas, ela é considerada a preferida pelos gaúchos em todo o Brasil, e já vem aperfeiçoada em outras regiões, com a inserção de ingredientes diferenciados. A diversidade de pratos que utilizam da carne de ovelha ou carneiro é realmente absurda atualmente, são as mais criativas receitas que deixam os pratos ainda mais saborosos e com um aroma irresistível. Podem-se observar os exemplos clássicos, como: pernil de ovelha assada, strognoff de ovelha, e outros assados como a sua paleta, que se torna tradicionalmente o mais consumido e requintado prato de ovelha. A carne provida de muita proteína e cálcio não é muito indicada para crianças de idade inferior a 6 anos, pois sua gordura é evidentemente forte e visível. Contudo pratos de finais de semana ou mesmo em ocasiões como festas de final de ano, a ovelha assada garante bom gosto e uma excelente combinação juntamente com arroz branco, farofa e saladas de folha.
Modo de Preparo Simples
Para o preparo simples de uma paleta de ovelha em forno doméstico são importantes algumas dicas, que evidenciam o seu sabor posteriormente em melhor qualidade. Assim o mais indicado é que se tempere o pedaço de carne muito bem, com condimentos a base de ervas, como alecrim, alho, sal, pimenta do reino a gosto e também folhas de louro. É imprescindível deixar que o tempero aja na carne com alguns furos por quase 24 horas, conservando- a na geladeira.
Após a finalização do tempero, a carne deve ser levada ao forno por aproximadamente 50 minutos até dourar bem, em casos de melhores resultados o mais indicado é envolver a mesma com papel alumínio, para também um cozimento prévio. Por fim, as dicas com acompanhamentos devem-se principalmente a utilização de mandiocas cozidas com pimentão ou mesmo o salpicar com queijo parmesão, ao lado de arroz branco e salada de tomate.
A Arate de Fazer Churrasco
A carne de ovelha mesmo sendo feita ensopada, frita, não é tradicionalmente requisitada quanto o churrasco, ou seja, prato servido assado e as vezes até mesmo defumado. A arte de fazer churrasco é ainda patrimônio dos gaúchos do país, que dão as dicas exatas para se obter carne de ovelha ou carneiro extremamente deliciosa e de forma prática. O churrasco então é feito a partir de uma fogueira planejada no chão com tijolos e carvão, atividade ainda primária, contudo a mais correta de ser assar qualquer tipo de carne. Já que assar significa expor a carne rapidamente a temperaturas corretas para cada tipo, sem a necessidade de equipamentos tão luxuosos ou mesmo churrasqueiras mais sofisticadas, é possível apreciar a ovelha assada em sua própria casa, em união da família e amigos, preparando-a de acordo com sua preferência e todo o requinte brasileiro.
Por: Patrícia Contiero