A carne de codorna vêm sendo muito consumida no mercado de comercialização de alimentos nos últimos tempos. Isso acontece porque apesar da mesma ser consumida por algumas pessoas, hoje em dia esse é um alimento que está sendo aos poucos inserido no cardápio de vários restaurantes e bares ao redor do muno. No Brasil, essa não é uma cultura tão forte, mas é possível encontrar no cardápio de alguns comércios certos tipos de alimentos que apresentam esse tipo de carne, como prato principal, e até mesmo certos tipos de acompanhamentos, fazendo então com que a população comece a ver com outros olhos o processo de se consumir esse tipo de alimento.
A codorna é uma ave muito pequena e que pode ser considerada semelhante a perdiz, um outro tipo de ave que é mais consumida no território brasileiro. É um tipo de carne que apresenta um baixo percentual de gordura, e isso poder considerado um ponto positivo para a mesma, já que é muito melhor para certos tipos de pessoas que apresentam certos tipos de resistência contra o consumo de carnes que são consideradas mais gordurosas, ou até mesmo as pessoas que estão em processo de emagrecimento.
As codornas podem também ser consideradas selvagens, ou seja, aves que são naturalmente caçadoras de seus alimentos. Esses tipos de aves são proibidas por lei de serem caçadas. As codornas que são consideradas próprias para o consumo são chamadas de codornas domésticas, e geralmente são vendidas em feiras, ou até mesmo em granjas que são voltadas profissionalmente para o consumo.
As codornas domésticas são consideradas em relação as codornas selvagens bem menores, mas em compensação, o sabor de sua carne é bem mais saboroso do que a outra. A carne de codorna doméstica pode ser preparada de diversas maneiras diferentes, como assada, cozida ou frita.
Uma das principais receitas de codornas que acabam sendo encontradas em restaurantes e bares acabam sendo as porções da carne frita, e em alguns outros casos, é possível encontrar a carne recheada com diversos tipos de legumes, carnes, e até mesmo shitake, um tipo de cogumelo.
Apesar de a maioria dos lugares do mundo acabarem consumindo mais carnes de frango e peru em alguns casos, a codorna aos poucos acaba ganhando seu espaço no mundo da culinária, e você pode tentar reproduzir diversos tipos de receitas em sua própria casa.
Uma das maiores facilidade de se trabalhar com esse tipo de carne, é que a carne de codorna muito se assemelha a carne de frangos convencionais, facilitando muito o seu processo de tempero e cozimento, já que o conhecimento prévio do preparo da mesma estará na maioria das vezes assimilado para diversas pessoas.
Muitas pessoas não estão acostumadas com o processo de consumo desse tipo de carne, mas os ovos da mesma são consumidos por diversas pessoas como aperitivos e acompanhamento em diversas receitas, como arroz de forno.
Além disso, a carne dessa ave é muito saborosa, então você pode tentar sem medo reproduzir diversas receitas que levam essa carne como parte do acompanhamento ou até mesmo como prato principal, e assim surpreender diversos de seus familiares, convidados e amigos.
Para se ter uma ideia de como a carne de codorna aos poucos vem ganhando seu espaço, uma das famílias consideradas mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro e que atua diretamente no ramo da gastronomia utilizaram a carne dessa ave para ser o prato principal de uma de suas festas ao final do ano.
Receita De Codorna Recheada Com Bacon
Vamos dar início então ao preparo dessa deliciosa. Para isso, vamos primeiramente aprender quais são os ingredientes necessários para que o recheio dessa carne possa ser preparado de uma forma correta e que ao final do processo, tudo saia como esperado, e, também como preparar os ingredientes para marinar a carne.
Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Codorna Recheada
Os ingredientes que serão utilizados no processo de preparo dessa receita servirão também para que a carne possa ser marinada.
- Dois dentes de alho já triturados
- Ervas de sua preferência, como por exemplo, orégano, manjericão e pimenta do reino
- Cebolinha verde
- Duzentos mililitros de vinho tinto
- Meio limão
- Sal a gosto
Ingredientes Para O Preparo Do Recheio Da Receita De Codorna Recheada
- Duas xícaras completas de queijo muçarela, já ralado
- Um quarto de queijo ricota
- Você também pode repetir os mesmos ingredientes de ervas utilizados para marinar a carne de codorna
- Três colheres de chá completa de requeijão ou cream cheese
- Duzentas gramas
A quantidade de carne de codorna que você utilizará nessa receita pode variar muito. Para efeito quantitativo você pode optar por utilizar cerca de seis ou sete codornas.
Modo De Preparo Da Receita De Codorna Recheada Com Bacon
Junte todas as seis carnes de codornas e com os ingredientes utilizados para marina a mesma, deixe que a carne descanse por cerca de seis a oito horas, ou até mesmo de um dia para o outro. Esse é uma parte muito parte importante, já que a carne utilizada ficará cada vez mais saborosa se o processo de marinhagem for realizado de forma mais fácil.
Prepare em seguida o recheio que será utilizado nessa receita. Essa parte do processo é muito fácil, você deve então misturar todos os ingredientes; o bacon anteriormente pode ser levemente levado ao fogo, apenas para que o mesmo fique um pouco mais saboroso. Após isso, misture o bacon com os demais ingredientes.
O recheio deverá ser disposto na parte interior da carne de codorna. Para isso, você deve apenas realizar um corte na parte do tendão da mesma. Para evitar que ao longo do processo de cozimento da mesma o recheio acabe escapando, você pode cruzar as pernas da ave para que isso não aconteça.
Em uma panela acrescente óleo e então leve as carnes até a mesma para que elas possam ser devidamente fritas. Após esse processo, a carne de codorna ainda deve ser levada ao forno para que o processo de cozimento seja finalizado de forma correta. O tempo que ela deve ficar no forno é aproximadamente dezessete minutos, e uma temperatura não tão alta.
Outra Receita:
Vamos então aprender uma receita que pode apresentar certas variedades no recheio da última receita que aprendemos anteriormente.
Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Codorna Recheada Com Bacon
- Cerca de sete ou oito codornas inteiras
- Cem gramas de acém moído
- Quatrocentas gramas de bacon picado
- Uma pequena quantidade de farinha de rosca
- Duas folhas de louro
- Ervas de sua preferência, como pimenta do reino, manjericão
- Azeitonas picadas
- Sal a gosto
- Alho picado
- Cebola picada ou em rodelas
- Cebolinha ou salsinha
Modo De Preparo Da Receita De Codorna Assada Com Bacon
O primeiro passo para o processo de construção dessa receita será realizar a limpeza das carnes de codorna. Para isso você pode seguir os mesmos passos que são utilizados no processo de limpeza de outras aves, como por exemplo, o frango.
Esfregue uma pequena quantidade de sal nas carnes, e logo após leve-as para um recipiente onde você poderá acrescentar os demais ingredientes como por exemplo as ervas, o sal, a pimenta, cebola, alho e as azeitonas. Deixe a carne descansar com esses ingredientes por cerca de oito horas.
O próximo passo da construção dessa receita será o preparo da farofa. Para isso você primeiramente irá precisar fritar o bacon, que já deve estar picado. Após fritar o bacon adicione o acém já moído na panela e cozinhe por pouco tempo, juntamente com bacon. Esse processo é muito importante, já que fará com que o sabor do recheio fique ainda mais saboroso.
Após esse processo, e o tempo necessário para que a carne fique devidamente temperada, você deve rechear as codornas com a farofa. Após esse processo, leve as carnes até uma forma e com um pouco de óleo regue a mesma.
Uma dica muito importante nesse momento, é que na parte do peito da ave poderá ser fixado um pequeno pedaço de bacon.
Existem diversos tipos de acompanhamentos que podem ser servidos com esse tipo de carne, como arroz, polenta, entre outros.
Caso essa não seja sua opção, a carne de codorna recheada com bacon poderá ser devidamente servida como o prato principal.
Bom apetite!