Não há quem more no Brasil ou tenha passado por aqui que não tenha se encantado com a linguiça que aqui é produzida. Claro que essa iguaria não é privilégio de nossa culinária, pois há linguiças em todos os cantos mundo, mas cada uma carrega uma peculiaridade.
Em nosso país, as mais famosas são aquelas de porco e a mista, que leva parte da carne de boi e outra de porco, mas o que faz diferença de verdade é o tempero empregado, que pode levar alho, sal, pimenta do reino, pimenta dedo de moça, açafrão, colorau e ainda muitos outros. Sem mencionar que há uma especial, a Linguiça Cuiabana, que além dos ingredientes triviais ainda é composta de recheios diferenciados como tomate seco, azeitona, queijo, e até mesmo leite, conferindo a ela um sabor inconfundível.
Mas as linguiças convencionais têm o formato mais grosso, e há outras que são fininhas e caem logo nas graças daqueles que a preferem para compor os mais variados pratos, inclusive para as crianças, que têm especial predileção pela “linguiça fininha”, sucesso total nos churrascos por aí!
E como todos gostam de linguiça, resolvemos deixar aqui algumas receitas legais e práticas que podem ser usadas no dia a dia e fazer a festa de quem pretende ter um prato diferente e saboroso, mas sem ter que perder muito tempo com ele. No caso, vamos ensinar receitas à base de linguiça fininha. Aproveitem!
Receita 01 – Escondidinho de Linguiça
Ingredientes
- ½ kg de batata inglesa, daquelas comuns que encontramos em qualquer quitanda ou supermercado
- 02 colheres de sopa de creme de leite sem o soro
- 01 colher de sopa de requeijão cremoso, daqueles de copo que estamos acostumados a ter em casa
- 01 colher de sopa de queijo parmesão ralado
- 02 colheres de sopa de margarina
- 01 xícara de leite
- Sal a gosto
- ½ xícara de chá de cebola picada
- ½ xícara de chá de cheiro verde (salsinha e cebolinha)
- 300 gramas de linguiça fina
- 02 dentes de alho amassado
- 01 colher de sopa de óleo
- 01 tomate grande picado
- 200 gramas de mussarela ralada
Modo de Preparo
Fazendo o Purê
Primeiro você deve lavar as batatas e cozinhar até que fiquem bem macias. Enquanto ainda estiverem quentes, retire a casca e esprema num espremedor, mas caso não tenha em casa, amasse muito bem com um garfo.
Numa panela média coloque a margarina, e quando estiver derretendo junte a batata amassada. Mexa um pouco, acrescente o leite devagar, acerte o sal, deixe encorpar. Assim que estiver bom, desligue o fogo e junte o queijo ralado, o creme de leite e o requeijão. Reserve.
Preparando a Linguiça
Em outra panela ponha a colher de sopa de óleo e junte a linguiça picada em rodelas. Para facilitar, afervente um pouco, assim o corte será melhor. Deixe que a linguiça frite um pouco e logo acrescente o alho, a cebola e deixe refogar. Assim que estiver tudo bem refogado, junte o tomate picado e deixe tomar gosto.
Se quiser coloque um pouco de sal. Depois finalize com o cheiro verde.
Montagem
Num refratário coloque a linguiça refogada e, por cima, coloque o purê já pronto. Por cima de tudo ponha a mussarela ralada. Leve ao forno quente por aproximadamente 20 minutos, ou seja, até que o queijo derreta e fique gratinado.
Está pronto seu escondidinho, acompanhamento perfeito para um arroz branco e uma salada verde.
Receita 02 – Macarrão com Linguiça Fina
Ingredientes
- 500 gramas de macarrão espaguete
- 500 gramas de linguiça fininha, que pode ser fresca ou defumada
- 01 kg de tomate picado, sem semente
- ½ xícara de chá de cebola picada
- 02 dentes de alho amassados
- ½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
- 01 colher de sopa de colorau
- Sal, pimenta e orégano a gosto
- 03 colheres de sopa de creme de leite
- Queijo ralado a gosto
- 02 colheres de sopa de óleo
Modo de Fazer
Numa panela grande coloque água para ferver, uma pitada de sal e um fio de óleo. Assim que a mesma estiver fervendo, ponha o macarrão para cozinhar, o deverá demorar em média uns 15 minutos, dependendo da espessura do macarrão usado. Mexa bem o macarrão para que um fio não fique grudado ao outro enquanto cozinha.
Enquanto o macarrão cozinha, numa panela de tamanho médio coloque o óleo e a linguiça picada e aguarde até que frite um pouco. Depois acrescente a cebola picada e o alho e aguarde refogar.
Quando a cebola murchar por completo junte o tomate picado, o colorau e abaixe o fogo, para que o tomate possa incorporar aos demais ingredientes e o molho engrosse um pouco. Acerte o sal e acrescente a pimenta e o orégano a gosto.
Neste meio tempo o macarrão já cozinhou. Escorra-o num escorredor próprio e deixe reservado.
Se observar que o tomate do molho junta pouca água, coloque um pouco e vá juntando sempre que for necessário.
Depois que o molho estiver pronto, e a textura estiver do seu gosto, mas grossa ou mais rala, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Ele ajuda a dar um sabor suave ao molho, retirando um pouco da acidez do tomate. Caso queira um molho mais vermelho pode juntar uma lata de extrato de tomate e ainda uma colher de sopa de açúcar, fica ao seu critério.
Numa vasilha grande, que pode ser um refratário, coloque o macarrão e vá aos poucos acrescentando o molho e mexendo, para que os dois se misturem bem.
Assim que estiver tudo bem misturado, salpique o queijo ralado por cima, ou, se preferir, deixe que seus convidados o façam.
Dicas:
Esse macarrão fica uma delícia e serve muito bem 04 pessoas. Para acompanhar, nada melhor que um vinho tinto e algumas fatias de pão. Além de ser um prato barato, é também bem prático e pode ser servido em qualquer refeição, tanto no almoço quanto no jantar.
Aproveite e faça variações, acrescente ervilha, azeitonas e ao invés de parmesão ralado, opte pela mussarela ralada, que derrete em contato com o macarrão quente. Certamente esse prato será um dos preferidos da família. Aproveite!