Rosbife com Molho de Cebola

Em relação a cozinhar, o sentimento expresso por esse tipo de atividade não é uma unanimidade: muita gente odeia, ao mesmo nível que muita gente ama. Porém, o consenso vem logo a seguir: degustar uma boa comida é a vontade de todo mundo, não é mesmo?

A industrialização chegou forte no mundo a partir de 1950: diversos produtos (alimentícios e de outros gêneros) começaram a pipocar nos comércios. A praticidade é o que levava muita gente a comprar diversos tipos de alimentos processados. Quem é que não gostaria de saborear uma deliciosa lasanha apenas colocando-a no forno para assar? Pois é.

Só que, de uns anos para cá, diversos alertas emitidos por cientistas mostram que a comida processada não é um amigo da boa saúde. Isso se dá, basicamente, por conta da grande presença de diversos químicos que, em outras palavras, podem causar diversos tipos de problemas de saúde em quem consome regularmente tais alimentos. Ou seja, é uma verdadeira tentação não termos nenhum tipo de trabalho para poder confeccionar algum alimento, porém, temos que nos atentar em relação a isso e dosar esse tipo de alimentação em nosso organismo.

Por conta disso, a arte de cozinhar refloresceu entre as pessoas, principalmente aquelas nas quais se emprega os chamados alimentos orgânicos, que não têm a adição de agrotóxicos, que causam um risco incalculável para o organismo, como o aparecimento de cânceres. Aliado com a cozinha caseira, a chance de que o seu corpo seja bombardeado com vitaminas, minerais e outros elementos indispensáveis para a saúde é muito grande.

E, no nosso artigo de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre um dos alimentos preferidos de muita gente: a carne! Além disso, irá aprender uma deliciosa receita de Rosbife com Molho de Cebola. Vamos lá?

A Carne

Não é novidade para ninguém que a carne está presente em nossa alimentação. Isso provém desde o início do consumo de carne pelos nossos ancestrais, que antes tinham uma dieta estritamente voltada para o consumo de vegetais, assim como os animais herbívoros. Com a evolução do organismo, que passou a processar a quebra de enzimas mais complexas (como a que existe na carne), o ser humano começou a ter outras fontes de alimentação.

Alguns cientistas dizem que foi a partir do momento que o ser humano começou a adicionar a carne em sua dieta foi que ele pôde evoluir ainda mais, com a ingestão de minerais e vitaminas bastante interessantes que ajudaram no desenvolvimento do nosso cérebro, permitindo que ele pudesse criar ainda mais possibilidades e dar a o ser humano uma maior capacidade de racionalizar-se.

Rosbife

Rosbife

E, então, o consumo de carne se mantém até hoje, juntamente com o consumo de alimentos vegetais. Nutricionistas e outros profissionais de saúde argumentam que o consumo de carne de uma forma bastante equilibrada em conluio com outros alimentos (verduras, legumes e frutas) podem garantir força e saúde, contribuindo para evitar o aparecimento de doenças e outros males que possam afetar o organismo, como uma deficiência de minerais e vitaminas, como é o caso do ferro, que está presente na carne e em cerais como o feijão que, quando em falta no organismo, pode causar diversos problemas, como é o caso da anemia, que é a deficiência de ferro no sangue, podendo causar diversos problemas de saúde maiores a quem estiver doente.

Cuidados

Embora o consumo de carne seja incentivado por diversos nutricionistas, é preciso ter cautela em relação à quantidade que se é consumida. Pense que tudo que é consumido em excesso não acaba sendo uma boa. Nesse sentido, o que se recomenda é que o consumo de carne seja equilibrado durante a semana, sem a necessidade de se ingerir carne todos os dias.

Caso você tenha necessidade de comer carne diariamente, invista, então, em porções menores ou em carnes que sejam mais magras: as carnes brancas, provindas de aves, são as mais saudáveis e que sempre são recomendadas pelos nutricionistas.

Isso se dá por conta de pesquisas que indicam que a carne vermelha, que é o caso da carne de porco e a carne bovina, quando consumidas com exagero, podem levar o organismo ao desenvolvimento de doenças cardíacas e também aumentar a incidência de cânceres diversos no corpo, principalmente no trato digestivo.

O Movimento Vegetariano e o Movimento Vegano

Outra coisa que também vem fazendo cada vez mais parte do cotidiano são os inúmeros protestos em relação aos movimentos vegetarianos e veganos que pregam, em uníssono, o fim do consumo de carne pelos seres humanos. O pilar desses movimentos é o combate ao maltrato e a crueldade animal, a fim de reorientar a dieta humana, excluindo proteínas de origem animal. Essas causas ganharam grande destaque nos últimos tempos, com diversas celebridades brasileiras e internacionais em militância por esse movimento. No Brasil, Xuxa, a rainha dos baixinhos, é uma das maiores expoentes do movimento vegano.

O Rosbife com Molho de Cebola

Para poder preparar essa deliciosa receita de rosbife com molho de cebola você vai precisar de um quilo de filé de bife, uma lata de creme de leite, um vidro de cebola em pó, cinquenta gramas de manteiga (ou, se preferir, óleo), uma pitada de açúcar e, por fim, sal e pimenta a gosto.

Depois de reunir todos esses ingredientes, é hora de colocar as mãos na massa: pegue os filés e os tempere com o sal e a pimenta. É importante que essa etapa seja feita um dia antes do preparo da receita. Depois de passado esse período, é hora de cozinhar: frite os bifes na manteiga, juntamente com uma pitada de açúcar, com a intenção de que o bife fique com uma cor bem dourada. Depois que passar por esse processo, pegue os bifes e coloque em uma forma, colocando em seguida no forno para que os bifes possam assar por até trinta minutos.

Rosbife com Molho de Cebola

Rosbife com Molho de Cebola

Na panela que o bife foi frito anteriormente, coloque a cebola em pó, misturando-a muito bem com a gordura. Logo em seguida, pegue o creme de leite e coloque na panela junto com a gordura e a cebola. Depois de passado os trinta minutos de forno, pegue os rosbifes e os corte, colocando, por fim, o molho preparado com a cebola, o creme de leite e a gordura. Essa receita serve de 8 a 10 pessoas. Aproveite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *