Existe uma infinidade em receitas que envolve todos os ingredientes possíveis, é uma dimensão muito grande. Algumas delas são parecidas, outras são exclusivas, mas cada pessoa tem o seu prato preferido e a sua receita de família. São poucos os que gostam de passar adiante suas receitas, outros até passam, mas sempre faltando algo que torna o prato muito mais especial.
Engano de todos que preservam suas receitas, cada pessoa que cozinha tem a sua química, ela poderá executar um prato da maneira que outra pessoa ao seu lado esteja preparando e as duas poderão fazer tudo igualzinho, com certeza os sabores na finalização dos pratos estarão completamente diferenciados, não é falta de nenhum ingrediente, mas sim a química. É muito bom poder ter várias receitas, mas o bom mesmo é poder dar um toque seu em cada uma delas, podendo até dar uma modificada em alguns pertences, a base do prato não será transformada, mas alguns detalhes sim, podendo até melhorar ainda mais o prato de acordo com seus costumes, piorar jamais. Se o prato é bom e se seguir à risca tudo que a receita indica, só mudando alguns temperos ou alguma coisa na forma de realizá-lo, muito menos deixará de ser saboroso. Um exemplo típico é o steak a tirolesa
Steak a Tirolesa
Ingredientes
- 1 kg de filé;
- 1 colher (sopa) de alecrim;
- 4 dentes de alho (triturado e frito);
- 1 copo de vinho tinto;
- Sal e pimenta a gosto;
- 1 colher (sobremesa) de orégano;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 100 gramas de cogumelos;
- 150 ml de molho madeira para guarnição;
- 100 gramas de arroz;
- 200 gramas de cebola grande;
- 1 garrafa pequena de cerveja;
- 1 tablete de caldo de carne;
- 100 ml de óleo;
- 3 ovos.
Modo de Preparo
1º. Passo
Cortar os filés em mais ou menos 100 g cada filé, dê uma batidas acomodando-os de forma que fiquem meio que arredondados e tempere-os.
2º. Passo
Passe os filés na farinha de trigo e saltei-os na manteiga, acrescente os cogumelos, o molho madeira e o vinho.
3º. Passo
Após saltear os filés, com a sobra do molho na mesma panela acrescente o arroz e dele faça um risoto.
4º. Passo
Corte as cebolas em rodelas.
5º. Passo
Faça um creme com a farinha de trigo, a cerveja, o ovo, sal a gosto e bata tudo no liquidificador.
6º. Passo
Passe as cebolas no creme e frite-as.
7º. Passo
- Coloque o filé no prato, de um lado o risoto e do outro lado as cebolas a tirolesa.
- Você ainda poderá modificar a forma de fazer os filés, executando-os da mesma maneira que fez com as cebolas, passando-os no creme e fritando-os, para obter o molho para o risoto. Poderá fazê-lo sem que coloque os filés, coloque então no lugar dos filés 2 caldos de carne e terá um belo molho para o risoto, assim as cebolas e os filés ficarão a tirolesa.