Bombom de Uva Com Leite Ninho

Cozinhar é muito mais do que um ato de amor para si próprio: é uma forma mágica de transformar diversos ingredientes que, em alguns casos, não tem um gosto muito palatável, em uma receita que enche a boca e os olhos. Muita gente tem preferências por alimentos salgados, enquanto outras tem uma queda pelos alimentos mais adocicados. Porém, a certeza é uma só: todos gostam é de comida boa. Quando fazemos uma refeição bem saborosa, ficamos satisfeitos basicamente pelo dia todo.

Imagine que você está em um aniversário agora: é bastante provável que já tenha percebido as guloseimas presentes na festa: os doces, salgados, etc. Mas o principal ainda está por vir e enche os olhos de muita gente: é o caso do bolo.

Só que não é só ele quem faz sucesso nessas festas: quem nunca pegou docinhos da mesa antes que o parabéns fosse cantado? Pois é. Muita gente já fez isso, e não tem como não fazer as vezes: os docinhos são tão bem posicionados que chamam a atenção de quem os vê. Mas, e se você aprendesse uma receita de um docinho diferente e que também chama a atenção de quem passa? Aqui, vamos ensinar você a preparar um delicioso bombom de uva com leite ninho, para que você ou sirva para os amigos em uma reunião informal ou, em um caso mais específico, o faça para um aniversário. Vamos lá?

A Uva

Antes de irmos para a receita, precisamos falar do ingrediente principal deste: a uva. É uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, tanto de forma direta quanto indireta. A planta que origina a fruta é conhecida como parreira, sendo mais cultivada em locais com um clima mais temperado. No Brasil, para se ter uma ideia, o cultivo em massa é feito na região Sul, embora ela possa ser encontrada praticamente em todo o território. Não é à toa também que é a região na qual se produz os melhores vinhos brasileiros.

Não se sabe, ao certo, qual é a originalidade da uva. Alguns historiadores acreditam que a fruta já era conhecida no antigo Egito; outras afirmam que, de acordo com análise bíblica, a Uva já era de conhecimento dos hebreus, tendo Noé salvado algumas sementes durante o Dilúvio e os plantado assim que pisou em terra firma depois da tormenta. O vinho também já era produzido nessas épocas, com o processo de fermentação natural e alcoólica da própria fruta.

Por falar na bebida, este é o principal produto que é obtido a partir da fruta: é uma das bebidas alcóolicas mais antigas do planeta, tendo aparecido inclusive na Bíblia como uma das bebidas preferidas do povo naquela época. É envolvida, também, na história onde Jesus Cristo, filho de Deus, transformou diversas talhas de barro cheias de água, em vinhos, para uma festa de casamento onde  a bebida estava em falta. É conhecido, portanto, com o primeiro milagre operado pelo messias.

Preço

O preço médio da uva no Brasil (rosada) está em torno de 5 reais, não estando, portanto, muito cara. Porém, a uva verde tem preço médio de 10 reais, o que já se torna uma fruta um pouco mais cara e com consumo mais limitado justamente por isso, já que, com esse valor, é possível comprar outras frutas mais baratas.

Benefícios

Benefícios da Uva

Benefícios da Uva

Os benefícios para quem consome a fruta são diversos: ela é uma ótima fonte de energia para o organismo, bem como, também, contém diversas vitaminas (como a vitamina C, as vitaminas do complexo B, sais minerais diversos (cálcio, ferro e potássio), entre muitos outros. Uma outra coisa boa, principalmente para aquelas pessoas que têm muito medo de envelhecer é a presença de antioxidantes na fruta, principalmente as mais escuras. A uva rosada (basicamente, em sua casca) possuí uma substância que age como protetora cardíaca: ela ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, ajudando também no controle de coagulação do sangue, evitando problemas maiores como tromboses.

Segundo os médicos, o consumo ideal de uva se equivale a 10 unidades destas ou, também, 200 ml do suco da fruta por dia, para que os benefícios nutricionais sejam garantidos. Um porém é que a restrição de consumo é limitada para os sucos de uva do tipo integral, por terem um valor calórico muito alto, bem como, também, o vinho, já que este apresenta um teor alcoólico  que pode ser prejudicial para algumas pessoas.

Os médicos ainda dizem que, se a pessoa tiver alguma intolerância ao consumo da uva pode optar, então, pelo consumo de frutas vermelhas (preferencialmente, em forma de suco) de framboesa, morango, cereja, amora, entre outros, pois essas frutas contém propriedades vitamínicas parecidas com a da uva (principalmente os antioxidantes).

Bombom de Uva Com Leite Ninho

Para poder preparar um delicioso bombom de uva com leite ninho você vai precisar de uma lata de leite condensado, uma colher de chá de manteiga (ou margarina se preferir),  açúcar cristal (ou leite em pó) para decoração, três colheres de sopa (bem cheia) de leite em pó, e, logicamente, 20 uvas verdes.

Depois que esses ingredientes foram reunidos, o primeiro passo é colocar o leite condensado em uma panela, juntamente com a manteiga e colocar ao fogo, mexendo até que comece a ferver e a desgrudar da panela. Se você preferir, pode fazer esse processo no micro-ondas, colocando os dois ingredientes num pote próprio para ir a esse tipo de forno por dois minutos. A partir desse momento, coloque de um em um minuto, parando para poder mexer até que a mistura chegue, enfim, ao ponto.

Assim que o ponto for atingido, coloque o leite em pó no brigadeiro (tirando a mistura do fogo, logicamente), misturando até que tudo fique homogêneo. Feito isso, reserve.

Depois que você notar que o brigadeiro, enfim, pegou o ponto, pegue as uvas (já limpas anteriormente) e as envolva em um pouco de brigadeiro, moldando-a até que ela fica envolvida por completo. E, logo depois disso, você escolhe se decide empanar o bombom com leite em pó ou açúcar cristal. Bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *